Em geral, a vida útil de uma correia do alternador é de aproximadamente 60.000 a 100.000 quilômetros. Porém, essa faixa pode variar dependendo do modelo do veículo e das condições específicas de condução.
Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.
Assim, a quilometragem ideal para realizar a substituição da correia do alternador é de 20 mil km. Um ponto muito importante para se observar é em relação ao estado da correia que vai substituir a que está no local.
Quando é a hora de trocar a correia do alternador?
Uma verificação visual regular da correia do alternador é uma prática simples que pode ajudar a identificar desgastes precoces. Procure por rachaduras, fissuras ou sinais de desgaste irregular. Se você notar qualquer um desses sinais, é hora de considerar a substituição.
O preço da correia do alternador pode variar bastante de acordo com o modelo do veículo. Em sites de autopeças é possível encontrar peças que vão de R$ 14,50 para a Hyundai Tucson até mais de R$ 200,00 para o Ford Mustang.
A correia do alternador está localizada na parte frontal do motor do veículo. Quando você abre o capô e olha diretamente para o motor, poderá ver um conjunto de correias e polias. A correia do alternador é uma dessas correias e é geralmente fácil de identificar, pois conecta o virabrequim do motor ao alternador.
Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.
Quais são os sintomas de uma correia do alternador muito esticada?
Quando a correia está esticada, ela pode começar a vibrar e produzir um som semelhante a um chiado. Além disso, a perda de potência do motor e a dificuldade em dar partida também podem ser sintomas de estiramento. Outro indicativo é a presença de rachaduras ou desgaste visível na superfície da correia.
O tempo de vida útil da correia dentada pode variar dependendo do modelo do carro, mas geralmente está na faixa de 60.000 a 100.000 km ou de 3 a 5 anos. Verifique o manual do proprietário do seu carro para saber o intervalo recomendado para a troca da correia dentada.
Pode ligar o carro com a correia do alternador quebrada?
Apesar de ser possível dirigir com a correia do alternador quebrada por um curto período, o ideal é evitar fazê-lo sempre que possível. O motivo é que, sem a correia funcionando, a bateria não será recarregada, podendo levar à paralisação completa do veículo.
Verifique se há fios soltos, desgaste ou rachaduras. Esses problemas visíveis são indicadores de que ela precisa ser substituída. Alguns sinais de que a correia dentada está com problema são bem gerais, portanto, ao perceber algum deles, leve seu veículo ao mecânico para uma avaliação profissional.
Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.
Em geral, recomenda-se a troca da correia do alternador a cada 20 - 40 mil quilômetros rodados dependendo do uso do veículo, e não adianta comprar uma porção de correias de alternador para manter um estoque.
Pode andar com a correia do alternador arrebentada?
Se ela arrebentar, o carro não funciona mais. E em caso de rompimento com o motor em funcionamento, há risco de danificar peças do motor. A função dessa correia é colocar o alternador em atividade, pois ele é responsável por gerar a energia para a bateria do carro.
Os mais comuns são defeitos na placa de tensão e no rotor. Sim, o alternador tem uma correia, assim como o motor. E ela precisa ser trocada segundo a quilometragem ou tempo de uso indicados no manual do veículo.
Quanto custa um serviço de correia dentada? O custo de um serviço de troca da correia dentada depende de muitos pontos que são colocados sobre a balança. Em média, o custo da troca da correia dentada está indo de R$ 300 a R$ 1.500 ou mais, dependendo dos fatores mencionados a seguir!
A correia dentada é tipo uma “pulseira” com dentes de borracha que protege a válvula garantindo o bom funcionamento dos pistões. Então, barulhos altos com sons metálicos, chiados agudos são apenas alguns dos sinais que essa peça pode estar danificada e precisa ser substituída.
Quanto tempo posso andar com a correia do alternador quebrada?
A distância que um veículo percorre com a correia do alternador quebrada depende da capacidade da bateria e do consumo de energia elétrica do veículo. Geralmente, os veículos modernos têm baterias com capacidade suficiente para funcionar por um curto período, talvez alguns quilômetros, sem a correia do alternador.