Escarificadores e Subsoladores São equipamentos que trabalham a superfície e a sub-superficie do solo para promover desagregação de camadas compactadas, a fim de facilitar a penetração de raízes das culturas, da água e do ar, para as camadas mais profundas do solo, sem incorporar a matéria orgânica.
Para melhorar a eficiência de descompactação do solo, a escarificação deve ser realizada quando o solo estiver numa consistência de friável a seco, utilizando um espaçamento entre hastes de 1,0 a 1,3 vezes a profundidade de trabalho.
Qual a diferença do escarificador para o subsolador?
A escarificação proporciona redução da resistência do solo à penetração, com pouca mobilização do solo. Quando a camada compactada está em profundidades não atingidas pelos escarificadores, a subsolagem é recomendada para o rompimento dessa camada.
Os escarificadores são eficazes no rompimento da camada compactada, exigem a mesma demanda de potência, permitem uma operação com melhor rendimento e menor custo que a aração. E a principal vantagem do escarificador é o fato de que em lavouras nas quais o SPD está consolidado, não há revolvimento do solo.
Por definição, a escarificação do solo é uma operação agrícola e mecanizada que consiste no rompimento de camadas compactadas ou adensadas de solos, superficiais e subsuperficiais. Essa operação é efetuada com auxílio de trator equipado com implemento denominado escarificador de hastes.
ESCARIFICADOR OU SUBSOLADOR: qual utilizar em solo com problemas de compactação?
Qual o objetivo da escarificação?
A escarificação é o preparo de mãos e antebraços de todos os integrantes da equipe cirúrgica objetivando proteger o paciente contra contaminações. A escarificação cirúrgica é o preparo de mãos e antebraços de todos os integrantes da equipe cirúrgica e tem como finalidade exercer o bloqueio do crescimento bacteriano.
Os tipos mais comuns de escarificadores e subsoladores são os de arrasto e montados, porém, existem ainda os vibratórios, em que as hastes oscilam no sentido transversal por meio de um eixo excêntrico motriz montado no chassi e acionado pela TDP.
Escarificação química: é um método químico, feito geralmente com ácidos (sulfúrico, clorídrico etc.), que possibilita os sementes executar trocas com o meio, água e/ou gases. Escarificação mecânica: é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc).
O trator deverá manter uma relação de 55 a 60 kg/cv para o trabalho de subsolagem com adição de lastreamento (pesos metálicos e/ou água em ambos). A relação kg/cv deve ser de 65% no eixo traseiro e 35% no dianteiro, por ser um subsolador tracionado por barra de tração.
Grade aradora é um implemento usado para rompimento e suavização da superfície do solo. Ela é diferente do arado, que permite cultivos mais profundos. As grades apresentam uma estrutura pesada (com dentes, discos, correntes e outros meios para movimentar o solo), requerida para que os discos penetrem na terra.
A escarificação do solo em Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma alternativa para rompimento de camadas compactadas que impedem o desenvolvimento radicular das plantas, a aeração e a circulação de água no solo no decorrer dos anos de manejo.
Qual a diferença entre um escarificador e um subsolador?
Apesar da semelhança com o escarificador, o subsolador atinge camadas mais profundas, com isso, há uma maior necessidade de potência do trator e se não for bem manuseado pode compactar em sub-superfície. Assim, sua utilização é indicada apenas quando os outros equipamentos não conseguem atingir a camada compactada.
Escarificação mecânica – Processo de abrasão ou raspagem da sementes para que o tegumento seja desgastado, tornando-se permeável à água e ao oxigênio. Imersão em água quente ou choque térmico – sementes colocadas em água quente; A temperatura e o tempo de imersão são determinados de acordo com a espécie.
O processo mecânico de descompactação de solo está fundamentado no princípio da subsolagem, isto é, romper cama- das compactadas através de equipamentos motomecanizados que, operam em profundidades ligeiramente maiores do que as normalmente empregadas com implementos de preparo de solo.
O uso de subsoladores é recomendado para romper camadas compactadas de solo em profundidades não alcançáveis para grades, arados ou escarificadores. Normalmente, os subsoladores atuam na área do perfil do solo entre 30 e 60 centímetros, podendo chegar a profundidades de até 1 metro.
Que máquina é usada para realizar a colheita de forma mais rápida?
A colheitadeira é um dos tipos de máquinas agrícolas que mais têm evoluído na agricultura moderna. Como o próprio nome indica, esse equipamento é usado durante a fase da colheita da lavoura. Ela surgiu com o objetivo de tornar o processo mais rápido e preciso.
Em regiões onde o solo está muito compactado, geralmente por um tráfego ostensivo de máquinas agrícolas pesadas, o subsolador é a ferramenta mais indicada para o preparo do seu solo e, assim, aumentar as chances de sucesso da sua safra.
Deve-se amostrar a camada arável do solo, ou seja, de 17 a 20 cm de profundidade, ou seja, a profundidade de amostragem deve ser a mesma de incorporação dos adubos e dos corretivos. Antes da coleta das amostras de solo, deve-se eliminar a vegetação, as folhas, ramos, as pedras da superfície do solo, etc.
Essa compactação do solo dificulta o desenvolvimento das plantas e a drenagem das águas, entre outros problemas que pode causar. A operação de subsolagem é um procedimento agrícola que visa atenuar os efeitos da compactação do solo.
À pronta-entrega, temos o modelo Descompactador de Solo Terrus DXS-A 5 Hastes, que custa R$ 169.900,00 (preço à vista para produtor rural do Estado de São Paulo).