Qual a forma correta: "senão me engano" ou "se não me engano"?
Se você pretende usar um sinônimo para “exceto”, “do contrário”, “a não ser”, “porém” ou “problema”, o correto é utilizar a palavra “senão”. Mas se você está iniciando uma oração subordinada adverbial condicional, causal ou temporal, o certo é escrever “se não”. Leia também: Mecher ou mexer?Como escrever se não me engano?
Nesse contexto específico, a oração Se não me engano vai de oração condicional para oração de expressão atitudinal.É salvo engano ou se eu não me engano?
A expressão «salvo engano» está correta e é sinónima de «se não me engano». Exemplo: «Um viajante, que por ali pousou com grande estado, da familia até dos Jardins, salvo engano, chegou a pagar uma cocadazinha, puxa-puxa com uns brincos de pedrinhas verdadeiras, amarelas, muito vistosas [...]»* (Alfredo de E.O que significa se não me engano?
Em (03) ao utilizar a estrutura “se não me engano” o falante enuncia uma proposição e, no processo, busca não se comprometer com a verdade do que enuncia, ou seja, o falante nega certeza do conhecimento da informação e, ao fazê-lo, afasta-se de sua verdade.JOGANDO GOD OF WAR #3 SE NÃO ME ENGANO
Quando usar o salvo engano?
Em contraste com a primeira expressão, nós usamos “salvo engano”, quando não estamos muito certo sobre determinada informação. Por exemplo: Salvo engano, ele estava tão cansado que não dormia há dois dias.Quando devo usar senão e se não?
Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.Qual a diferença entre o erro e o engano?
O erro leva, voluntariamente, a um resultado não correto. (15a) (!) O engano leva, voluntariamente, a um resultado não correto.O que usa de engano não?
O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.O que Jesus falou sobre o engano?
Mateus 24:4-5 NBV-PJesus disse-lhes: “Não deixem que ninguém engane vocês. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo! ', procurando enganar muitas pessoas.
É certo falar muito pouco?
Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”.Qual o correto: interveio ou interviu?
Interveio é a forma correta! Portanto, devemos usar como referência o verbo “vir” para conjugar o verbo “intervir”. Por isso, se dizemos veio, então interveio (e não interviu)."Venho por meio deste" está correto?
Através de/Por meio de"Por meio de" é semelhante a "por intermédio de" e se relaciona a "instrumento para a realização de algo". Portanto, ao começar um e-mail, por exemplo, o correto é "Venho por meio deste", e não "Venho através deste".