A principal teoria aceita para a formação do Planalto da Borborema está atrelada à separação da América do Sul e África, na Era Mesozóica, que gerou um estiramento da crosta terrestre em algumas áreas do Nordeste brasileiro e o aparecimento de elevações em certos pontos, como o planalto da Borborema (PIVETTA, 2012).
Alguns estudos atribuem as origens do planalto ou serra da Borborema aos efeitos do clima. Ao longo de milhões de anos, as intempéries teriam moldado o relevo acidentado dessa região, formada pelas terras altas que dão um ar montanhoso a porções do interior de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
O Planalto da Borborema corresponde ao conjunto de terras altas que se distribuem no nordeste oriental do Brasil, com limites marcados, geralmente com amplitude da ordem de 100m em relação ao entorno (escarpas); sendo comum não apresentar solução de continuidade litológica em relação ao relevo rebaixado adjacente.
Mas, como fundação e nome de cidade não passa sem polêmica, é o próprio senhor Wilson lembra, que “segundo os entendidos, Borborema significa terra sem ninguém”. O nome Borborema é de origem Tupi.
A denominação foi mantida até meados de 1909, quando passou a ser chamada de Distrito de Borborema, nome atribuído graças a um amigo paraibano de Nicolau, influenciado pelo significado do tupi “por-poy-eyma” que significa lugar sem pessoas, deserto.
A altitude média do Planalto da Borborema é de 500 metros, no entanto, há picos que chegam até 1260 metros. Esse relevo impede a circulação de correntes de ar úmidas do oceano para o interior, ocasionando a falta de chuvas no Sertão.
Com localização privilegiada no centro do Estado de São Paulo, dispõe de fácil acesso a todas as regiões do estado. Está situado a 87 km de Bauru, 149 km de Ribeirão Preto, 127 km de São José do Rio Preto e 300 km de Presidente Prudente.
A Praia José da Silva Corrêa, ou como é popularmente chamada, Praia do Juqueta é a maior riqueza natural de Borborema. O município é banhado pelas águas calmas e limpas do Tietê.
Campina Grande carrega com orgulho o título de Rainha da Borborema, uma referência que remonta às suas raízes geográficas e históricas. A palavra Borborema vem do tupi-guarani (PORPORA-EYMA) e significa “terra elevada”, em alusão ao Planalto da Borborema, uma região montanhosa que se estende por boa parte do Nordeste.
Qual município está localizado no Planalto da Borborema?
Garanhuns está situada no planalto da Borborema, a 842 metros acima do nível do mar. No ponto mais elevado, a altitude chega a 1.030 metros. É o principal município do Agreste Meridional, distante 230 quilômetros da capital do Estado. Essa localização privilegiada é, sem dúvida, o que lhe dá um charme todo especial.
O agreste é a área de transição entre a zona da mata, úmida e cheia de brejos, e o sertão semiárido. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.
O que o planalto de Borborema interfere nas massas de ar?
Acredita-se que a presença do planalto da Borborema, um conjunto de terrenos elevados que fica situado no leste dessa região, seja uma das razões da irregularidade de chuvas do clima semiárido, constituindo, assim, uma barreira orográfica.
O rio São Francisco é o mais importante da região Nordeste. A bacia do São Francisco ocupa uma área de 645.067 quilômetros quadrados e passa por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Aliás, suas águas formam a divisa natural entre esses dois últimos.
Zona da Mata corresponde geograficamente à faixa litorânea da região nordeste do Brasil, paralela ao Oceano Atlântico, que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia. Trecho da Mata Atlântica original, hoje quase extinta na região, foi solo fértil explorado de modo predatório.
As planícies são áreas essencialmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas. São as formas de relevo mais recentes no tempo geológico, e no Brasil podemos destacar as planícies do Pantanal, do Rio Amazonas, e as localizadas ao longo do litoral brasileiro.
Borborema, cidade com 15 mil habitantes, vive clima de luto e comoção pela morte de 11 moradores da cidade em um grave acidente na Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304) em Ibitinga (SP) na noite de segunda-feira (27). Dez vítimas foram enterradas nesta quarta-feira.
Com quase 14.000 habitantes fixos, e outros 6.000 flutuantes, trabalhadores rurais, a tranqüila cidade à beira do Rio Tietê passa por um momento de euforia com a economia local aquecida e emprego para todos, principalmente a mão-de-obra especializada em bordados.
O Planalto da Borborema, também chamado de Serra da Borborema, é uma região serrana que está localizada no nordeste do Brasil. Devido sua altitude, essa formação geológica impede que a umidade e as precipitações vindas do oceano avancem para o interior do Nordeste.
BORBOREMA, deriva de "por-poy-eyma" da língua Tupi, da nação dos potiguaras e tabajaras, que significa terra seca, sem moradores, terra sem gente, desocupada, terra de difícil plantio.
O Planalto da Borborema é o ponto mais alto do Brasil?
O Planalto da Borborema corresponde ao conjunto de terras altas contínuas que se distribuem ao longo da fachada do Nordeste oriental do Brasil, ao norte do Rio São Francisco, acima da cota de 200 metros.
Sobre as causas da seca na região, existem alguns motivos principais: em primeiro lugar, o relevo interplanáltico (isto é, depressões localizadas entre planaltos) desfavorece a circulação de massas de ar úmidas, ocasionando a falta de chuvas.
Todos os estados do Nordeste são banhados pelo oceano Atlântico e possuem suas capitais no litoral, com exceção de Teresina, que se encontra no centro do Piauí. O Nordeste possui quatro sub-regiões, criadas com base em critérios naturais: Zona da Mata. Agreste.
As principais causas da seca do Nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul.