Os alertas de clima incluem níveis de ATENÇÃO (amarelo), ALERTA (vermelho) e PERIGO (roxo), classificados de acordo com a severidade das condições meteorológicas, como ventos fortes e chuvas intensas.
Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrências com riscos de danos materiais, integridade física ou até mesmo à vida humana. Mantenha-se atento sobre as informações dos alertas.
Fevereiro Roxo alerta sobre doenças degenerativas em animais idosos. A campanha Fevereiro Roxo é conhecida por abordar doenças crônicas e degenerativas e, além dos cuidados com os humanos, o alerta se estende também aos animais de estimação.
O alerta vermelho é o mais grave dentro da campanha SP Sempre Alerta. Ele indica que a situação de emergência é iminente e de alto risco para a segurança da população.
O alerta roxo da Climatempo, nível PERIGO, é o alerta mais forte e indica temporais com ventos acima de 91 km/h e chuvas superiores a 50 mm/dia, indicando condições meteorológicas extremamente severas e risco à segurança.
O sensor sinaliza a falha do catalisador ao detectar a presença de gases tóxicos, como óxidos de nitrogênio (NOx), que normalmente são convertidos em substâncias inofensivas (Imagem: Computação Gráfica do Liec (CG-LIEC)).
Você sabe o que é o Alerta Rosa? É uma ferramenta que ajuda mulheres do Amazonas, vítimas de violência ou em situação de risco. O Alerta Rosa possibilita que as mulheres possam ter um novo canal de acesso à rede de proteção estadual, que reúne Polícias Civil e Militar, além de órgãos sociais.
A campanha Março Azul-Marinho alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, uma doença caracterizada por tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto (final do intestino) e ânus.
Os avisos de estado de alerta consideram as formas mais fortes e intensas de chuvas. São emitidos quando há a possibilidade de ultrapassar os 100 mm de precipitação e nível de risco alto para acontecimentos de fenômenos climáticos extremos e mais generalizado.
Há dois tipos de alertas conforme sua severidade ou finalidade: o extremo e o severo. O primeiro, é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade. Já o segundo, indica a necessidade de medidas de proteção.
História: de 1909 até o momento – O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi criado pelo Decreto 7.672 do presidente Nilo Peçanha, em 18 de novembro de 1909, com o nome de Diretoria de Meteorologia e Astronomia, vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.
Como funciona a campanha. O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permite que a pessoa treinada reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, acione a Polícia Militar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém os avisos laranja e amarelo para chuvas intensas, indicando precipitações de até 100 mm e ventos que podem alcançar 100 km/h.
Aviso de situação meteorológica com potencial de tornar-se perigosa. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
A chuva roxa simboliza a purificação e a libertação das mágoas passadas, permitindo que as pessoas se vejam e se relacionem sob uma nova luz. A música também aborda a mudança dos tempos e a necessidade de adaptação, como evidenciado na estrofe que fala sobre a busca por algo novo e a liderança em tempos de mudança.
🌧️ Alerta de chuva amarelo, laranja e vermelho: entenda as cores do Inmet. Alerta de chuva amarelo, laranja ou vermelho. Talvez você já tenha visto essas classificações referentes às condições climáticas em algum lugar.
As ações do Janeiro Branco buscam alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas.
Geralmente, qualquer evento destrutivo do tempo, mas normalmente se aplica a tempestades localizadas, tais como nevascas ou temporais intensos com ou sem trovoadas ou tornados.
Chuva preta, fenômeno atípico que traz fuligem de queimadas, cinzas e compostos químicos. O Brasil vem enfrentando um período longo de queimadas oriundas das regiões da Amazônia e do Centro-Oeste. Com isso, é comum não conseguir ver o horizonte em função do alto índice de poluição provocado pela fumaça.