Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): formação de crostas na margem da pálpebra, sensação de corpo estranho nos olhos, prurido (coceira) nos olhos, hiperemia (vermelhidão) conjuntival e mau gosto na boca após a aplicação.
O uso prolongado de Cylocort Pomada Oftalmológica pode resultar em glaucoma, danos ao nervo óptico, defeitos na acuidade visual e no campo visual, formação de catarata subcapsular posterior, infecção secundária ocular.
Os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso de Cylocort são ardência ou desconforto local, formação de crostas na margem da pálpebra, sensação de corpo estranho, coceira, hiperemia conjuntival e mau gosto na boca após a instilação.
CYLOCORT é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular. Não utilizar para injeção no olho. O uso prolongado do ciprofloxacino pode ocasionalmente favorecer a infecção por micro-organismos não sensíveis, inclusive fungos.
Apesar dos colírios apresentarem a maior parte dos efeitos apenas nos olhos, uma parte é absorvida e cai na corrente sanguínea, levando aos efeitos sistêmicos e, dependendo do tipo de medicação, podem causar alterações no ritmo cardíaco e pressão arterial, cansaço, boca seca, sonolência, entre outros.
No caso dos colírios, se você aplicar, sem prescrição médica, pode sentir os seguintes sintomas: alteração no ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, cansaço, sonolência e sensação de boca seca.
Quais os efeitos colaterais do colírio com corticoide?
“O uso indiscriminado de colírio de corticoide, por exemplo, usado por um longo tempo pode acelerar o processo de catarata e em pacientes suscetíveis pode provocar perda de visão. São casos mais drásticos mais podem ocorrer”, sintetizou.
Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual é de 1 ou 2 gota(s) aplicada no(s) olho(s) afetado(s), a cada quatro horas por um período aproximado de 7 dias.
A blefarite é uma inflamação das bordas das pálpebras, possivelmente com escamas espessas, crostas, úlceras superficiais, ou vermelhidão e inchaço das bordas das pálpebras. A inflamação é causada por determinadas infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas.
Foi elaborado com associação a antibiótico e anti-inflamatório, protegendo contra vários tipos de bactérias, tendo ação iniciada logo após sua aplicação.
CYLOCORT é indicado em casos de blefarites (inflamação das pálpebras), blefaroconjuntivites (inflamação conjunta das pálpebras e da conjuntiva) e conjuntivites causadas por germes sensíveis, incluindo Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pneumoniae.
Terramicina® (cloridrato de oxitetraciclina + sulfato de polimixina B) pomada oftálmica é indicada no tratamento de infecções oculares (no olho) superficiais, envolvendo a conjuntiva (membrana que cobre o olho) e/ou a córnea (membrana transparente da frente do olho), causada por microrganismos suscetíveis (sensíveis).
2)Conjuntivite Bacteriana: a conjuntivite bacteriana é causada por bactérias e deve ser tratada idealmente com o uso de antibióticos tópicos tipo colírios como Maxiflox-D, Ciprofloxacino, Ofloxacino, Cylocort, Tobrex, Tobramicina e afins.
Para tratar a blefarite ulcerativa causada por bactéria, um médico pode receitar uma pomada com antibiótico, como bacitracina mais polimixina B, gentamicina, eritromicina ou sulfacetamida, ou um antibiótico oral (como a doxiciclina).
Dentre as doenças e condições de saúde que podem desencadear a blefarite estão: Infecções bacterianas — Causadas principalmente pela bactéria Staphylococcus Aureus.
Quais são os sintomas da inflamação da pálpebra interna?
A blefarite é um tipo de uma inflamação da pálpebra que pode provocar sintomas como vermelhidão, irritação, coceira, sensação de areia nos olhos, desconforto ocular, lacrimejamento e vista embaçada. O problema não é contagioso.
Quando tratada, a blefarite pode levar entre 1 a 2 meses para ser curada completamente. Sendo que casos específicos, como quadros em que há outras doenças relacionadas, são os que representam mais tempo de cura da doença.
CYLOCORT é indicado para o tratamento de infecções oculares causadas por micro-organismos susceptíveis e quando for necessária a ação anti-inflamatória da dexametasona.
Durante as primeiras 24 a 48 horas, a posologia pode ser aumentada para 1 ou 2 gotas a cada 2 horas, de acordo com o critério médico. para maior comodidade, Cylocort solução oftálmica poderá ser utilizada durante o dia e Cylocort pomada oftálmica à noite, ao deitar-se. Feche bem o frasco depois de usar.
Este produto é comercializado de forma controlada e a conclusão da compra será realizada mediante apresentação da receita médica no momento da retirada na loja e a validação através de um farmacêutico.
O problema é que o efeito dos colírios com corticoides é cumulativo e seu uso prolongado acaba fazendo mal para os olhos. Ainda de acordo com o médico, o uso de colírio com corticoide por um ano (em algumas pessoas, por seis meses) sem intervalos pode levar a glaucoma, cegueira irreversível e até catarata.
Os sintomas da alergia a corticóide incluem urticária, inchaço (edema), dificuldade respiratória, ritmo cardíaco acelerado, confusão mental e outros tipos de erupção cutânea.