Música e som estão diretamente relacionados, mas para que um som seja considerado uma música é preciso combinar ritmo, harmonia e melodia, de forma que essa combinação seja agradável para os ouvidos.
As músicas, geralmente, são harmônicas, enquanto os ruídos não possuem nenhuma periodicidade. As músicas são construídas de acordo com escalas precisas de notas musicais, que são repetidas e tocadas sequencialmente com diferentes frequências e alturas.
Ele é um fenômeno acústico, produzido por vibrações que são propagadas pelo ar e outros meios, em forma de ondas sonoras captadas pelo ouvido e interpretadas pelo cérebro.
O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada.
O som é um fenômeno acústico. Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.
+ 10 Músicas que são Regravações e você Não Sabia - 10 Versões mais Famosas que as Músicas Originais
O que é o som na música?
Som: palavra que vem do latim sonus e significa literalmente a vibração de um corpo percebida pelos ouvidos, ou energia sob a forma de vibrações chamadas ondas sonoras. É a matéria prima da música.
A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20000 Hz. Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
Trata-se de um tipo de onda mecânica, longitudinal e tridimensional, sendo um dos principais tipos de ondas presentes em nosso cotidiano. O som é uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções.
O som é uma sensação auditiva que nossos ouvidos são capazes de detectar. Esta sensação é produzida pelo movimento organizado das moléculas que compõem o ar. Ao bater no diapasão provocamos uma perturbação que faz vibrar o ar e que se propaga até ser captada por nossos ouvidos, constituindo o que chamamos de som.
Uma nota musical é um som cuja freqüência de vibração encontra-se dentro do intervalo perceptível pelo ouvido humano e a música é a combinação, sob as mais diversas formas, de uma seqüência de notas musicais em diferentes intervalos.
1. Organização de sons com intenções estéticas, artísticas ou lúdicas, variáveis de acordo com o autor, com a zona geográfica, com a época, etc. 2. Arte e técnica de combinar os sons de forma melodiosa.
MELODIA: SÃO SONS SUCESSIVOS, OU SEJA, UM APÓS O OUTRO. RITMO: É O MOVIMENTO DOS SONS REGULADOS PELA SUA MAIOR E MENOR DURAÇÃO ▪ HARMONIA: CONSISTE NA EXECUÇÃO DE VÁRIOS SONS AO MESMO TEMPO. ALTURA: É A PROPRIEDADE DO SOM SER MAIS GRAVE OU MAIS AGUDO.
Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.
O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Por antropomorfismo, pode-se definir o som como a parte audível do espetro de vibrações acústicas, da mesma forma que se define a luz como a parte visível do espetro de vibrações eletromagnéticas.
Contudo, o som é dividido em dois grandes grupos: os SONS MUSICAIS e os SONS NÃO MUSICAIS. O Som Musical é sempre uniforme, obedece uma ordem e é resultante de vibrações sonoras regulares. Com isso, é possível grafá-lo musicalmente para que possa ser reproduzido e transformado em música.
Os fonemas são os sons da língua. Para produzir os sons, o corpo humano não dispõe de nenhum órgão específico, mas utiliza um conjunto de órgãos, chamado aparelho fonador.
Um som é gerado quando as partículas em um meio (geralmente o ar em nosso mundo) são colocadas em movimento e forçadas a sair do estado de repouso. Isso acontece, por exemplo, quando falamos. Nossas cordas vocais produzem variações de pressão audíveis (alta e baixa pressão) no ar.
O que são frequência Hz? As frequências são vibrações sonoras emitidas por segundo de acordo com unidade hertz. Todas as músicas emitem uma vibração que pode influenciar no nosso humor de algum jeito e, a partir desse conhecimento, foram criadas frequências Hz específicas para cada tipo de situação.
A música, por sua vez, tem um significado mais amplo e pode ser utilizada para denominar diferentes tipos de conceitos. Música e som estão diretamente relacionados, mas para que um som seja considerado uma música é preciso combinar ritmo, harmonia e melodia, de forma que essa combinação seja agradável para os ouvidos.
Podemos definir a música como a arte de produzir efeitos estéticos através de fenômenos acústicos, uma definição mais ampla e precisa. A musica, com arte, é uma forma de produzir ou transmitir o que é belo.
ArtigoCaracterísticas da música e do som. Música é a arte de combinar os sons simultâneos e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo. Música é a arte de combinar os sons simultâneos e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo.