O profundor é uma superfície aerodinâmica de controle de voo usada em aeronaves de asa fixa para permitir ao piloto em comando o seu controle horizontal. Ele é uma peça móvel fixada no estabilizador horizontal do avião, usada para controlar a atitude do avião em relação ao horizonte.
O profundor ou leme de profundidade (em inglês, elevator) é uma superfície de controlo móvel horizontal existente na extremidade traseira da cauda dos aviões (também denominada de empenagem horizontal), responsável pelo movimento do avião sobre seu eixo lateral, aumentando ou diminuindo o ângulo de ataque da aeronave.
e no profundor tem o compensador, o profundor. Ele serve pra fazer o movimento de arfagem do avião, ou seja, onde eu puxo o manche, o avião sobe o nariz e quando eu empurro o manche, o avião desce o nariz. Quando você tá com o piloto automático ligado, esse movimento.
Profundor, superfície de comando do avião em movimento
Qual a função do profundor?
Aerófilo auxiliar removível cuja função é imprimir um movimento de arfagem à aeronave. O profundor é geralmente articulado ao estabilizador. ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos.
Quanto menor o peso de decolagem de um avião, menor será a força necessária para que ele consiga decolar. Com isso, a resposta correta é: b) menor a pista necessária para a decolagem.
Por que os pilotos sempre avisam quando o avião cruza 10 mil pés na subida e na descida?
Os pilotos fazem esse aviso para que a tripulação saiba que pode entrar em contato com eles, pois antes de dez mil pés a cabine de comando é que exige mínima contaminação por parte dos comissários para que os pilotos tenha maior concentração abaixo de dez mil pés.
Outra forma que o piloto tem para antecipar possíveis turbulências é recebendo os relatórios de outras aeronaves que estão voando naquele momento, proporcionando assim a possibilidade de ter informações em tempo real sobre as condições de voo.
O radome guarda diversos radares, antenas, emissores e receptores de sinais eletromagnéticos, alguns exemplos são: Radar meteorológico - responsável por permitir que o avião detecte condições climáticas desfavoráveis pela frente; Glide slope - Antena de rampa de planeio – equipamento que auxilia no pouso da aeronave; ...
Os flaps (ou flapes) são dispositivos hipersustentadores que consistem de abas, ou superfícies articuladas, existentes nos bordos de fuga (parte posterior) das asas de um avião, os quais, quando abaixados e/ou estendidos, aumentam a sustentação e o arrasto ou resistência ao avanço de uma asa pela mudança na curvatura ...
Compartimento, inicialmente aberto, para acomodação do piloto, tripulação e passageiros do avião. Hoje em dia, é usado por todo o mundo para designar a parte da frente da cabina, em especial dos aviões de passageiros, a que, com mais rigor, se deveria chamar cabina de pilotagem.
Vamos olhar as asas de perto: o vento passa mais rápido na parte de cima das asas do que na parte de baixo. As turbinas do avião ajudam a fazer o vento passar pela asa. Essa diferença de velocidade do vento faz com que a força de sustentação fique maior do que o peso, e o avião suba!
Deslocamento angular ao redor de um eixo paralelo ao eixo lateral de uma aeronave. É considerado positivo quando o nariz do avião sobe (estola) e negativo quando o nariz cai.
Aeronaves como as fabricadas pela Airbus, Boeing e Embraer, projetadas para transportar passageiros e cargas em longas distâncias, voam entre 36 mil e 40 mil pés (aproximadamente 10.972 a 12.192 metros). Essas altitudes são conhecidas como “altitude de cruzeiro” e são mantidas durante a maior parte do voo.
Em algumas empresas aéreas, por exemplo, o aviso é feito pelo sistema de som, em uma mensagem como “Tripulação, dez mil pés” ou algo semelhante. Em outras, é feito apenas através de algum código sonoro, como a repetição seguida do som de aviso dos cintos de segurança.
É o caso da nuvem Cumulonimbus (CB) ou nuvem de tempestade. “Para a aviação, é o tipo mais perigoso devido ao conjunto de fenômenos meteorológicos que se produzem nela, capazes de comprometer a segurança do voo”, conta o professor de meteorologia Flávio Silveira, da Escola de Aviação Grandis Soluções, em Brasília.
A remuneração total mensal estimada para o cargo de Piloto é de R$ 11.914, com uma média salarial mensal de R$ 9.574. Esses números representam a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Pagamento Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
Para definir essa velocidade da decolagem, o peso do avião também tem papel fundamental (o que inclui o peso do próprio avião, combustível, passageiros, bagagens e cargas). No geral, a velocidade média dos modelos comerciais fica entre 200 km/h e 280 km/h.
As alavancas de primeira classe são um tipo de máquina simples em que o ponto de apoio (fulcro) está localizado entre o esforço aplicado e a resistência a ser superada.
O avião e o combustível juntos constituem a maior parte do peso de uma aeronave, seguidos pelos clientes, com um avião cheio pesando aproximadamente 24.000 kg.