Qual é a nova regra ortográfica?
Resumo sobre o novo acordo ortográficoDentre as principais alterações, estão o acréscimo de letras no alfabeto oficial, a padronização para uso de maiúsculas e minúsculas em início de palavras, a abolição do sinal gráfico de trema, e alterações na acentuação gráfica e no uso do hífen.
Quais são as novas regras ortográficas?
REFORMA ORTOGRÁFICA - Veja o resumo das novas regras
- Não se acentua mais o 'u' tônico das formas verbais argui, apazigue, averigue. ...
- Hífen. ...
- Se o segundo elemento começa por 'h' ...
- Para separar vogais ou consoantes iguais. ...
- Prefixos 'pan' ou 'circum', seguidos de palavras que começam por 'h', 'm' ou 'n' ...
- Com 'pós', 'pré' 'pró'
Qual foi a última reforma ortográfica?
O Brasil contou até hoje com duas reformas ortográficas: 1943: foi instituído pela Academia Brasileira de Letras o primeiro formulário de normas e instruções sobre a Língua Portuguesa; 2009: a reforma ortográfica mais recente, onde foram incluídas novas letras no alfabeto e algumas mudanças com relação à gramática.Qual a regra do Novo Acordo Ortográfico?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa trouxe mudanças como o fim do trema; a adoção definitiva das letras < k >, < w > e < y > no alfabeto; o fim do acento em palavras paroxítonas com ditongos “e-i” e “o-i”, como “assembleia” e “heroico”, em todas as palavras terminadas com vogais dobradas, como “voo” e “creem”, e ...ACENTUAÇÃO GRÁFICA PARA GABARITAR PORTUGUÊS NA BANCA IBFC (CORREIOS) - Professora Pamba
Quais palavras perderam o acento?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.É obrigatório colocar o pingo no J?
De acordo com a Norma Ortográfica da Língua Portuguesa, publicada em 2008, o uso do pingo no J é opcional, tanto na letra cursiva quanto na letra de forma, dessa forma a afirmativa do enunciado é errada.Quais são as palavras que mudaram na nova ortografia?
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...Quando se deve usar s ou z?
De acordo com as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando o S aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia de Z. Por exemplo: casa, mesa, desânimo, liso. Essa característica da letra S é o que causa confusão na maioria das pessoas.Por que feiura não tem acento?
Entenderam? É mais simples do que parece: se a palavra for paroxítona e o hiato vier depois de ditongo decrescente, NÃO há acento (feiura, baiuca, feiume); se o hiato vier depois de ditongo crescente, há acento (Guaíra).O que mudou na ortografia atual?
No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.Qual acento foi extinto?
O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.Porque o trema foi abolido?
Com o Acordo Ortográfico, palavras que antes levavam o trema, como lingüiça, tranqüilo, lingüística, freqüente e cinqüenta, agora são escritas sem ele. Mas por que o trema foi abolido? A mudança se baseou na ideia de que a pronúncia do “u” após as letras g e q já é determinada pela fonética, não pela grafia.Por que a diarreia não tem acento?
De acordo com a norma, o acento agudo (´) deixa de ser usado nos ditongos (encontro entre duas vogais na mesma sílaba) ei e oi das palavras paroxítonas (em que a penúltima sílaba é pronunciada de forma mais forte). Assim, jiboia, paleozoico, asteroide, estreia, diarreia, entre outras, também perderam o acento.Porque beija-flor tem hífen?
Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.Porque chapéu é acentuado?
As oxítonas que terminam com os ditongos tônicos abertos éi, éu, ói recebem acento agudo: papéis, chapéu, Ilhéus, rouxinóis.Porque buzina é com Z?
De vez em quando, equivocadamente, ela é trocada pela vogal “o” (Erro: bozina). Escreve-se com “z” o nome desse aparelho com som estridente (e não “busina”). Ao apertar a buzina, que se buzine corretamente: com “u” e “z”, sempre.Como saber se a palavra é com ss ou ç?
✅ O "ç" é usado antes das vogais "a", "o" e "u" para representar o som de “s” antes dessas vogais. Exemplos: "maçã", "aço", "açúcar". ✅ Lembrando que não se usa "ç" antes das vogais "e" e "i" em português. Para representar o som de “s” nessas situações, usamos "ss" ou "s".Porque azeite se escreve com Z?
As palavras “azeite” e “azeitona” têm origem árabe, enquanto “óleo” e “oliva” vêm do latim. Faria mais sentido, portanto, dizer ou “óleo de oliva” ou “azeite de azeitona” – mas a segunda versão seria horrivelmente redundante, já que o original árabe az-zayt, por si só, já significa “sumo de azeitona”.Por que a palavra "cocô" perdeu o acento?
Diferença de coco, côco e cocô“Cocô” é uma palavra oxítona (a última sílaba é a que tem pronúncia mais forte) terminada em O, motivo pelo qual a palavra é acentuada. É o mesmo caso de “cipó”, “ofurô” e “forró”. Já “coco“, sem acento gráfico, corresponde ao fruto e é uma paroxítona terminada em O.