À medida que cresce, a sua cor intensifica-se, de modo que uma chama branca brilhante pode arder a 1.400 a 1.500 graus Celsius. No entanto, é o fogo azul que é conhecido por ser o mais quente, com temperaturas que atingem mais de 2.500 graus Celsius.
Isso acontece devido à presença de um metal em um sal. No experimento que aparece no vídeo, foram utilizados o sulfato de cobre (CuSO4), que dá origem à chama verde, o cloreto de estrôncio (SrCl2), que origina a chama vermelha, e o cloreto de sódio (NaCl), produzindo a chama amarela.
A presença de boro em uma chama pode causar o aparecimento de uma coloração esverdeada. O efeito no caso foi conseguido com a queima de metanol em presença de ácido bórico (H3BO3). Por motivos de segurança é possível trocar o metanol (que é tóxico) por álcool etílico.
depende da quantidade de energia liberada. e dos elementos presentes na combustão. Por exemplo, quando madeira queima, o fogo é geralmente amarelo ou laranja, mas quando se adiciona cobre a chama, ela fica verde. Isso acontece.
A cor verde da chama é uma característica da presença de cobre. O mesmo teste de chama pode ser feito de várias maneiras. A cor amarelada, que também aparece na chama, é uma característica da presença de carbono e de possível contaminação por sódio.
Em um laboratório sob condições normais de gravidade e com uma entrada de ar fechada, um bico de Bunsen queima com chama amarela (também chamada de chama de segurança) com um pico de temperatura de cerca de 2 000 K (3 100 °F).
Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.
🔶 Normalmente, a cor da chama é azul, indicando que está tudo bem e que a queima ocorre de maneira correta, completa e equilibrada. 🔶 A cor laranja ou amarela pode indicar problemas, como: combustão incompleta do gás, quantidade errada de ar na mistura, contaminação do queimador ou gás de baixa qualidade.
Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas. Quando o interior do seu fogão está sujo, por exemplo, o fogo dele pode ficar verde por causa da sujeira, o que pode ser perigoso.
A Tsar Bomb gerou uma potência de 57 megatons, isto é, 57 milhões de toneladas de TNT (trinitrotolueno), dinamite convencional, ultrapassando o maior experimento com bomba de energia termonuclear de então, que foi o de Castle Bravo, realizado em 1954, no atol de Bikini, pelos Estados Unidos.
Nelson Bridwell e Ramona Fradon na década de 1970 sob o nome de Flama Verde também conhecida como Fúria Verde (em inglês, Green Fury) ou Fogo Verde Beatriz Bonilla da Costa, também conhecida como Bea (ou Bia, na grafia em publicações no Brasil) é uma heroína brasileira seu histórico se alterou ao longo dos anos: foi ...
É por isso que ao colocarmos, por exemplo, o sal de cozinha (Cloreto de sódio – NaCl) na chama, vemos uma coloração amarela intensa, em razão da presença do sódio; enquanto que se colocarmos o sulfato de cobre (CuSO4), o cobre fará com que a chama adquira coloração verde.
A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
Em princípio, todos os elementos que apresentam ponto de fusão inferior à temperatura da própria lava, estimada entre 800 °C e 1200 °C, são engolidos pelas correntes de lava e integrados em sua massa: casas, estradas, mobiliário urbano, instalações industriais e agrícolas, etc.