Algumas partes do processo podem envolver uma sensação de pressão. Mas, no geral, colocar o aparelho ortodôntico não dói. O que pode ocorrer é um leve desconforto por alguns dias e após cada ajuste. Afinal, está ocorrendo a movimentação dos seus dentes.
Sim, você pode sentir dor após colocar o aparelho, dependendo da técnica utilizada e do seu próprio organismo. No aparelho com bráquetes, o dentista está apertando os dentes dentro do osso, é lá onde vai acontecer a movimentação. Depois de alguns dias, o paciente já se acostuma e deixa de sentir, explica a dentista.
A fase de adaptação ao aparelho ortodôntico pode ser um período difícil para o paciente. A região da boca é muito sensível, por isso, é comum apresentar lesões e dores nos primeiros dias. Além disso, manter uma boa higiene bucal também se torna complicado porque a limpeza dos dentes e do aparelho exige mais atenção.
Quanto tempo demora para se acostumar com o aparelho?
O período de adaptação de uma pessoa após a colocação do aparelho geralmente dura de 7 a 10 dias, em média. O desconforto sentido pelo paciente varia, principalmente devido à pressão exercida pelo aparelho sobre os dentes, bem como à fricção dos braquetes contra as membranas mucosas.
O que sentimos quando colocamos aparelho nos dentes?
inflamação na gengiva: o contato constante do aparelho com a gengiva pode causar um pouco de inflamação e sensibilidade nos dentes; mudança na mordida: à medida que os dentes se movem, a mordida pode mudar, causando dor em novos pontos.
COLOQUEI APARELHO E OLHA COMO FICOU KKKKKK - Pérolas da J@que
Quantos dias fica doendo o aparelho?
Por que é comum sentir dor após a manutenção do aparelho ortodôntico? O dente doendo depois da manutenção pode durar de 3 a 5 dias. Isso acontece porque a função do tratamento com o aparelho ortodôntico ou o aparelho autoligado é justamente alterar o formato da arcada dentária. Os dentes são apertados dentro do osso.
Evite pastilhas, chupas-chupas, milho, pipocas, por exemplo. Estes, e outros, alimentos podem danificar o aparelho ortodôntico e causar atrasos no tratamento. Caso alguma peça se solte ou até mesmo partir, deve dirigir-se de imediato ao seu médico.
Por fim, o dentista instala o fio ortodôntico com pequenos elásticos, que promove uma tensão entre os dentes, gerando o seu alinhamento. Todo este processo é indolor ao paciente e não representa risco algum. A consulta de instalação do aparelho ortodôntico dura, em média, 30 minutos.
Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho. Indicamos, nos primeiros dias, tomar água gelada, sorvete ou açaí caso sintam muita pressão.
Mas como é que o dentista aperta o aparelho. na fase inicial, que é a fase de alinhamento e nivelamento, o dentista toca o fio desde o mais fino. até o fio é mais grosso. É justamente essa troca.
Uma das dicas mais fundamentais é evitar alimentos duros — como pipocas, castanhas, caramelos, balas não mastigáveis, entre outros —, já que eles podem amassar o fio, descolar os bráquetes e causar outros contratempos. O mesmo pode acontecer quando se coloca certos objetos na boca (como lápis ou caneta).
Para retirar o aparelho fixo, o dentista usará um alicate especial para remover os bráquetes individualmente. Em seguida, o profissional da odontologia realizará um procedimento especial para retirar a resina que colava as peças e fará um polimento para renovar o brilho original dos dentes.
“Nesse caso, a dor significa que os dentes com aparelho estão se movimentando para a correção”, revela o profissional. Além da dor, o paciente também pode lidar com um pouco de incômodo durante a alimentação, principalmente no ato de mastigar. Mas, não precisa se preocupar, essa condição é bastante comum.
Algumas partes do processo podem envolver uma sensação de pressão. Mas, no geral, colocar o aparelho ortodôntico não dói. O que pode ocorrer é um leve desconforto por alguns dias e após cada ajuste. Afinal, está ocorrendo a movimentação dos seus dentes.
Evite alimentos duros ou muito crocantes. Alguns alimentos são muito difíceis de mastigar com o aparelho. Como regra geral, evite morder qualquer coisa que possa quebrar ou entortar os fios.
O fio dental encerado vem revestido em uma camada fina de cera, por isso é mais rígido. Ele desliza entre os bráquetes e pelo fio do aparelho sem perder a firmeza. Isso facilita a utilização e minimiza o risco de prender ou desfiar durante o uso.
No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses. Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.
Desse modo, então, colocar o aparelho ortodôntico em cima e embaixo vai garantir o alinhamento dos dentes, assim como o realinhamento da mordida do paciente.
Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.
É uma boa ideia ter guardado na sua geladeira alimentos macios. O primeiro passo para aliviar o desconforto enquanto você se acostuma com seu novo aparelho é escolher uma dieta com alimentos macios. Além disso, seu ortodontista ajustará seu aparelho a cada 8 a 10 semanas para manter o progresso adequado do tratamento.
As compressas, tanto quentes quanto frias, podem ajudar a aliviar a dor provocada por diversos tipos de problemas. Sendo assim, para aliviar a dor provocada pelo aparelho o paciente pode colocar uma compressa fria ou quente sobre a região dolorida para aliviar os sintomas.