Qual é o poderio militar e bélico do Irã? O Irã tem a 14ª maior força militar do mundo, segundo levantamento do Global Fire Power — site internacional que mede as forças militares e faz um ranking anualmente. A lista de 2024 é baseada em mais de 60 fatores e tem 145 países.
O país ocupa a 14ª posição no ranking global de forças militares em 2024, de acordo com levantamento do Global Fire Power; as Forças Armadas possuem um contingente total de 650 mil soldados.
Em caso de guerra entre Irã e Israel, Irã tem exército numericamente superior, com sistemas de mísseis avançados, mas equipamentos defasados. Israel destaca-se em defesa aérea com tecnologia como o Domo de Ferro. Irã investe em arsenal de mísseis, enquanto Israel tem gastos militares mais altos.
O Irã possui o maior e mais diversificado arsenal de mísseis do Oriente Médio, com milhares de mísseis balísticos e de cruzeiro, alguns capazes de atingir Israel e o sudeste da Europa, segundo análise do Projeto de Ameaça de Mísseis do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) de 2021.
O IISS estima que o Irã tenha cerca de 320 aeronaves com capacidade de combate. Os jatos datam da década de 1960 e incluem F-4, F-5 e F-14 (este último é o avião que ficou famoso no filme Top Gun de 1986).
F-14A. Versão de série para a marinha americana e força aérea iraniana, com dois turbofans Pratt & Whitney TF-30-P-412A de 9 480 kg de empuxo e pós queimadores (521 aeronaves para a marinha americana e 80 aeronaves para o Irã).
De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita no Irã foi de 4.663 dólares no ano passado, enquanto em Israel foi de mais de 52 mil dólares.
O ranking especializado avalia a capacidade militar de 145 países. Além disso, o Irã conta com um arsenal de mísseis poderoso, considerado o maior e mais diversificado do Oriente Médio, segundo o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).
O cargo é ocupado pelo Aiatolá Ali Khamenei desde junho de 1989, quando sucedeu Ruhollah Khomeini. O Guia Supremo determina a direção geral da política iraniana, ouvido o Conselho de Discernimento, e atua como árbitro entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Oliveira enfatiza que, apesar do menor contingente, a superioridade tecnológica de Israel lhe confere maior precisão e eficácia em suas operações militares. Além disso, Israel é reconhecidamente uma potência nuclear, enquanto o status nuclear do Irã permanece incerto.
De acordo com o Global Firepower, Israel possui mais tanques do que o Irã – 1.996 em comparação com 1.370. Na qualidade dos veículos, o país de Netanyahu também sai a frente, com o tanque Merkava, um dos melhores blindados do mundo.
O Irã considerou o ataque a Israel um sucesso. Mas, segundo o pesquisador iraniano e diretor do Centro de Estudos Árabe-Iranianos, com sede em Londres, Ali Nouri Zadeh, a ofensiva não rendeu pontos ao Irã. Ele diz que, pelo contrário, revelou fraqueza no regime iraniano ao não atingir nenhum alvo dentro de Israel.
O conflito está vinculado na luta política entre a liderança iraniana e Israel, com Israel a procurar evitar supostas armas nucleares do governo iraniano e a destruição dos seus aliados como o Hezbollah no Líbano. As forças iranianas estão operando na Síria em apoio do governo de Bashar al-Assad.
O governo do Irã apoia as atividades militares de seus aliados na Síria, Iraque e Líbano (Hezbollah) com ajuda militar e financeira. O Irã e a Síria são aliados estratégicos próximos e o o governo iraniano forneceu apoio significativo ao governo sírio durante a Guerra Civil Síria.
O Irã dispõe de um estoque com 551 unidades entre caças, helicópteros e outros formatos de aeronaves. Em Israel, esse estoque contabiliza 612 aeronaves.
🇺🇸Ao avaliar o poder geral das forças militares do mundo, os EUA saem à frente em 60 anos, mantendo-se no 1° lugar do ranking, seguido pela. 🇷🇺2a Rússia (antecedida de ex União Soviética), 🇨🇳China aparece logo em terceira posição. 🇮🇳A Índia se coloca na quarta posição, à frente do.
Segundo a Associação para o Controle de Armas, dos EUA, os mísseis iranianos são, em grande parte, baseados nos designs das armas desenvolvidas na Rússia e na Coreia do Norte. Em 2022, o general Kenneth McKenzie, do Comando Central dos EUA, disse que o Irã tinha “mais de 3.000” mísseis balísticos.
O Irã usou um míssil hipersônico Fattah 1 pela primeira vez durante o ataque contra Israel nesta terça-feira (1°), de acordo com a agência semioficial iraniana Mehr News. O Fattah é considerado o primeiro míssil hipersônico produzido domesticamente pelo Irã.
Israel está em 17º lugar, com um Exército terrestre de 170 mil soldados ativos e 465 mil reservistas. Também dispõe de 43.407 veículos de combate, 67 navios e 612 aeronaves.
Muitos dos 100 mil judeus do Irã fugiram, na maior parte para Israel ou para os Estados Unidos. Há apenas cerca de 20 mil. Assim como a maioria dos iranianos não conhece essa história, também os judeus não estão a par das contribuições dos iranianos para a sobrevivência dos judeus.
o Principalmente produtos básicos, como combustível e petróleo, plástico, minérios, escórias e cinzas, produtos químicos orgânicos e ferro e aço. Importações iranianas: US$ 43 bilhões (2016).