A gasolina aditivada, como citamos, tem aditivos que limpam o motor como se fosse um detergente. Por fazer essa higienização profunda, ela ajuda a manter o bom estado das peças, o que garante durabilidade.
Sim, a gasolina aditivada contém detergentes e aditivos que ajudam a limpar os bicos injetores do carro, removendo depósitos de sujeira e melhorando a eficiência do motor.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
A gasolina comum não possui os aditivos necessários para realizar a limpeza dos bicos injetores, sendo, então, indicado o uso da gasolina aditivada. Essa solução ajuda na limpeza interna dos bicos, não deixando resíduos com a queima de combustível.
A gasolina aditivada pode ser uma aliada na limpeza dos bicos injetores, peças essenciais para o bom funcionamento do motor. Esses bicos são responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão, mas com o tempo, podem acumular sujeira que atrapalha seu desempenho.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
“Etanol limpa o motor” — mito ou verdade? Verdade, mas é importante entender o contexto e as condições em que isso acontece. O etanol tem um índice de octanagem mais alto do que a gasolina, o que pode resultar em uma combustão mais completa e eficiente.
A maior octanagem da Gasolina Petrobras Podium garante o máximo aproveitamento da potência projetada do motor, protegendo a câmara de combustão da detonação indesejada. Isso proporciona retomadas de velocidade mais rápidas e, consequentemente, ultrapassagens mais seguras.
Para isso, utilize um desengraxante específico para motores, que solte a sujeira sem prejudicar as peças, ou sabão neutro, e evite usar produtos abrasivos, como saponáceo, que podem danificar o motor.
No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, porque auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
Há também quem diga que o jeito certo de como limpar motor de carro é só com água e pano, sem produto algum. Isso também não é verdade. Sabão, detergente, desengraxantes e produtos de polimento são alguns dos produtos bem vindos.
Qual o melhor aditivo para gasolina para limpar os bicos?
O Aditivo STP Fuel Injector Cleaner é ideal para a limpeza dos bicos injetores. Usando o Aditivo STP Fuel Injector Cleaner, você ajuda a limpar os bicos injetores do seu carro, o que pode melhorar o desempenho do motor.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
Com os aditivos especiais do Diesel Petrobras Podium não é necessária aditivação extra. Sua fórmula com detergentes e anticorrosivos mantêm limpo e protegido todo o sistema de alimentação do veículo, como tanque de combustível, bomba injetora, bicos injetores, entre outros.
O que é bom colocar na gasolina para limpar os bicos?
Limpa Bico Flex L80 Black Prime 500ml. Recomendado para uso via tanque de combustível. Aditivo para limpeza dos bicos injetores de gasolina, podendo ser utilizado em motores bicombustível, com tecnologia flex. É um produto recomendado para manter o sistema de alimentação de combustível limpo.
Essa é a vantagem da gasolina aditivada: manter o motor limpo e com uma combustão sempre correta. A única desvantagem é no caso de um carro que rodou milhares de quilômetros apenas com a gasolina comum e houve, então, a formação desses depósitos dentro do motor.
Bom, as principais vantagens desse combustível são: Limpeza do motor: os aditivos que estão no etanol aditivado ajudam a limpar o sistema de alimentação do motor, removendo impurezas e prevenindo a formação de depósitos.
Porém o uso constante do etanol pode exigir cuidados na manutenção periódica. Um deles é a formação de uma “goma” na ponta dos bicos injetores, que em casos extremos podem entupir. A Toyota recomenda o uso de um tanque de gasolina a cada 10 mil km consecutivos rodando com o etanol.