Na mitologia céltica, esta fruta simboliza a magia, a imortalidade e o conhecimento. Para os medievais era confortante o sentido da maçã como Ilha dos Bem-aventurados, possibilitando o acesso dos indivíduos num mundo semelhante ao paraíso e que se localizava paralelamente ao mundo terreno.
A maçã é o pseudofruto pomáceo da macieira (Malus domestica), árvore da família Rosaceae. É um dos pseudofrutos de árvore mais cultivados, e o mais conhecido dos muitos membros do género Malus que são usados pelos seres humanos.
Algumas pessoas afirmam que o “fruto proibido” seria uma metáfora para o sexo, e que, assim, o sexo seria o pecado que levou à expulsão do jardim. Mas essa posição é incorreta.
No Jardim do Éden, Eva colhe uma maçã, tasca-lhe uma dentada e oferece a fruta a Adão, que também mete os dentes. É assim, segundo o livro do Gênesis, que o primeiro casal criado por Deus cai em pecado.
No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.
A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira. Para vê-lo, bastar dividir ela ao meio. O fruto verdadeiro é aquela parte interna onde estão as sementes.
As flores da macieira têm um rico simbolismo que varia entre culturas. Antigamente, na mitologia celta, essas flores representavam a fertilidade e a abundância, refletindo a capacidade da árvore de produzir frutos em quantidade.
Diz que era o "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal". A ideia de considerar esse fruto uma maçã veio aos poucos, muito provavelmente por obra dos antigos tradutores da Bíblia. Ao versarem o texto do grego antigo para o latim, eles utilizaram a palavra "pomum".
A maçã possui potássio, fibras, além de compostos antioxidantes na sua composição. Quando consumida regularmente e como parte de um estilo de vida saudável, a maçã pode ajudar a reduzir o risco de ocorrência de alguns tipos de câncer, como pulmão e cólon, além de reduzir o risco de diabetes e problemas hepáticos.
Para quem Deus falou para não comer o fruto proibido?
E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
A maçã do amor de lembrança significa a união de casais, afeto, carinho e amor. Sendo assim, é distribuída em eventos e, por isso, é feita com a fruta inteira mergulhada em uma calda vermelha e açucarada.
Qual o significado de sonhar com maçã no mundo espiritual?
Maçãs. As maçãs sempre foram símbolos ricos em significados, desde a famosa história de Adão e Eva. Sonhar com maçãs pode indicar tentações e desejos, mas também representa oportunidades que estão à espera de serem colhidas. Fique atento, pois a prosperidade pode estar mais próxima do que você imagina.
Em Cantares, a esposa compara o amado a uma macieira. É uma árvore que fornece boa sombra, o fruto é doce e o perfume, muito apreciado no oriente (Ct 2: 3 e 7: 8) onde a maçã era bem conhecida e cultivada nos tempos antigos, mais provavelmente pelos árabes do que na Palestina, devido às condições climáticas.
Afora o consumo in natura é utilizada para purês, geléias, fruta desidratada, suco concentrado e bebidas fermentadas. O fruto da macieira é rico em substâncias pécticas e celulose, que, juntamente com a lignina constituem a fibra.
Uma teoria diferente defende que o fruto proibido da Bíblia tornou-se uma maçã por causa de uma confusão. Nessa vertente, o latim malus – que significa mal – teria sido confundido com malum, maçã. Independente do significado original no texto bíblico, o fruto acabou ganhando outras representações em culturas diversas.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.
Mas nem sempre nos apetece estar a comer sistematicamente a mesma fruta, por isso aqui ficam algumas possibilidades para substituir uma maçã: 300 gr de melão, ou de groselhas, ou de ruibarbo. 250 gr de toranja ou de morangos. 200 gr de framboesas, ou tangerinas, laranjas ou amoras.
Como Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor expulsou-os do Jardim do Éden para o mundo. Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido. Como Deus havia falado, eles se tornaram mortais.
No imaginário popular, a fruta proibida é a maçã. Nas representações em filmes, séries de televisão e desenhos animados, ela é associada ao pecado original de Adão e Eva. Entretanto, a bíblia não faz referência direta, nos primeiros capítulos do livro de gênesis , à maçã.