A velocidade máxima teórica de uma rede 4G tradicional é de até 100 Mb/s de download e 50 Mb/s de upload, segundo a primeira especificação da 3GPP. Entretanto, os padrões LTE-Advanced (4G+) e LTE-Advanced Pro (4.5G) podem ultrapassar a casa de 1 Gb/s, dependendo da capacidade da rede.
Além disso, a companhia promoveu uma mudança robusta em sua rede em termos de extensão e qualidade, ao investir na melhoria das tecnologias já existentes, como a evolução do VoLTE, que utiliza a rede 4G para chamadas de voz, ativação de frequência de 700 MHz, Narrow Band IoT e Massive MIMO.
A Claro se destacou na liderança do ranking nacional de velocidade na 5G, ao registrar download de 303 megabits por segundo (Mbps) e upload de 40 Mbps. A TIM Cotação de TIM ocupou a segunda posição em velocidade de download, com 204 Mbps, seguida da Vivo Cotação de Vivo , com 149 Mbps.
O que é 4.5G? Trata-se de um aprimoramento da tecnologia 4G que melhora consideravelmente a velocidade de navegação e experiência na utilização de dados (internet) do usuário, já que poderá ter até o dobro de velocidade do 4G TIM.
"Qualquer cliente com plano ativo, aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G sem necessidade de mudar de plano ou de chip", afirma a operadora.
Qual é o maior diferencial da frequência de 700MHz para rede 4G da TIM?
TIM: 4G de 700 MHz tem alcance quatro vezes maior
Assim, menos antenas são necessárias para atingir áreas maiores; ao mesmo tempo, o 4G de 700 MHz é atrativo mesmo em ambientes urbanos, permitindo cobertura em ambientes internos como prédios, estacionamentos, shoppings e elevadores.
Claro e Tim tem sobra de espectro em 850 MHz pois seus clientes migraram para o GSM e estão utilizando as bandas de extensão em 900 e 1800 MHz (mais detalhes). Vivo, Telemig e Claro implantaram suas redes 3G em 850 MHz. Claro e Telemig tiveram de aguardar autorização da Anatel para entrar em operação.
O 4G é uma designação mais ampla para a quarta geração de padrões de comunicação móvel, incluindo tecnologias como LTE, WiMAX e HSPA+. Já o LTE, como uma tecnologia específica dentro dessa categoria, se destaca por oferecer velocidades de download e upload mais rápidas em comparação com as gerações anteriores.
A internet residencial da TIM teve bons resultados na maioria dos indicadores. Os grandes destaques foram no cumprimento de velocidade de download e upload, em que a média nacional da operadora foi de 97,96% , e na disponibilidade do serviço, cuja média foi de 99,80% .
Nos dados mais recentes, divulgados em março de 2021, a Vivo foi a 2ª melhor operadora de telefonia móvel pós-paga do Brasil (que é onde os planos Controle melhor se encaixam, segundo a Anatel), com 7.62 de nota. A TIM foi a 3ª melhor colocada, com 7.50 de nota.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu deixar de certificar celulares, tablets, rastreadores e equipamentos similares que sejam compatíveis somente com tecnologia inferior ao 4G a partir de 6 de abril de 2025.
Fonte: Teleco 30/11/2021. Clientes TIM terão acesso a rede 4G desde que possuam aparelho homologado para a frequência 4G no Brasil, TIMChip 4G e estejam em uma área com cobertura da rede 4G.
O plano da TIM por R$ 29,90 é o TIM Pré XIP 13 GB, que na verdade custa R$ 30. Esse plano pré-pago possui validade de 30 dias, oferece WhatsApp ilimitado e benefícios exclusivos, como assinatura Prime Video Versão Celular.