Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.
O jesuíta sente-se unido ao Deus que trabalha continuamente pela salvação de todos. Um corpo apostólico na Igreja: O jesuíta está ligado à Igreja e ao Papa, para que este o envie para onde houver maior necessidade.
Por que os padres jesuítas foram expulsos do Brasil?
O marquês de Pombal ordenou a expulsão dos jesuítas em 1759, e isso foi uma tentativa da Coroa de centralizar a administração colonial e neutralizar a ação de ordens religiosas que atuavam na colônia de maneira autônoma e sem o controle da metrópole.
Os Jesuítas, formalmente conhecidos como a Companhia de Jesus, foram fundados em 1534 por Inácio de Loyola. Com uma missão centrada na educação, evangelização e reforma espiritual, eles se tornaram uma das ordens religiosas mais influentes da Igreja Católica.
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.
OS JESUÍTAS NO BRASIL, AS MISSÕES E A RELAÇÃO COM PORTUGAL
O que os jesuítas ensinavam?
Assim, os jesuítas realizavam a catequese dos povos nativos, além de realizarem uma tentativa de aculturação ao tentar assimilar o nativo a um modo de vida europeu. Os jesuítas também enfrentaram inúmeros conflitos com os colonos que escravizavam indígenas durante os séculos XVI e XVII.
Os jesuítas eram contra ou a favor da escravidão negra?
Isso acontecia porque os jesuítas posicionavam-se contra a escravização dos indígenas, pois enxergavam-lhes como grupo a ser catequizado. Assim, os colonos que escravizavam indígenas podiam sofrer problemas jurídicos devido à atuação dos jesuítas.
A Ordem é dividida em três graus distintos: Diaconato (Diáconos), Presbiterato (Presbíteros/padres) e o Episcopado (Bispos), sendo este último grau a plenitude do sacramento.
Quem eram os bandeirantes que tanto medo traziam aos indígenas?
Alguns dos principais foram: Susana Dias, Antônio Raposo Tavares, Bartolomeu Bueno da Silva (pai e filho), e Fernão Dias Pais Leme. Foram responsáveis pela fundação de diversas cidades do interior dos estados do Centro-Oeste, São Paulo e Minas Gerais.
O que motivou os jesuítas a se deslocarem para a América?
Foram essas perspectivas que motivaram os jesuítas a se deslocarem da Eu- ropa em direção ao novo mundo: o fortalecimento do cristianismo, o impedimen- to de avanço do protestantismo, a conversão do nativo americano e a concepção de uma igreja universal, a partir da perspectiva de direito natural.
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígenas.
Porque a Companhia de Jesus foi expulsa do Brasil?
O grande poderio e influência dos jesuítas na América portuguesa foram contestados durante a administração pombalina (1750-1777), gerando um conflito de interesses entre a Companhia de Jesus e o governo, que culminou com a expulsão dos membros dessa ordem religiosa em 1759.
A falta de escravos negros fazia com que muitos colonos quisessem apresar e escravizar as populações indígenas. Os jesuítas se opunham a tal prática, muitas vezes apoiando os índios contra os colonos. Vendo os prejuízos trazidos com essa situação, Pombal expulsou os jesuítas e instituiu o fim da escravidão indígena.
Santo Inácio de Loyola foi um santo católico espanhol e o fundador da Companhia de Jesus, também conhecida como a Ordem dos Jesuítas. Ele nasceu em 1491 em Loyola, Espanha. Inicialmente, levou uma vida militar e de cortesão, mas em 1521, durante uma batalha, foi ferido gravemente na perna.
Obediência é uma das principais marcas dos jesuítas, ordem fundada pelo espanhol Santo Ignácio de Loyola em 1534. Quase 500 anos após sua fundação, a Companhia de Jesus terá um de seus representantes no comando da Igreja Católica, com a eleição do papa Francisco.
O índio era um bem material que precisava ser conquistado, mesmo que à força. Essa mentalidade escravista, conjugada à disponibilidade de peças nas matas da colônia, propiciou a organização sistemática de expedições de apresamento.
Essa imagem heróica acabou dando lugar a outra, oposta: os bandeirantes teriam sido bandidos crueis e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios.
Por isso, são vistos como heróis por uns e bandidos por outros, ou uma mistura de ambos. Porém, há uma parte de sua biografia que ainda hoje é pouco comentada: eles e outros líderes de bandeiras foram vereadores da Câmara da capital paulista, então chamada Vila de São Paulo de Piratininga.
Qual foi o Papa que proibiu o casamento dos padres?
O Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, diz que padres não podem ter relacionamentos amorosos nem se casar. A prática existe, pelo menos, desde o século 11. Na história contemporânea, foi reafirmado pelo Papa Pio XII (1939-1958) e no Concílio Vaticano, em 1965.
O Diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar e nem administrar a unção dos enfermos.
Depois que o Brasil conquistou a sua independência, em 1822, o tráfico de africanos foi intensificado até a sua proibição definitiva, e, durante todo o período de existência desse negócio, o Brasil foi o país que mais recebeu africanos para a escravização no mundo.
Durante muito tempo foi propagado pela historiografia que os índios foram pouco escravizados, pois não se adaptariam ao trabalho sistemático das lavouras, sendo logo substituídos pelos africanos.
De acordo com as pesquisas de Franco, quando os religiosos emanciparam seus escravos, em 1871, somente os beneditinos tinham um total de 4 mil escravizados. "Eram três as principais ordens religiosas escravistas do Brasil: os jesuítas, os beneditinos e os carmelitas. Em menor escala, os franciscanos também", elenca.