Qual a melhor vitamina para quem tem fibromialgia?
A suplementação com vitamina D, ômega-3, vitaminas do complexo B, magnésio, cálcio, coenzima Q10, vitamina C e vitamina E, na maioria dos estudos, comprovaram efeito anti-inflamatório no organismo, e consequente redução dos sintomas da doença.
Qual é o melhor suplemento para quem tem fibromialgia?
Vários suplementos nutricionais como Chlorella pyreinoidosa, coenzima Q10, Gingko biloba, L-carnitina, S-adenosilmetionina, creatina e melatonina têm demonstrado alguns benefícios em indivíduos com fibromialgia, ao melhorar sintomas como dores musculares, fadiga, rigidez matinal e, consequentemente, a qualidade de vida ...
Assim, sugere-se que a associação das vitaminas B12, B6 e B1, respectivamente e principalmente, nas doses de 1500µg (via oral diariamente) ou 2000µg (por via muscular duas vezes por semana), de 50mg, e de 300mg (ambas via oral diariamente), são eficazes es como fármacos analgésicos nas dores neuropáticas.
Um estudo 6 não recomenda a dosagem de vitamina B12 rotineiramente em pacientes com fibromialgia. Na procura de um biomarcador para DC, outro estudo 7 observacional retrospectivo evidenciou níveis elevados de ácido metilmalônico em 10% (n=1.827) dos pacientes, indicando deficiência de vitamina B12.
Alguns fármacos, como a pregabalina e a duloxetina, agem na maior sensibilidade à dor. Outros medicamentos, como relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos podem ser usados para alívio de diversos sintomas.
OS 10 SUPLEMENTOS QUE MAIS PRESCREVO PARA O TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA
Quais são os piores alimentos para quem tem fibromialgia?
Evite alimentos açucarados e ultraprocessados: opte por refeições caseiras e minimize o consumo de produtos industrializados, que podem agravar os sintomas da fibromialgia.
Dexametasona + Vitaminas do Complexo B é composto de substâncias que atuam de forma sinérgica nos processos inflamatórios de origem neurogênica ou de natureza músculo - esquelética.
Devido a uma ingestão prolongada de medicamentos analgésicos, utilizados para aliviar as dores, recomenda-se o aumento da ingestão de alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C) e potássio, como frutas cítricas, manga, papaia, kiwi, morango, acerola, brócolos, banana, farelo de aveia, nozes e damasco.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas do Irã, até o momento existe apenas um estudo randomizado controlado publicado sobre o papel da vitamina D na fibromialgia. E esse estudo mostra a eficácia da 25-hidroxi vitamina D na redução da dor e sintomas de fadiga matinal dos pacientes.
Citoneurin é um remédio indicado para neuralgia ou neurite que correspondem à dor ou inflamação dos nervos, causados por doenças como síndrome do túnel do carpo ou fibromialgia, por exemplo.
Qual o melhor suplemento para desinflamar as articulações?
Vitamina D
Tem ação anti-inflamatória e imunomoduladora, ou seja, ela regula o sistema imunológico e evita que ele ataque as próprias articulações, como ocorre na artrite reumatoide.
Esta combinação eficaz de Ácido Málico e Magnésio Dimalato proporciona benefícios significativos no alívio de dores musculares, especialmente associadas à fibromialgia. O magnésio desempenha um papel crucial em várias funções corporais, incluindo relaxamento muscular, coagulação sanguínea e produção de energia.
Bebidas açucaradas, como refrigerantes, milk-shakes, sucos de caixinha, entre outros industrializados devem ser evitados. O motivo para isso é que a ingestão de açúcar em excesso representa um alto nível de produção de insulina, dessa forma, o nível de dor também aumenta.
🍍 Abacaxi: A bromelina do abacaxi ajuda a reduzir inflamações e pode aliviar dores articulares e musculares associadas à fibromialgia. 🫐 Mirtilo: Rico em antioxidantes, o mirtilo combate o estresse oxidativo, um dos fatores que agravam os sintomas da fibromialgia.
É muito importante que o doente com Fibromialgia tome o pequeno-almoço, no qual deve incluir proteína e cereais integrais e pode experimentar um ovo cozido e um pouco de aveia, pois estes alimentos irão prevenir a subida acentuada dos níveis de açúcar no sangue e fornecer o tipo certo de energia para ajudar a aguentar ...
Vitamina D tem uma variedade de papeis no corpo. Ela é produzida pela pele através da ação dos raios de sol e também pode ser obtida pela alimentação. A falta de vitamina D tem sido implicada num número de condições, incluindo a dor crônica.
A vitamina B12 é um dos principais componentes para o bom funcionamento do organismo. Essa vitamina age diretamente no cérebro e desempenha um papel importante no sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células.
O que é o Suplemento Alimentar Citoneurin Complexo B 90 Cápsulas? O Suplemento Alimentar Citoneurin Complexo B é um suplemento nutricional formulado para auxiliar na saúde do sistema nervoso, contendo as vitaminas B1, B6 e B12, essenciais para o funcionamento adequado dos nervos e o metabolismo energético.
Exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação e ioga, ajudam a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a rigidez muscular e promover a liberação de endorfinas, que são os analgésicos naturais do corpo. Além do exercício, o alongamento regular também pode proporcionar alívio para os sintomas da fibromialgia.
O Projeto de Lei 598/23 considera a fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais, e obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer gratuitamente medicamentos para tratar a doença.
O tratamento da fibromialgia é realizado através do emprego de medicamentos e de outras medidas não medicamentosas. Todo individuo acometido pela fibromialgia obrigatoriamente deve praticar alguma modalidade de atividade física. Em geral o paciente tem a liberdade de escolher aquela na qual se ajusta melhor.