O estudo dos pesquisadores do MIT aponta, além disso, que a espessura do fundo do instrumento também influencia o som. “Os violinos esculpidos em madeira são relativamente elásticos: quando o instrumento produz som, o corpo do violino pode responder às vibrações do ar, contraindo-se e expandindo-se minuciosamente”.
Qual propriedade permite distinguir o som de dois instrumentos musicais?
A música é uma arte que envolve diversos aspectos, dentre eles o timbre, que é uma das características mais importantes para a diferenciação dos instrumentos musicais. O timbre é definido como a qualidade sonora que permite distinguir um som de outro, mesmo quando ambos têm a mesma altura e intensidade.
Por que podemos diferenciar uma nota de piano de uma nota de violino mesmo que ambas tenham a mesma altura?
Essa diferenciação se deve principalmente ao(à) intensidade sonora do som de cada instrumento musical. potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
Que grandeza física permite distinguir duas notas musicais?
Além da altura e da intensidade, o timbre é a outra característica que nos permite diferenciar duas notas musicais idênticas, produzidas por fontes diferentes (violino e piano, por exemplo). O timbre diz respeito à forma de vibração da onda e é uma característica própria de cada fonte sonora.
Qual propriedade permite diferenciar os sons dos instrumentos retratados?
Timbre. Timbre é uma característica sonora que permite diferenciar os sons e reconhecer a sua fonte sonora. Pode ser classificado em brilhante, suave, áspero, metálico, nasal e grave. Cada pessoa ou instrumento musical possui um timbre diferente.
Seu timbre é inconfundível e traz alegria e identidade ao samba, evocando a alma do carnaval. A importância da cuíca vai além do som que ela produz; ela pulsa no samba, como um coração que bate no ritmo da festa.
O violino possui quatro cordas percutidas, com afinação da mais aguda à mais grave: O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordoamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados.
As propriedades do som - altura, duração, intensidade e timbre - são importantes para a produção e interpretação musical. Elas permitem controlar a dinâmica, a expressão e as texturas musicais, tornando a música uma forma artística e expressiva.
O som de um violino é influenciado por várias variáveis como, a madeira do instrumento, as cordas, a pressão e o ponto de contato do arco além da reverberação do ambiente, entre outros. A seguir trataremos de alguns aspectos relevantes da construção e da acústica do violino que têm grande importância na sua sonoridade.
As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre. Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência.
Qual propriedade do som determina se o som é forte ou fraco?
A intensidade é a força do som, também chamada de sonoridade. É uma propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte (alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras.
Os arquivos de áudio sem perdas (lossless) contém 100% dos dados de áudio gravados. Por isso, oferecem o som da mais alta qualidade, mas também resultam em tamanhos de arquivo maiores.
O TIMBRE é a propriedade que nos permite identificar se o som é Instrumental ou Vocal. É através do Timbre que sabemos a diferença entre um ruído e um som musical. Nossos ouvidos também conseguem diferenciar a sonoridade entre os vários instrumentos musicais.
A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos. Quando ouvimos um grande conjunto de timbres simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma grande densidade sonora.
Um som é dito agudo quando está em alta frequência relativo à audição humana. Geralmente sons acima de 5 kHz (kilohertz) são considerados agudos. Sua propagação tende a ser mais direcional, devido ao curto e pequeno comprimento de onda, diferente dos sons graves, que tendem a se propagar omnidirecionalmente.
Aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia são figuras de som ou harmonia. Essas figuras de linguagem estão relacionadas à sonoridade das palavras.
A unidade que usaremos para descrever as freqüências é o Hertz (Hz). 1 Hz corresponde a um ciclo de vibração por segundo. Por exemplo, quando colocamos um diapasão na forma de garfo em vibração, suas hastes vibrarão a uma freqüência de 440 Hz, ou 440 ciclos por segundo, correspondentes à nota musical Lá4.
O que nos faz distinguir a voz de uma pessoa de outra?
A diferença básica é que a voz do homem é mais “grossa”, e a da mulher é mais “fina”. Quanto às ondas sonoras, os termos “grossa” e “fina” são classificados em som grave e som agudo, portanto, podemos dizer que o homem tem voz mais grave; e a mulher, voz mais aguda. A altura também é outra qualidade do som.