Fá maior (abreviada no sistema europeu como Fá, e no sistema norte-americano de cifras F) é a tonalidade em que consiste a escala maior de fá, e contém as notas Fá, Sol, Lá, Si bemol, Dó, Ré, Mi e, Fá.
Nesta aula vamos aprender a Escala de Fá sustenido Maior. Para que possamos respeitar o modelo das escalas maiores teremos que acrescentar 6 acidentes: Dó#, Ré#, Mi#, Fá#, Sol# e Lá#. No vídeo damos mais detalhes sobre essa escala.
Fá sustenido maior (abreviatura no sistema europeu Fá♯ M e no sistema americano F♯) é a tonalidade que consiste na escala maior de fá sustenido e contém as notas fá sustenido, sol sustenido, lá sustenido, si, dó sustenido, ré sustenido, mi sustenido e fá sustenido.
Fá maior (abreviada no sistema europeu como Fá, e no sistema norte-americano de cifras F) é a tonalidade em que consiste a escala maior de fá, e contém as notas Fá, Sol, Lá, Si bemol, Dó, Ré, Mi e, Fá.
A Fá escala maior em Fá é uma escala de sete notas constituída pelas notas Fá, Sol, Lá, Si♭, Dó, Ré, e Mi. A distância entre as notas é 1-1-½-1-1-1-½, onde ½ é meio tom, e 1 é um tom inteiro.
Como a escala possui sete notas, então todo campo harmônico possui sete acordes, onde Dó Maior terá os seguinte sete acordes no campo harmônico maior: C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim.
A escala menor natural em Fá é uma escala de sete notas constituída pelas notas Fá, Sol, Lá♭, Si♭, Dó, Ré♭, e Mi♭. A distância entre as notas é 1-½-1-1-½-1-1, onde ½ é meio tom, e 1 é um tom inteiro.
Si bemol maior (abreviatura no sistema europeu Si♭ M e no sistema americano B♭ é a tonalidade que consiste na escala maior de si bemol, e contém as notas si bemol, dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá e si bemol. Sua armadura contém dois bemóis. Sua tonalidade relativa é sol menor e sua tonalidade homônima é si bemol menor.
Existem 12 tonalidades diferentes, ou seja, 12 escalas maiores e menores (escalas que não vamos debater nesse artigo) que geram novos tons: As tonalidade mais usadas são: Dó, Réb, Ré, Mib, Mi, Fá, Solb, Sol, Láb, Lá, Sib e Si.
Apesar de sua existência teórica e de sua utilização em alguns contextos, o Mi sustenido é considerado por muitos como uma nota “desnecessária”. Afinal, ela possui o mesmo som do Fá natural. Essa polêmica reside no fato de que a teoria musical busca organizar e nomear cada som de forma unívoca.
Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões.
O acorde maior de Sol sustenido (abreviado G# em inglês ou Sol#major em português) é uma tríade constituída pelas notas Sol♯, Si♯, e Ré♯. Os intervalos do acorde são a tónica (Sol♯), a terceira maior (Si♯), e a quinta perfeita (Ré♯).
O acorde maior de Fá (abreviado F em inglês ou Fámajor em português) é uma tríade constituída pelas notas Fá, Lá, e Dó. Os intervalos do acorde são a tónica (Fá), a terceira maior (Lá), e a quinta perfeita (Dó).
Escala Verbal Numérica (EVN): O paciente estima a sua dor em uma escala de 0 a 10, com 0 representando “nenhuma dor” e o 10 “a dor máxima imaginável”. Tem como vantagem permitir uma pontuação precisa, sendo de rápida aplicação.
O acorde maior de Fá sustenido (abreviado F# em inglês ou Fá#major em português) é uma tríade constituída pelas notas Fá♯, Lá♯, e Dó♯. Os intervalos do acorde são a tónica (Fá♯), a terceira maior (Lá♯), e a quinta perfeita (Dó♯).
A clave de fá define que a linha por ela indicada representará o Fá da oitava 2 e a de do indica o Do-3 (o do central do piano). Considerando instrumentos como o pianos, que possui um registro um tanto vasto, são utilizadas duas claves: uma é para a região mais grave e outra para a região mais aguda.