O frevo surgiu no final do século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares.
Derivado de “fervura, agitação e rebuliço”, o frevo mistura elementos da marcha, maxixe e movimentação da capoeira. Com a origem pernambucana, ainda no século XIX, nasceu de uma disputa envolvendo bandas militares e negros recém-alforriados que se misturam em meio a movimentos da capoeira.
A primeira delas foi no dia 14 de setembro, quando, em 1882, o jornalista Osvaldo da Silva Almeida usou o termo “frevo” pela primeira vez, sendo considerado o criador do nome do ritmo.
O Frevo nasceu no Recife, capital de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Surgiu no final do século XIX, mas desde 2012 é do mundo inteiro quando foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Pode ser dividido em três modalidades: o frevo-abafo, o frevo-coqueiro e o frevo-ventania. Possui orquestra na qual se destacam os instrumentos de pau e corda, como violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, flautas e clarinetes, além da caixa, pandeiro, surdo e saxofone.
A origem do frevo no Brasil | O Mundo Em Nós mesmos
Qual é a origem do xaxado?
Um dos ritmos do forró, o xaxado surgiu em Pernambuco na segunda década do século 20, executada originalmente apenas por figurantes masculinos. É possível que remonte aos gritos de guerra dos cangaceiros e que tenha sido difundido no Nordeste brasileiro pelo bando de Virgulino Ferreira, o Lampião.
O frevo é uma manifestação cultural caracterizada como uma dança folclórica e tradicional brasileira, mais conhecida na região Nordeste do país, sendo tipicamente pernambucana. Tem destaque no Carnaval, principalmente nas cidades de Olinda e Recife.
Tudo começou quando os recifenses resolveram usar guarda-chuvas no início do século 20 como forma de se proteger do sol. Então, aos poucos, as sombrinhas de frevo foram tomando forma e hoje além de ser um sucesso nos carnavais, ela é um acessório que compõem também as fantasias.
Com a expansão do exército, as bandas militares tornaram-se mais comuns e foram elas as responsáveis pela origem do Frevo como música. Havia uma rivalidade entre duas famosas bandas militares do século XIX: a do Quarto Batalhão de Artilharia e a do Corpo da Guarda Nacional.
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.
O frevo é uma dança folclórica típica de Pernambuco. Suas características mais marcantes são as roupas e a pequena sombrinha usada na dança, sempre muito coloridas. O frevo é uma manifestação folclórica brasileira típica do estado de Pernambuco, sendo uma das principais manifestações culturais do estado.
Neste domingo (9), principal ritmo do carnaval de Pernambuco completa 118 anos. A data faz referência à primeira vez que a palavra frevo apareceu na imprensa, em 1907, no “Jornal Pequeno”, do Recife.
O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste. Surgiu em meados de XVIII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas.
O samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX. Tem origem nos batuques e rodas de samba, realizados pelos afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer.
O Frevo é um estilo musical de Pernambuco, que foi registrado como Bem Imaterial pelo Iphan em 28/02/2007, sendo reconhecido assim, como um bem brasileiro, patrimônio de nossa cultura.
É famoso e importante, sua relevância para a cultura é reconhecida nacional e internacionalmente. Este é o frevo, ritmo musical e tipo de dança folclórica nascido no Recife, no Estado de Pernambuco.
Entre os passos ensinados por Antony Leão no tutorial de frevo do Band Folia estão os tradicionais Ponta de Pé, Ponta de Pé e Calcanhar, Chute Para Frente, Capoeira, Parafuso, Ferrolho, Chapa Quente, Locomotiva, Tesourão Aberto e Tesoura.
O frevo é um gênero musical que combina elementos de marcha, maxixe, dobrado e polca, mas também é um estilo de dança marcado por passos ágeis, coreografias acrobáticas e movimentos que remetem à capoeira.
O nome Xaxado vem da onomatopeia do chiado que as alpercatas (calçados) dos cangaceiros emitiam com o chão de terra solta, fazendo às vezes de instrumento de percussão, ditando o ritmo da dança, sendo uma forma predominantemente vocal.
O carimbó é uma dança cultural da região Norte, que teve origem no estado do Pará durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.