Malaquias 3:10 promete que, ao trazer os dízimos, Deus abrirá as comportas do céu e derramará bênçãos abundantes sobre aqueles que obedecem. Essa promessa é interpretada como uma garantia de que Deus suprirá as necessidades daqueles que confiam Nele através de sua contribuição.
113. A expressão usada para defi nir “casa do tesouro” em Malaquias 3:10 é “beth ôtsar” e signifi ca “tesouro, estoque, depósito”, aparece cerca de 80 vezes no AT e literalmente refere-se ao tesouro do rei, do templo ou mesmo um tesouro particular. Outras nove palavras são utilizadas no AT além de ôtsar.
O que quer dizer a casa do tesouro em Malaquias 3/10?
Portanto, “Casa do Tesouro” é uma expressão para designar primariamente o lugar (ou espaço) onde o dízimo deveria ser guardado. Inclusive a KJV, a famosa King James Version traduziu a expressão de Malaquias 3 como celeiro ou lugar onde cereais eram depositados, já que grande parte dos dízimos vinha em grãos.
Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.
Malaquias 3:8-10 aborda vários temas teológicos críticos: Propriedade Divina e Mordomia Humana: A passagem começa com a pergunta provocativa: "Pode um simples mortal roubar a Deus?" Esta pergunta estabelece o princípio de que tudo pertence a Deus, e os humanos são meros mordomos de Seus recursos.
Ele disse: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim (…) se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10).
Qual é a tradução de Malaquias 3:10 para o hebraico?
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa (o Templo) , e depois fazei prova de Mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar- completamente ① sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Esse texto é a continuação de Malaquias 3.10, o tão famoso texto que fala a respeito de dízimos no Antigo Testamento. Um bom grupo de pessoas diz que o “devorador” mencionado nesse texto é um demônio que destrói as finanças daqueles que não dão os 10%, ou seja, que não são dizimistas.
Quando você dá o dízimo, você está criando uma parceria com o Cara que governa o mundo. Então, está fornecendo recursos, mas Deus também está fornecendo recursos para seus 10%. Ele não precisa de dinheiro, então está pedindo a você que confie nEle aqueles 10% e observe o que Ele pode fazer com isso.
Malaquias 3:10 promete que, ao trazer os dízimos, Deus abrirá as comportas do céu e derramará bênçãos abundantes sobre aqueles que obedecem. Essa promessa é interpretada como uma garantia de que Deus suprirá as necessidades daqueles que confiam Nele através de sua contribuição.
No Evangelho de Mateus, por exemplo, há uma passagem sobre isso. No capítulo 23, Jesus critica aqueles que pagavam o dízimo religiosamente mas deixavam de lado a prática da justiça e da misericórdia. Essa atualização também deixou a questão dos tais 10% muito menos precisa e mais fluida.
Ninguém é obrigado a oferecer o dízimo. Ele deve ser doado de boa vontade com a mesma regularidade com que o fiel recebe seus ganhos regulares. Não deve ser taxado como tributo, um alívio para a consciência ou uma contribuição para receber o dobro em diante.
Não! Dízimo é um ato de generosidade da parte dos fiéis em sinal de agradecimento a Deus por aquilo que Ele providenciou em suas vidas. É um ato de generosidade do coração humano com a providência divina.
Onde está escrito na Bíblia que tem que dar 10% do dízimo?
levítico 27:30 mesmo sendo o dono de tudo, deus confiou ao homem o gerenciamento da terra e dos seus recursos (gênesis 1:28 2:15). os israelitas foram ensinados a adorar a deus com o dízimo, ou seja, 10% de tudo o que se produzia.
O que a Bíblia fala sobre o dízimo nos dias de hoje?
A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28). Também foi ensinada e seguida por pessoas da América antiga, conforme registrado no Livro de Mórmon (ver 3 Néfi 24:8–12).
Malaquias 1 Por intermédio de Malaquias, o Senhor repreende os judeus por sua desobediência nas práticas e nos sacrifícios feitos no templo. Os líderes judeus estavam oferecendo “pão imundo” (Malaquias 1:7) e sacrifícios inapropriados ao usarem animais doentes, com manchas ou ferimentos.
Quando você deixa de entregá-los, está roubando a Deus. Se roubar dos homens já traz maldição, imagine roubar de Deus. Dízimo é dez por cento do salário, mas oferta é algo que se dá além dele.
Assim, respeitando o contexto, é justo concluir que o pronome “vós” mencionado em Malaquias 3:7-10 refere-se aos SACERDOTES desonestos. Esses sacerdotes eram culpados de roubar a Deus e por isso Ele os repreendeu severamente, conforme Malaquias 1:6 e 2:9.
O texto de Malaquias 3:10 tem haver com o povo de Israel no Antigo Testamento, não faz sentido os pastores pegarem essa palavra para obrigar os crentes a dar o dízimo, mas ele deve ser dado de forma voluntária, de todo o coração e mediante o convencimento dos crentes e não pela obrigação imposta pelo pastor.
Malaquias profetizou a respeito da Segunda Vinda de Jesus Cristo. O Senhor ordenou aos judeus que retornassem a Ele pagando seus dízimos e suas ofertas. Ele assegurou aos justos que seu empenho em servir a Ele seria recompensado e que, quando Ele retornasse à Terra, eles seriam Seus.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, até que não haja mais lugar para a recolherdes.