Três posições são previstas: de pé, sentado e de joelhos. Ajoelhamo-nos na consagração, o momento mais sagrado da missa. Ajoelhamo-nos, também, para uma breve ação de graças pós-comunhão. E nos sentamos para ouvir com atenção a Palavra de Deus.
Lucas diz que Ele ajoelhou-se, mas Mateus diz ele "encostou o rosto no chão" e você deve fazer o mesmo. Se você é um humilde servo do grande Mestre, então pó e cinzas devem cobrir a sua cabeça! Seja humilde diante Dele, e Ele o exaltará no devido tempo. Em seguida, notamos que a Sua oração era terna e amorosa.
Mas podemos ter a mesma atitude interior em pé ou sentados. Nossa postura física não nos dá mais 'credito' diante de Deus”, explica. Porém, quando o assunto é o culto pessoal em casa, o devocional, os momentos íntimos de comunhão com Deus, na sala ou no quarto, por exemplo, a postura de joelhos pode ser mais adequada.
Sob o ponto de vista sintático, a ordem direta da oração refere-se à utilização da tríade sujeito - predicado - complemento (objeto direto/indireto/predicativo do objeto/complemento nominal). Respeitado esse fundamento básico, as chances de a mensagem ser transmitida de forma mais eficiente aumentam consideravelmente.
Três posições são previstas: de pé, sentado e de joelhos. Ajoelhamo-nos na consagração, o momento mais sagrado da missa. Ajoelhamo-nos, também, para uma breve ação de graças pós-comunhão. E nos sentamos para ouvir com atenção a Palavra de Deus.
Não? Porém quando a gente ora de joelhos, a nossa reverência a Deus tá sendo maior. Então se possível, ore de joelhos. Porém não é pecado orar deitado.
1 Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.
A resposta é bem óbvia; A bíblia diz em Filipenses 2;10 “ Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”. A partir dessa passagem consideram por aí que a oração deve ser somente de joelhos, mas não foi o que Paulo quis dizer quando escreveu.
É a postura de quem está em paz, e não distraído no momento de orar. Além disso, as mãos unidas são sinal de que se é consciente de estar na presença de Deus; portanto, é um gesto de humildade, de atitude orante e de confiança.
No que diz respeito à oração, se as circunstâncias permitirem, podemos nos ajoelhar. Contudo, mais importante do que os joelhos curvados, que é o significado etimológico da palavra genuflexo, é ter a vontade e o espírito curvados diante de Deus, símbolos da verdadeira submissão.
Pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. As suas palavras não precisam ser eloquentes nem memorizadas. É mais importante abrir o seu coração e não se conter.
É preciso rezar todos os dias, segundo a recomendação do próprio Jesus. Nossa oração, no entanto, deve ser feita com respeito a Deus, profunda fé, confiança e humildade.
Orações são frases contendo, ao menos, um verbo. Costumam se organizar em sujeito e predicado, mas algumas não apresentam sujeito. Podem ser coordenadas ou subordinadas. Na língua portuguesa, as orações são frases contendo, pelo menos, um verbo, apresentando geralmente um sujeito e um predicado.
Mateus 6:7-8 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Ao orar, não repitam frases vazias sem parar, como fazem os gentios. Eles acham que, se repetirem as palavras várias vezes, suas orações serão respondidas. Não sejam como eles, pois seu Pai sabe exatamente do que vocês precisam antes mesmo de pedirem.
Seja na natureza ou em casa, experimente orar em um lugar reservado para não ser interrompido. Embora seja comum orar pouco antes de dormir, talvez seja mais fácil se concentrar ao orar no início da noite, enquanto você não está tão cansado.
A oração ao nosso Senhor e Deus pode ser feita em pé, sentado, deitado, ajoelhado. O importante é que nossa oração seja com sinceridade. Quando nos ajoelhamos com sofrimento, a oração termina sendo mais rápida ou desconfortável, daí a gente não se concentra tanto.
Jesus também ensina sobre a importância de orar em secreto, sem necessidade de ser ouvido por outros (Mateus 6:6). Assim, o essencial é a sinceridade e a fé com que a oração é feita, seja em voz alta ou em pensamento. Ambas são formas válidas de se conectar com Deus.
O missionário redentorista padre Lucas Emanuel explica, no quadro "Religião também se aprende", da Rádio Aparecida, por que algumas vezes sentimos sono quando estamos rezando. Em sua explicação, o padre relaciona o sono à paz que a oração proporciona.
Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou assim: — Ó SENHOR Deus, lembra que eu tenho te servido com fidelidade e com todo o coração e sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse.
O rei Davi orou deitado em sua cama, conforme registrado no Salmo 63:6: "Em minha cama me lembro de ti; penso em ti durante as vigílias da noite." Isso indica que deitar na cama pode ser um contexto para uma oração profunda e reflexiva.
A oração convida o Espírito Santo a estar presente em sua vida. Ao orar diariamente, você convida o Espírito Santo para estar com você, consolá-lo e orientá-lo. O Espírito Santo pode lhe dar respostas, ajudá-lo a sentir o amor de Deus e trazer um sentimento de paz e alegria ao coração.