De acordo a lei atual, estudantes que, até o 30 de junho de 2023, estavam com débitos vencidos há mais de um ano têm direito a descontos de até 77% do valor consolidado da dívida, podendo chegar a 99% do saldo devedor para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que tenham recebido ...
Em geral, quitar antecipadamente uma dívida pode ser vantajoso porque reduz o montante de juros que serão pagos ao longo do tempo. No caso do Fies, isso pode significar uma economia significativa de dinheiro.
FIES DESCONTO PARA QUEM PAGA EM DIA - VALE A PENA MESMO?
É possível quitar o Fies com desconto?
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê desconto para devedores do Fundo de Financiamento ao Estudante (Fies) quitarem ou renegociarem suas dívidas. Pelo texto, os estudantes que não tenham atraso em nenhuma prestação terão o valor total de seu débito reduzido em até 30%.
Além disso, o programa oferece taxa de juros baixa e prazo estendido para pagamento do financiamento. Por outro lado, uma desvantagem do Fies é que o estudante fica endividado durante e após a conclusão do curso.
O estudante pode solicitar a renegociação de duas maneiras. No primeiro cenário, é possível solicitar um novo parcelamento e o saldo devedor total será dividido em 48 parcelas mensais. No segundo caso, é possível incluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.
📈 A resposta está nos juros compostos aplicados ao contrato — também conhecidos como anatocismo. Esse mecanismo faz com que os juros sejam aplicados sobre os próprios juros, e é por isso que a dívida parece não diminuir, mesmo quando você está em dia.
Para reduzir os juros do financiamento estudantil, é preciso ingressar com um processo judicial, chamado de ação revisional de contrato. Nela, é possível solicitar a revisão dos juros aplicados aos contratos de financiamento estudantil (FIES).
Não é mais possível solicitar o perdão de dívida do FIES em 2025. Mas, para quem deseja a renegociação, é possível ficar atento aos programas sazonais oferecidos pelo governo que possibilitam a quitação da conta com diferentes condições.
Exemplo de encerramento: abandono do curso, quitação antecipada, aprovação em bolsa de estudo, transferência de instituição com diferente modalidade de financiamento, aprovação em universidade pública, entre outras.
Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
O devedor deve procurar a agência do banco responsável pelo financiamento. Não apenas pessoas inadimplentes poderão renegociar. Qualquer cidadão terá direito a refinanciar o Fies em condições vantajosas, mesmo quem estiver com as parcelas em dia.
O FIES oferece condições favoráveis para que estudantes possam financiar seus estudos e quitar essa dívida em um período mais longo e com taxas de juros reduzidas. Mas, antes de fazer o financiamento, é importante entender uma etapa do programa: a amortização do FIES.
É permitida, a qualquer tempo, a amortização parcial ou liquidação antecipada do saldo devedor. O estudante poderá optar entre os dias 5, 10, 15, 20 ou 25 como data de vencimento de suas parcelas trimestrais de juros e prestações mensais.
Qual é a taxa de juros e o período de amortização do FIES?
De acordo com as novas regras estabelecidas para o FIES, os estudantes passaram a contar em seus financiamentos com taxa de juros anuais de 6,5% ao ano, prazo de carência de 18 (dezoito) meses e ainda com período de amortização de até 3 (três) vezes o tempo de permanência na condição de financiado.
Se você se pergunta “Quando é a parcela do FIES depois de formado”, saiba que durante o curso, o estudante realiza um pagamento trimestral de até R$ 150,00. Nos 18 meses de carência após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00.
Como posso quitar minha dívida do FIES com desconto?
Aos estudantes com débitos vencidos e não pagos havia mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 será concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
🔍 Por que meu saldo devedor do FIES continua aumentando? Você sabia que, mesmo pagando suas parcelas em dia, seu saldo devedor do FIES pode continuar crescendo? Isso acontece devido à capitalização dos juros compostos no contrato.
Isso porque a justiça entende que o prazo da prescrição para o FIES se inicia apenas após a data do vencimento do contrato, ou seja, a ultima prestação programada. Fazendo uma conta básica de que a sua divida do FIES seja por 15 anos, a prescrição ocorreria após 20 anos.
Na dívida do FIES, porém, o processo é diferente: após os cinco anos de débito pendente, o nome do inadimplente continuará negativado e ele ainda corre o risco de ter bens apreendidos e bloqueados para saldar seu débito com o Governo Federal.
O Fies não financia o material de Odontologia. Apesar de o programa ter a finalidade de proporcionar o ingresso ao ensino superior, os custos quanto aos materiais exigidos durante a graduação ficam sob responsabilidade do aluno.
O FIES é o melhor financiamento estudantil, pois possui juros zero (apenas correção da inflação + taxas). É importante que o estudante conheça as outras opções de financiamentos e compare as taxas de juros para analisar qual a mais vantajosa.