Qual a garantia de serviço mecânico?
De acordo com o artigo 26 do CDC, a garantia mínima para serviços realizados é de 90 dias. Se surgir algum problema relacionado ao serviço ou às peças trocadas nesse período, a oficina deve realizar as correções sem custo adicional.Qual o tempo de garantia de uma prestação de serviço?
Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.Qual a garantia para serviços de manutenção?
E qual a garantia do serviço do prestador de serviços? A garantia para produtos e serviços não duráveis é de 30 dias. Já para produtos e serviços duráveis é de 90 dias.Qual a garantia de um prestador de serviço?
Todo prestador de serviços tem o direito fundamental de receber o pagamento acordado de forma justa e dentro do prazo estabelecido no contrato ou combinado verbalmente. Esse direito, portanto, é uma garantia não apenas ética, mas também legal, devidamente respaldada pela legislação vigente.Garantia de peças e serviços oficina mecânica
O que é um Termo de garantia para serviços mecânicos?
O termo de garantia de serviço mecânico é válido para a garantia contratual, ou seja, é quando o fornecedor, sendo ele o fabricante ou o prestador de serviços, oferece uma garantia estendida acima dos 90 dias. Nos três primeiros meses, a nota fiscal normalmente é suficiente para assegurar a garantia.Como posso reclamar de um serviço mal feito?
Aqui, no Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. É simples e fácil! Primeiro, o consumidor verifica se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site.Qual o prazo de garantia de manutenção?
Segundo prevê o Código, na chamada garantia legal, o consumidor tem o prazo de 30 dias, no caso de bens não-duráveis e de 90 dias para bens duráveis, para solicitar o reparo de problemas de fácil identificação.O que diz o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor?
26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.Sou obrigado a dar garantia de serviço?
É importante entender, também, que essa é uma garantia obrigatória, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesse cenário, a garantia de serviço não é nada mais do que uma forma de assegurar ao cliente que ele terá algum retorno da empresa.O que diz o artigo 35 do Código de Defesa consumidor?
35 do CDC , a recusa à oferta oferece ao consumidor a prerrogativa de optar, alternativamente e a sua livre escolha, pelo cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto, ou rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, somada a perdas e danos.O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre prestação de serviços?
O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.Qual o prazo para reclamar vício oculto?
Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta é que começa a contagem dos prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, § 3º, do CDC).Qual a responsabilidade de um mecânico?
O mecânico é o profissional responsável por realizar a manutenção, diagnóstico e reparo de componentes automotores. Ele realiza inspeções técnicas, identifica problemas mecânicos ou elétricos, substitui peças danificadas e assegura o funcionamento eficiente e seguro de veículos e maquinários.O que fazer quando o mecânico está enrolado?
Nessa hora, você consumidor deve procurar uma Delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência (Amparo Legal: artigo 168 do Código Penal – pena de reclusão de um a quatro anos e multa).O que diz o art. 18 do CDC?
Tema atualizado em 28/5/2024. Quando o vício do produto não for sanado no prazo máximo de trinta dias, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, conforme o disposto no artigo 18, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor.O que diz o artigo 42 do Código do Consumidor?
O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”Como funciona a garantia de um serviço?
De maneira resumida, a Lei de garantia do serviço refere-se ao direito do consumidor de recorrer em caso de defeitos ou serviço mal prestado. Ou seja, nesse caso, é considerado que esse cliente não ganhou aquilo pelo qual pagou. Por exemplo, quando um mecânico troca a junta do cabeçote de um motor que superaqueceu.Como funciona a garantia de 1 ano?
Por exemplo, se uma loja oferece 1 (um) ano de garantia contratual, somente após o término desse prazo é que se conta os 30 ou 90 dias de garantia legal.Como funciona a garantia de mecânico?
Pela lei, qualquer serviço que você prestar dentro da sua oficina deve ter uma garantia mínima de 90 dias. Se um cliente não ficar satisfeito com o seu trabalho, seja por não ter atingido o resultado oferecido ou por defeito recorrente, ele pode exigir que você faça tudo de novo.O Conserto tem garantia?
Consumidor tem direito a reparo dentro da garantia. Após 30 dias sem solução, pode optar por troca, cancelamento ou abatimento. Restituição imediata não é obrigatória.Quanto tempo dura a garantia mecânico?
Conforme estabelece Código de Defesa do Consumidor, mesmo sendo usado, o veículo possui garantia legal de 90 dias para problemas aparentes. Se não forem de fácil constatação, o consumidor terá também prazo de 90 dias para reclamação, contados a partir da data que eles forem verificados.O que fazer em caso de má prestação de serviço?
Em caso de má prestação de serviço, o primeiro passo é tentar uma solução amigável com o prestador, solicitando correção ou cumprimento do que foi prometido. Se isso não for possível, você pode registrar uma reclamação por escrito e, se necessário, recorrer ao Procon ou buscar orientação jurídica.Qual o prazo de garantia para prestação de serviços?
I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.Sou obrigado a pagar por um serviço mal feito?
Não, você não é obrigado a pagar por um serviço mal feito.O CDC assegura que o consumidor só deve pagar por um serviço quando ele foi prestado de forma adequada, conforme o combinado e dentro dos padrões de qualidade esperados. Se o serviço apresentar problemas, você tem direitos específicos para evitar prejuízos.