Visão geral do que vestir para um Safári no deserto Opte por roupas leves e respiráveis em cores neutras como bege, cáqui ou branco para se refrescar e se misturar com o ambiente. Calças largas ou saias compridas são ideais para proteger as pernas do sol e das plantas do deserto.
As roupas pretas realmente absorvem o calor, mas, graças à convecção do ar, isso pode causar uma pequena corrente de vento entre as camadas de roupa, ajudando a refrescar o viajante.
Na verdade não tem nada de insensato, pois a cor preta absorve menos luz que as outras cores e por isso é mais usada no deserto. As roupas de cor preta são isolantes térmicas de forma a impedir que o calor externo entre e assim mantêm as pessoas menos aquecidas numa temperatura menor que a do exterior.
Normalmente, as pessoas pensam que a cor clara das roupas é a melhor para a proteção solar. No verão, as roupas de cores claras estão cheias de olhos. Recentemente, os pesquisadores concluíram, por meio de experimentos, que usar roupas escuras nos dias de verão tem o melhor efeito de proteção solar.
Como FAZER A MALA para o DESERTO DE ATACAMA: dicas imperdíveis para quem viaja para San Pedro
O que significa roupa preta no mundo espiritual?
“Essa cor também pode ser associada à melancolia e à nostalgia, ao mesmo tempo que oferece sensação de proteção e segurança. No geral, quem escolhe o preto tende a transmitir confiança e uma forte identidade pessoal”, disse a psicóloga.
O preto e o branco são casos específicos pois eles são extremos opostos. Fora do espectro de cores visíveis, o preto absorve todas as cores, e por isso ele é a tonalidade que mais absorve calor. Já o branco reflete todas as cores, então quase não absorve calor nenhum.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
Roupas Leves e de Proteção Solar: Durante o dia, o sol pode ser intenso, então roupas leves e um chapéu são essenciais para proteção contra o sol. Não se esqueça de usar protetor solar. Roupas Quentes: À noite, as temperaturas podem cair drasticamente, então traga roupas quentes, incluindo um casaco.
Quanto à preferência térmica, nota-se uma curva mais acentuada para pessoas de cor da pele branca, com um coeficiente de correlação quase tão alto quanto no caso dos votos de sensação térmica.
Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.
O motivo é simples: roupas pretas absorvem a luz e a transformam em calor, enquanto roupas mais claras refletem a luz, mantendo a temperatura mais baixa. Portanto, em condições de exposição direta ao sol, uma camiseta preta tende a esquentar mais que uma camiseta branca.
As cores que mais absorvem calor são as de tonalidade escura, como o preto, que absorve 98% do calor solar que chega à superfície, cinza-escuro (90%), verde-escuro (79%), azul-escuro (77%), amarelo-escuro (70%), marrom e vermelho-escuro (70%).
A areia do deserto é um tom amarelo-avermelhado claro, fracamente saturado, geralmente considerado um tom mais profundo de bege. Como o bege, esse tom sutil corre o risco de ser entediante, mas com as cores certas ao lado, pode realmente ser inspirador, relaxante e bonito.
O preto, em contraste, absorve tudo e não emite nada. No meio há toda uma gama de cores." Quanto mais escura é a roupa, conclui, mais calor absorverá e refletirá menos. E, quanto mais clara, fará exatamente o contrário.
O ideal, segundo Clara, é utilizar roupas de cores claras, como bege, branco, off white, cinza, além de tons pastéis, como amarelo, rosa, azul, violeta e salmão, que refletem a luz em vez de absorvê-la.
“As roupas escuras ou pretas absorvem mais luz solar, o que gera maior sensação de calor, mas é importante ressaltar que uma roupa escura em um tecido de fibra natural, como o algodão, irá trazer maior frescor do que uma peça clara em tecido sintético, como o poliéster, que retém o suor.”
Os resultados confirmaram: branco e amarelo se mostraram as cores mais frescas, com temperaturas ao redor de 30 graus Celsius, enquanto preto e verde escuro se destacaram como as mais quentes, ultrapassando os 45 graus Celsius.
O branco é um dos tons mais recomendados para quem busca um ambiente mais fresco. Ele reflete grande parte da luz solar, evitando que as paredes absorvam calor excessivo.
A roupa preta durante a atividade física dificulta a perda de calor. A pessoa esquenta mais, a temperatura corporal sobe e ela perde mais água. O grande problema é que com a perda de água, a pessoa desidrata. Aumentar a temperatura corporal pode levar à hipertermia.
Porém, o estudo revelou que a camisa verde-escura foi quem ganhou o trono de “maior absorvente de calor”. A razão disso é a presença de luz infravermelha, que é invisível ao olho humano, mas representa uma parte notável da energia radiante do Sol.