O retrovisor interno deve ser ajustado para que o condutor possa ter uma visão quase completa do vidro traseiro. Movimente-o de forma com que, ao dirigir, você não necessite mover a cabeça ou o corpo para visualizar objetos e pessoas que estão atrás do veículo, mas, sim, apenas os olhos.
Sente normalmente no banco do motorista, na posição que costuma dirigir; Posicione ambos retrovisores abertos todo para fora; Em seguida, mova-os lentamente para dentro e deixe-os de forma que apareça uma parte pequena da traseira do veículo. O ideal é que apareça apenas uma parte da maçaneta da porta traseira.
“Forma-se um ângulo na lateral esquerda, outro na lateral direita e dois pontos na traseira do carro que abrange as duas colunas laterais”, explicou Armando Gullo, engenheiro mecânico.
Dessa forma, cada retrovisor é posicionado para enxergar a parte de trás e as laterais do automóvel e tudo que acontece ao redor. Os espelhos dos lados direito e esquerdo precisam ser regulados para que o condutor enxergue somente 10% da lateral do carro.
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Qual o ponto cego do retrovisor?
O que é o ponto cego do carro? O ponto cego do retrovisor é a área ao redor dos automóveis que não pode ser observada de modo direto pelo condutor. Esses pontos são as áreas da estrada que não podem ser vistas ao olhar para frente ou para trás, através de qualquer retrovisor e espelho lateral.
A regra básica para ajustar os espelhos é fazê-los cobrir a maior campo visual possível. “O retrovisor interno deve abranger a maior área possível do vidro traseiro. Já os externos devem pegar o mínimo possível a lateral do carro”, explica o coordenador técnico do Cesvi Brasil/Mapfre, Alessandro Rubio.
Como regular o espelho retrovisor corretamente para fazer a baliza do exame de direção (passo a passo)? Para fazer a baliza do exame de direção, é necessário ajustar apenas o retrovisor do lado direito ou esquerdo do veículo (dependendo de para qual direção será feita a baliza), o retrovisor do lado do passageiro.
O espelho retrovisor do lado direito é convexo para aumentar a visibilidade do motorista, pois oferece uma visão mais panorâmica e percebe-se melhor os veículos vindos pela direita.
Utilize o truque do retrovisor: após alinhar o veículo corretamente, vire o volante completamente para o lado da calçada e inicie a marcha à ré. Quando o farol direito do seu carro estiver alinhado com a traseira do veículo da frente, pise no freio.
Até mesmo nos anos 90, quando esse item já era comum, as versões de entrada de modelos populares, como Gol 1.000 e Fiat Mille, traziam-no apenas opcionalmente. Espelhos retrovisores dos dois lados da carroceria só se tornaram padrão a partir de 1997. Sim, por exigência legal do CTB.
O retrovisor esquerdo, posicionado logo ao lado do motorista, deve estar alinhado com a calçada, proporcionando uma visão com o máximo da calçada e a movimentação na rua. O espelho direito por sua vez segue a mesma regra do esquerdo, proporcionando visualização tanto da calçada quanto do movimento na rua.
O ideal é que apareça apenas uma parte da maçaneta da porta traseira. Existe um consenso entre os especialistas da área. Os espelhos laterais devem estar de forma que ao olhar para eles, o condutor consiga enxergar a parte lateral do carro com aproximadamente 10% de toda a imagem.
Retrovisores laterais: Devem ser ajustados de modo que uma pequena porção da lateral do veículo seja visível, mas permitindo uma visão clara do tráfego ao redor. Retrovisor interno: Deve cobrir a totalidade do vidro traseiro, proporcionando uma visão ampla e clara da parte de trás do veículo.
Retrovisor lateral direito: para ajustar o retrovisor lateral direito, o condutor deve se inclinar para a direita, aproximando-se do centro do veículo. Ajuste o espelho até que você consiga ver a traseira do seu carro na borda esquerda do espelho.
O movimento de rebatimento é automático e os retrovisores se movem para dentro do veículo. Para utilizar a memória de posição, o motorista deve ajustar os retrovisores de acordo com suas preferências e, em seguida, salvar essas configurações por meio do botão de memória no painel de controle ou no retrovisor.
Os retrovisores externos precisam abranger o maior ângulo ao redor do veículo, portanto o ideal é ajustá-los lateralmente de forma que não seja possível enxergar a parte traseira do veículo, pois isso reduzirá enormemente os pontos cegos.
Qual a diferença do retrovisor direito para o esquerdo?
Você já deve ter reparado que o retrovisor esquerdo, mais perto do motorista, costuma ter a lente plana; o direito é, geralmente, convexo ou biconvexo. A diferença serve para melhorar o campo de visão do motorista. Espelhos convexos são mais usados para que a área de visão seja ligeiramente ampliada.
Os espelhos retrovisores do lado direito dos veículos são, em geral, convexos (como os espelhos usados dentro de ônibus urbanos, ou mesmo em agências bancárias ou supermercados).
Primeiro, posicione-se corretamente no banco, com os joelhos semi-flexionados e as costas retas. Alinhe os retrovisores externos buscando a traseira do seu veículo e abra até que ela saia do campo de visão. A ideia é enxergar o mínimo do veículo e o máximo da rua.
Seu polegar direito desaparecerá quando seus polegares estiverem a cerca de 15 centímetros de distância. Esse é o ponto cego do seu olho direito. Depois de descobrir o ponto cego no olho direito, mova o polegar direito para saber o tamanho do ponto cego.