Além dos aspectos biológicos, casos do contato com água e iluminação, e climáticos, o tempo de vivência varia de espécie para espécie. Enquanto as chamadas árvores primárias vivem, em média, 50 anos, as árvores climáticas pode existir por milhares de anos.
O período de vida de uma árvore varia muito. Um pessegueiro, por exemplo, não passa dos 30 anos, enquanto uma sequóia gigante, espécie de conífera americana, supera os 3000 anos de idade. Engana-se, porém, quem pensa que longevidade é sinônimo de vida tranquila.
A forma mais precisa para se medir a idade de uma árvore é contando-se os números de anéis formados em seu tronco ao longo dos anos. Mais ainda: devem ser contados os anéis na base do tronco, na parte mais baixa da árvore, ou no máximo a 1,4 metro do chão. Cada anel é um ano, um ciclo de desenvolvimento da árvore.
Para começar, é importante saber que cada espécie tem um tempo de vida diferente. Por exemplo, a araucária vive em média 400 anos e pode chegar até 700, um pé de oliveira é capaz de ultrapassar mil anos, já um pessegueiro atinge no máximo 30 anos.
Segundo estudiosos, uma Oliveira pode viver até 3.000 anos de idade, sabia?? 🙀💚 É uma planta que impressiona tanto por seu simbolismo como pelo seu aspecto visual DIVINO!
Gran Abuelo (Chile) - É um cipreste-da-Patagônia - Estima-se que tenha 5.845 anos (em 2023). Por isso, é a árvore que pode ser a mais velha do planeta (ameaçando o título de Matusalém).
A figueira (Ficus carica) é uma frutífera de clima temperado, que se adapta muito bem a outras condições climáticas. Essa variedade chega a três metros de altura quando são realizadas podas de condução para facilitar o manejo. Seu potencial de produção estende ao longo de 30 anos.
Matusalém tem 4.853 mil anos de idade, de acordo com um artigo da edição norte-americana da National Geographic intitulado "Qual é a árvore mais antiga da Terra? Ela sobreviverá às mudanças climáticas?. A árvore é tão antiga que, antes da construção das pirâmides de Gizé no Egito, ela já dava frutos, revela o artigo.
Um dos métodos mais fiáveis para calcular a idade das árvores é a contagem dos anéis de crescimento que ficam registados no interior dos troncos. A cada ano que passa, uma nova camada engrossa o tronco das árvores e cada camada corresponde a um anel.
Trata-se de um 'Fitzroya Cupressoides', um tipo de cipreste endémico comum no sul da América Latina. Com mais de 5000 anos, está prestes a substituir o Matusalém, um pinheiro de 4850 anos existente na Califórnia (Estados Unidos).
O tempo de vida de uma árvore varia de acordo com a sua espécie. Um pessegueiro vive 30 anos; um cajuzeiro, mais de cem; uma oliveira, até mil anos; sequoias, até três mil! Viva trinta, cem, mil ou até três mil anos, toda árvore nasce de uma pequenina semente. A semente cai no chão.
A laranjeira é uma árvore cítrica sempre-verde com uma vida produtiva de 50-60 anos. Algumas árvores bem cuidadas de laranja podem viver até 100 anos ou mais. A planta da laranja (Citrus x sinensis) pertence à família Rutaceae. É uma árvore que floresce e sua altura quando adulta pode ir de 5 a 15m (16-50pés).
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
É nas folhas onde ocorre respiração e transpiração. Esses dois processos são possíveis porque na superfície da folha existem estruturas chamadas de estômatos, que se abrem e fecham, permitindo a entrada e saída de gases e água da planta.
A oliveira mais antiga do mundo tem entre 3 mil e 5 mil anos. Apesar da idade, a árvore localizada na aldeia de Ano Vouves, na ilha grega de Creta, ainda produz azeitonas e atrai milhares de turistas anualmente.
A produção é crescente, e as plantas vão atingindo a maturidade depois de 10 ou 12 anos e pode produzir frutos por até 500 anos, atravessando várias gerações, dependendo dos cuidados do produtor.
As oliveiras centenárias, ou até bicentenárias, podem chegar ao valor de R$ 100 mil dependendo das condições da planta e idade, segundo o site MF Rural.
Origem. Foram descobertos no condado de Schoharie, Nova Iorque, fósseis do que é considerada a mais antiga árvore do mundo, trata-se de amostras bem preservadas da espécie conhecida como Wattieza, também conhecida como árvore de Gilboa, com idade estimada de 380 milhões de anos.
A árvore Pau-Brasil cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, se estendendo desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.
Facilmente identificável pelas suas folhas persistentes e pela copa piramidal, a sequoia pode superar os 100 metros de altura, o equivalente ao tamanho de três edifícios de seis andares.