Qual a proporção de resina e endurecedor para a mistura de resina epóxi?
Geralmente, as resinas epóxi e poliéster requerem uma mistura de 1:1, ou seja, a mesma quantidade de resina e endurecedor. Já as resinas de poliuretano podem variar, sendo comum encontrar proporções de 2:1 ou 3:1.
- A proporção de mistura, é de 100 partes de resina para 45 partes (ambas em peso) de endurecedor, mas pode se dosar separadamente 2 copos pequenos de resina e 1 de endurecedor (2/1 em volume), e transferir para um recipiente maior para se fazer a mistura.
TEMPO DE MISTURA: Misture o endurecedor com a resina no prazo máximo de 5 minutos e utilize o produto imediatamente despejando todo o material do recipiente sobre a superfície desejada, não ultrapasse esse tempo, pois o material pode esquentar até ferver e ficará inapto para o uso.
Dica rápida - Como calcular a proporção de endurecedor na Resina
O que acontece se colocar mais endurecedor na resina?
Colocando mais endurecedor na resina, o produto seca (cura) mais rápido? Resposta: Não muitas vezes isto pode causar defeitos na peça, a dosagem deve ser respeitada, preservando assim o seu trabalho com excelentes resultados. Jamais mude a proporção recomendada.
O desmoldante para resina epóxi serve para o material não grudar na base quando você aplicar o silicone ou qualquer outro tipo de substancia. De forma mais prática: você tem o molde, antes de colocar a massa que se tornará a sua peça, você passa o desmoldante para resina epóxi, para evitar que o a massa grude no molde.
Uma proporção muito utilizada no mercado, considerada como “conceito”, já testada e presente em várias literaturas é de 70% fibra e 30% resina. Com esta proporção obtemos o melhor desempenho mecânico (resistência a tração, flexão e compressão).
Quantos metros quadrados 1 kg de resina epóxi rende?
Em geral, para uma camada de resina de 1 mm de espessura, 1 kg de resina epóxi rende cerca de 1 m². Isso significa que, para cobrir uma área de 1 m² com uma camada de 1 mm de espessura, é necessário 1 kg de resina epóxi, resina mais endurecedor somando 1kg do total dos dois produtos.
Se a temperatura estiver muito baixa ou a umidade excessiva, a resina pode não curar corretamente, ou o tempo de cura pode ser significativamente prolongado. A temperatura ideal para a cura da maioria das resinas epóxi está entre 20°C e 25°C, enquanto a umidade relativa deve ser mantida abaixo de 60%.
Quanto tempo dura o epóxi e demora para endurecer?
O tempo inicial de secagem é de 10 a 15 minutos, no entanto recomenda-se que as peças fiquem em repouso por 2 ou 8 horas. Para peças que sofrerão esforços mecânicos, recomenda-se aguardar até 24 horas para seu uso. Recolha o material restante, limpe a ponta das bisnagas volte a colocar a tampa.
Exemplo: para cada 100 g de resina precisa de 50 g de endurecedor, sendo que essa proporção é para quem deseja fazer artesanato, usando a resina de baixa espessura.
Você precisa misturar a resina no endurecedor durante pelo menos 5 minutos. Não precisa misturar muito forte ou rápido, pra não causar bolhas, mas precisa misturar bem. Raspe o fundo bem o tempo inteiro. Uma resina bem misturada no endurecedor não deixa marcas de cura.
Catalisador para resina acrílica fornecido em frasco com 250ml. Recomendamos utilizar a proporção de 250ml de catalisador para cada 500g de resina acrílica.
Você só vai precisar separar o que é de resina e o que é de endurecedor. Isso você precisa saber a proporção direto com o fornecedor. Para achar o endurecedor de 50% divida a quantidade total por 1.50 e subtraia o resultado para acha a quantidade de resina. 2400 – 1600 = 800 = endurecedor.
Rendimento: 6 LITROS DE ÁGUA PARA 1 LITRO DE RESINA - Quando a aplicação for realizada por imersão, (quando o material é mergulhado por completo no produto) o rendimento é de aproximadamente 1m² por litro de água, dependendo da absorção do material.