Qual a garantia de um serviço mecânico?

Qual prazo de garantia de um serviço? O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 26, inciso II, diz que o consumidor tem até 90 dias para reclamar dos defeitos apresentados no fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em onmotor.com.br

Qual a garantia de serviço mecânico?

De acordo com o artigo 26 do CDC, a garantia mínima para serviços realizados é de 90 dias. Se surgir algum problema relacionado ao serviço ou às peças trocadas nesse período, a oficina deve realizar as correções sem custo adicional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.texaco.com.br

Qual o tempo de garantia de uma prestação de serviço?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Qual a garantia para serviços de manutenção?

E qual a garantia do serviço do prestador de serviços? A garantia para produtos e serviços não duráveis é de 30 dias. Já para produtos e serviços duráveis é de 90 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a garantia de um prestador de serviço?

Todo prestador de serviços tem o direito fundamental de receber o pagamento acordado de forma justa e dentro do prazo estabelecido no contrato ou combinado verbalmente. Esse direito, portanto, é uma garantia não apenas ética, mas também legal, devidamente respaldada pela legislação vigente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em senhorcontabil.com.br

Garantia de peças e serviços oficina mecânica

O que é um Termo de garantia para serviços mecânicos?

O termo de garantia de serviço mecânico é válido para a garantia contratual, ou seja, é quando o fornecedor, sendo ele o fabricante ou o prestador de serviços, oferece uma garantia estendida acima dos 90 dias. Nos três primeiros meses, a nota fiscal normalmente é suficiente para assegurar a garantia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.simplusbr.com

Como posso reclamar de um serviço mal feito?

Aqui, no Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. É simples e fácil! Primeiro, o consumidor verifica se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

Qual o prazo de garantia de manutenção?

Segundo prevê o Código, na chamada garantia legal, o consumidor tem o prazo de 30 dias, no caso de bens não-duráveis e de 90 dias para bens duráveis, para solicitar o reparo de problemas de fácil identificação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.al.gov.br

O que diz o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor?

26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.df.gov.br

Sou obrigado a dar garantia de serviço?

É importante entender, também, que essa é uma garantia obrigatória, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesse cenário, a garantia de serviço não é nada mais do que uma forma de assegurar ao cliente que ele terá algum retorno da empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em analysissa.com.br

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa consumidor?

35 do CDC , a recusa à oferta oferece ao consumidor a prerrogativa de optar, alternativamente e a sua livre escolha, pelo cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto, ou rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, somada a perdas e danos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre prestação de serviços?

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

Qual o prazo para reclamar vício oculto?

Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta é que começa a contagem dos prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, § 3º, do CDC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a responsabilidade de um mecânico?

O mecânico é o profissional responsável por realizar a manutenção, diagnóstico e reparo de componentes automotores. Ele realiza inspeções técnicas, identifica problemas mecânicos ou elétricos, substitui peças danificadas e assegura o funcionamento eficiente e seguro de veículos e maquinários.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

O que fazer quando o mecânico está enrolado?

Nessa hora, você consumidor deve procurar uma Delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência (Amparo Legal: artigo 168 do Código Penal – pena de reclusão de um a quatro anos e multa).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vrnews.com.br

O que diz o art. 18 do CDC?

Tema atualizado em 28/5/2024. Quando o vício do produto não for sanado no prazo máximo de trinta dias, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, conforme o disposto no artigo 18, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 42 do Código do Consumidor?

O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Como funciona a garantia de um serviço?

De maneira resumida, a Lei de garantia do serviço refere-se ao direito do consumidor de recorrer em caso de defeitos ou serviço mal prestado. Ou seja, nesse caso, é considerado que esse cliente não ganhou aquilo pelo qual pagou. Por exemplo, quando um mecânico troca a junta do cabeçote de um motor que superaqueceu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em onmotor.com.br

Como funciona a garantia de 1 ano?

Por exemplo, se uma loja oferece 1 (um) ano de garantia contratual, somente após o término desse prazo é que se conta os 30 ou 90 dias de garantia legal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpce.mp.br

Como funciona a garantia de mecânico?

Pela lei, qualquer serviço que você prestar dentro da sua oficina deve ter uma garantia mínima de 90 dias. Se um cliente não ficar satisfeito com o seu trabalho, seja por não ter atingido o resultado oferecido ou por defeito recorrente, ele pode exigir que você faça tudo de novo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em chiptronic.com.br

O Conserto tem garantia?

Consumidor tem direito a reparo dentro da garantia. Após 30 dias sem solução, pode optar por troca, cancelamento ou abatimento. Restituição imediata não é obrigatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quanto tempo dura a garantia mecânico?

Conforme estabelece Código de Defesa do Consumidor, mesmo sendo usado, o veículo possui garantia legal de 90 dias para problemas aparentes. Se não forem de fácil constatação, o consumidor terá também prazo de 90 dias para reclamação, contados a partir da data que eles forem verificados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que fazer em caso de má prestação de serviço?

Em caso de má prestação de serviço, o primeiro passo é tentar uma solução amigável com o prestador, solicitando correção ou cumprimento do que foi prometido. Se isso não for possível, você pode registrar uma reclamação por escrito e, se necessário, recorrer ao Procon ou buscar orientação jurídica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Qual o prazo de garantia para prestação de serviços?

I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Sou obrigado a pagar por um serviço mal feito?

Não, você não é obrigado a pagar por um serviço mal feito.

O CDC assegura que o consumidor só deve pagar por um serviço quando ele foi prestado de forma adequada, conforme o combinado e dentro dos padrões de qualidade esperados. Se o serviço apresentar problemas, você tem direitos específicos para evitar prejuízos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.queromeusdireitos.com