Volkswagen significa “carro do povo” em alemão. A empresa foi fundada em 1937 pelo governo da época como Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagens mbH, ou “sociedade para a preparação do carro do povo alemão”.
Volkswagen (pronuncia-se AFI: [ˈfɔlksˌvaːɡən]) é uma palavra que, em língua alemã, significa "carro do povo". Mas é normalmente referida pela abreviatura VW.
Fiat: a marca carrega suas origens no seu nome já que F-I-A-T é uma abreviatura de “Fabbrica Italiana di Automobili Torino”. As palavras são em italiano porque a marca surgiu em Turim, na Itália, em 1899.
Os principais deuses gregos são: - Zeus: rei dos deuses e governante do Monte Olimpo. - Hera: esposa de Zeus e, por isso, rainha dos deuses e deusa do casamento e da família. - Poseidon: deus dos mares e das águas.
Sobrenome patronímico francês com origem no prenome germânico Raginwald, de ragin, “conselho”, e waldan, “governo”, “regra” ou “norma”, ou seja, “aquele que governa através do conselho”. Pode ter variações como Renaud, Renaulx e, em sua forma anglicizada, Reynold.
Chevrolet. Assim como a Ford, o nome da fabricante é o sobrenome do fundador, Louis Chevrolet. A marca foi fundada em 1911, em Detroit, nos Estados Unidos.
FORD – em 1903, um tal Henry Ford iniciou a fábrica que viria a popularizar o automóvel em nosso planeta. O sobrenome dele significa “vau, local de passagem de um curso d'água”.
VW Jetta. Algumas fontes observaram que durante o período que a VW nomeou seus veículos com nomes dados ao movimento do vento, Jetta deriva de “jet stream”, que traduzido literalmente seria “corrente de jato”, assim como Scirocco, Passat e Bora.
O nome Passat significa “vento alísio” e foi descrito por Horst Backsmann (acessor de imprensa) da seguinte maneira: “O Passat é o mais amigável de todos os ventos. Ele sopra de continente a continente.
O Ka tem inspirações egípcias, seu desenho é baseado em uma pirâmide, com formas mais orgânicas e o nome "Ka" significa, em uma tradução livre, do egípcio "Alma" ou "Espírito".
O nome original da família era Toyoda, mas, por questões numerológicas, a indústria foi batizada como Toyota. As origens da empresa remontam à criação de uma secção dedicada à produção de automóveis na, já existente, empresa de fabricação de teares automáticos, chamada Toyoda Automatic Loom, em setembro de 1933.
Audi As argolas representam a fusão das empresas Horch, DKW, Audi e Wanderer, as quatro montadoras mais antigas da Alemanha, que decidiram se unir em 1932 para formar a Auto Union - seu nome até 1965, quando passou a se chamar Audi. Outra curiosidade: a palavra "audi" significa "ouvir" em latim.
Vectra: segundo a lenda, o Vectra (um projeto da Opel, vale lembrar) foi batizado por um computador que, através de um algorítimo, sugeriu diferentes nomes com base na palavra vetor.
Fiat: a marca carrega suas origens no seu nome já que F-I-A-T é uma abreviatura de “Fabbrica Italiana di Automobili Torino”. As palavras são em italiano porque a marca surgiu em Turim, na Itália, em 1899.
Com origem no nome do seu fundador, a palavra “Honda” significa em japonês “aquele que provém da base dos campos”, uma referência às humildes origens de Soichiro Honda.
O H é de Hyundai, o B de Brasil e 20 é o tamanho do chassi usado nesta versão. Ou seja, é nome do projeto com a numeração usada para carros compactos. HB20: o carro fabricado no Brasil, feito para os brasileiros. =)
Curiosidades. O termo "HILUX" quer dizer "alto luxo" possivelmente derivado das palavras em inglês HIgh e LUXury. Uma outra origem de deste nome vem do do nome de um animal, do tipo de um coelho selvagem, e que vive nas regiões montanhosas e rochosas.
Para poder competir com as tradicionais indústrias européias, americanas e japonesas, a HYUNDAI (palavra proveniente do coreano Hyeondae, que significa “tempos modernos”) teria de absorver tecnologias de outras marcas e se desenvolver em tempo recorde.
Origem dos nomes dos carros da Honda. O Honda Civic, por exemplo, foi criado com o objetivo de ser um carro “civil”, acessível a diversas pessoas e voltado para o uso urbano.
Deméter era a deusa da agricultura para os gregos antigos. Era associada com a fertilidade dos grãos plantados e considerada protetora das plantações. Perséfone, sua filha, também era considerada uma deusa da agricultura. Deméter ficou desesperada quando Hades raptou Perséfone.
Zeus é retratado como o deus mais poderoso da mitologia, sempre. Ninguém é páreo para ele, nem se compara, Poseidon nunca foi mostrado como igual a ele.