Apresentado há 30 anos, o carrinho recebia um motor especial, vindo da Itália, de 1.4 litros e excelentes (para a época) 118 cv, 17,5 mkgf de torque, e injeção eletrônica multiponto.
Assim nascia o Uno Turbo, o primeiro carro turbinado de fábrica do Brasil. Na época, o motor rendia consideráveis 118 cv e 17,5 kgfm de torque. Pode parecer pouco nos dias de hoje, afinal do Turbo 200 1.0 fabricado no Complexo Industrial da Stellantis em Betim (a fábrica da Fiat) entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
O Fiat Uno Turbo veio equipado com um motor 1.4 turbo, capaz de entregar 118 cavalos de potência e um torque de 17,5 mkgf, proporcionando uma experiência de condução verdadeiramente emocionante.
Uno 1.6 aspirado 4 borboletas pega estrada todo dia!
Quantos cavalos tem um Uno 1.5 R?
A versão R foi lançada em 1987, três anos após a estreia do Uno no País. Faixas laterais, cintos de segurança vermelhos e a tampa traseira pintada de preto compõem o visual invocado. Seu motor de 1,5 litro gera 86 cv – os da S e CS tinham 52 e 58 cv, respectivamente.
Agora, com o motor mais potente da família Uno, o 1.3 Firefly, o carro faz de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos, com médias de consumo urbano de 13 km/l de gasolina e 15 km/l de gasolina na estrada.
A produção total do Uno Turbo foi de 1800 unidades. Encontrar um deles hoje em dia é uma tarefa bem difícil já que muitos foram modificados ou acabaram ficando pelo caminho. Sem dúvida um dos modelos mais icônicos de sua época.
Como todo esportivo, poucas unidades do Uno Turbo seguem bem conservadas atual, mas isso não desanima os colecionadores. Exemplares em perfeito de estado de conservação e originalidade trocam de garagem por valores em torno de R$ 60.000,00, uma pechincha quando comparado ao valor de outros modelos da década de 90.
É um carro simples e robusto, com bom valor de revenda e liquidez, mesmo já fora de linha. Tem no acabamento simples sua maior fragilidade, mas no geral não apresenta falhas graves e custosas de reparar. E deve permanecer ainda “bom de mercado” por um bom tempo pela frente. É uma opção a ser considerada.
Fiat Uno Turbo 1.4 - O mais rápido do mundo! Descubra o Fiat Uno Turbo 1.4, a máquina de 200 MIL❓🫨! Conheça o mais rápido de todos❓🫨 nessa surpreendente jornada automotiva.
Versão com motor 1.0 Turbo de 130 cv, além da versão híbrida, usando o motor 1.0 Turbo flex com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com duas baterias de 12V. E disponível também a versão esportiva Abarth.
O pequeno hot hatch rendia 118 cv e 17,5 kgfm, que aliado ao baixo peso e excelente acerto davam ao carro a capacidade de fazer 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos.
O motor é o novo 1.8 Powertrain Flex (de origem Chevrolet) que estreou na Idea, com ajustes no mapeamento, o que lhe rendeu 1 cavalo a mais de potência. Rodando com álcool, a potência máxima do Palio 1.8R é de 115 cavalos, enquanto na Idea é de 114 cavalos.
O 1.5R utilizava o mesmo motor 1.5 do recém lançado Fiat Premio. Feito na Argentina pela Sevel (associação entre Fiat e Peugeot), esse motor tinha funcionamento suave e subia facilmente de giros.