A altura de pessoas com essa condição não ultrapassa os 1,45 metro, para homens, e 1,40 metro, para mulheres. No Brasil, o nanismo foi reconhecido como uma deficiência em 2004, por meio do Decreto 5.294/04. Com a norma, foram garantidos diversos direitos a essas pessoas para sua inclusão e acessibilidade.
A altura de 1,40 m em uma mulher adulta é abaixo do percentil 3 da curva de crescimento, o que define a baixa estatura, entretanto a realização radiografias são necessárias para confirmar o nanismo. Na dúvida retorne ao seu médico geneticista para elucidação desta e de outras dúvidas relativas à sua filha.
O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) utiliza um referencial de que homens abaixo de 145 cm e mulheres abaixo de 140 cm precisam de adaptações nos veículos. Sendo assim, essa faixa de estatura ou inferior é considerada como deficiência.
No caso do nanismo – conhecido de forma pejorativa como “anão” – a estatura está abaixo do percentil 03 para a idade, ou seja: a criança ou o indivíduo estaria entre as três menores de 100 indivíduos na média.
Você já se perguntou qual a média de altura dos homens e das mulheres no Brasil? Segundo uma pesquisa publicada na revista científica eLife, a média de altura dos homens brasileiros, em 2014, era de 1,73m. Já a média das mulheres é de 1,60m.
– cifose e lordose (problemas de curvatura na coluna vertebral) acentuadas; – deslocamento da mandíbula para a frente; – desalinhamento dos dentes; – demora para começar a caminhar, o que pode ocorrer entre os 18 e os 24 meses de idade.
No Brasil, os homens nascidos em 1996 têm uma estatura média de 1,73 m, o que representa um aumento de 10 cm em relação aos brasileiros nascidos no século anterior. As mulheres, que antes mediam, em média, um metro e meio, hoje chegam a ter aproximadamente 1,61 m, com um avanço de 11 cm.
Para ser considerada magra e saudável, uma pessoa deve simplesmente ter o Índice de Massa Corpórea – IMC, entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
O nanismo tem causas genéticas e os sintomas aparecem já no nascimento ou nos primeiros dias de vida do bebê. Em geral, esses indivíduos têm uma estatura menor que 1,45 metro no caso de homens e 1,40 metro no caso de mulheres.
O nanismo proporcional – ou hipofisário -, é causado por distúrbios metabólicos e hormonais; geralmente a produção do hormônio do crescimento ou a resistência do organismo a esse hormônio são os principais culpados. Nesse caso, todas as partes do corpo são menores que o normal, mas são proporcionais à estatura.
Foram consideradas altas as mulheres que medem mais de 1,64 metro – ainda assim elas estariam alguns centímetros longe das modelos mais famosas, que costumam ter mais de 1,75 cm. Cerca de 15% das mulheres que participaram do estudo pertencem a essa faixa de altura.
Geralmente, o crescimento ósseo e a estatura atingem seu potencial máximo por volta dos 18 anos de idade para a maioria das pessoas. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e o crescimento pode variar de acordo com diversos fatores, como genética, saúde geral, estilo de vida e história familiar.
Apesar dos leves riscos para a saúde, ainda há vantagens em ser alto. Uma pesquisa da Universidade Princeton descobriu que quanto maior a estatura de uma pessoa, mais pontos ela acumula em testes que medem o nível de felicidade e satisfação com a vida.
Se projetarmos para uma altura adulta, seriam homens abaixo de 1,50m e mulheres abaixo de 1,40m. Vários fatores podem causar o problema, inclusive a acondroplasia, popularmente conhecida como nanismo, que acomete de um a cada 20/40 mil indivíduos na população.
Olá, não é mais possível. O crescimento acontece até que haja o fechamento das cartilagens de crescimento. Com idade óssea de 18 anos, essas cartilagens já estão fechadas. Atenciosamente.
A altura de 1,73m é normal para a sua idade sim. Está no limite superior do esperado para a idade. É possível que você tenha pais altos ou que tenha iniciado o sua puberdade (processo do menino virar rapaz) mais cedo que a maioria dos colegas da idade.