A compactação do solo trata-se de um importante método utilizado quando se deseja garantir uma base adequada para a implantação de pavimentos e edificações, fazendo com que esse material seja conformado de modo a comportar a construção a ser executada.
A compactação é um processo que ocorre pela redução de vazios ou ar entre as partículas do solo. Já a consolidação também é um processo de redução dos vazios e da compressibilidade do solo, quando há a expulsão da fase líquida, alterando o teor de água dos solos.
A compactação do solo é um procedimento que aumenta a densidade do terreno onde será construída uma edificação. A partir disso, é possível garantir mais resistência e estabilidade para todas as etapas posteriores de um canteiro.
A compactação é justamente uma ferramenta que auxilia nesse processo de melhoria da resistência do solo. O procedimento consiste em reduzir o índice de vazios — espaços porosos — e a umidade que estão presentes.
A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.
Consiste no aumento artificial do peso específico seco (densificação) dos solos. Solo lançado para a construção de um aterro → estado fofo e heterogêneo → compactação → consegue-se densificar o solo e homogeneizá-lo; aumentar seu peso específico seco e diminuir seu índice de vazios.
Entende-se por compactação dos solos a redução rápida do índice de vazios por meio de processos mecânicos, em face da compressão ou expulsão do ar dos poros.
A Norma NBR 6457:2016 Versão corrigida 2016 especifica o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização (análise granulométrica e determinação dos limites de liquidez e plasticidade, da massa específica das partículas que passam na peneira de 4,8 mm, da massa específica ...
A compactação é realizada através da aplicação de forças mecânicas que removem o ar entre as partículas do solo, reduzindo seu volume e aumentando sua densidade. O cuidado na execução dessa etapa é fundamental, pois uma compactação inadequada pode resultar em problemas estruturais no futuro.
O controle de compactação de uma obra de terra consiste na determinação por meios de ensaios de campo dos seguintes parâmetros: grau de compactação do solo; o desvio da umidade do aterro em relação ao teor ótimo e a massa específica correspondente à umidade ótima, para a mesma energia de compactação utilizada em ...
NBR 7182. É responsável por determinar quais os métodos serão utilizados para que seja possível identificar o teor de umidade e a massa classificada como específica, que esteja visível no solo compactado.
A compactação do solo é um processo para permitir a estabilidade e a segurança da obra. Ele aumenta a densidade e resistência do solo, reduzindo o risco de assentamentos, rachaduras e outros problemas estruturais.
O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de soquete padronizado na amostra. No Brasil, este ensaio é normatizado pelas normas ABNT NBR-7182/2016 e DNER- M162/94.
Como saber se o solo está compactado? Diversos atributos físicos podem ser utilizados para aferir a qualidade física do solo e inferir a respeito da ocorrência da compactação em alguma camada. Dentre os mais utilizados destacam-se a determinação de resistência à penetração, macroporosidade e densidade do solo.
O ensaio de compactação é uma técnica utilizada para avaliar a capacidade de um solo de ser compactado, garantindo que ele alcance a densidade desejada e a estabilidade necessária para suportar estruturas e obras.
A recente publicação da norma ABNT NBR 7480:2024 reflete esse movimento. A atualização normativa traz uma importante novidade para o setor: pela primeira vez, considera o vergalhão de Alta Resistência, ou seja, inclui um novo grau de aço para as estruturas de concreto armado.
As Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) são normativas criadas e certificadas pela ABNT para empresas e indústrias com o objetivo de padronizar, criar e manter a qualidade dos processos, produtos e serviços. Não são obrigatórias, mas para licitações e certificações podem ser exigidas.
É uma técnica de densificação do solo feita através de equipamentos mecânicos ou manuais, para reduzir o volume e torná-lo mais estável. A compactação do solo possibilita alterar a estrutura, modificar a distribuição, a permeabilidade e a coesão entre as partículas.
A compactação de solo é um processo fundamental na construção civil, que consiste em aumentar a densidade do solo por meio da aplicação de energia. Esse processo é essencial para garantir a estabilidade e a resistência do solo, evitando problemas como afundamentos e deslizamentos.
abreviar,reduzir,compilar = respigar,resumir,precisar,condensar,concentrar,compactar,sintetizar,substanciar,epitomar,epitomizar,compendiar,sumariar,arrancar os babados,epilogar,bosquejar,dar uma substância de,fazer um resumo de,tracejar,extratar,apertar em breve escritura,recapitular,repetir na súmula,cifrar,escorçar, ...
O compactador de solo é um equipamento versátil e sua operação é razoavelmente simples, mas exige alguma experiência, força e firmeza nas mãos. O ideal é que esse tipo de máquina seja sempre operada por alguém qualificado, sendo que sua operação obedece a duas normas distintas: a NR-18 e a NR-12.
Qual a diferença entre proctor normal e proctor modificado?
O Ensaio de Proctor Modificado utiliza o mesmo molde no padrão, de volume 944cm³, porém o solo é compactado em 5 camadas e os golpes são aplicados com um soquete metálico de 4,54kg e altura de queda de 45,7 centímetros. O número de golpes é de 27 golpes por camada de solo.
A compactação do solo é o processo em que o solo recebe uma pressão externa, como o tráfego de máquinas agrícolas, o peso de animais ou equipamentos de transporte, ocorrendo uma diminuição do seu volume, resultando em maior densidade.