"Síria" no período romano se referia à região da Síria (o Levante ocidental), enquanto a Assíria (Assuristão, Atura) na Mesopotâmia fazia parte do Império Sassânida e apenas muito brevemente ficou sob o controle romano (116-118 d.C., marcando o auge histórico da expansão romana).
Antigamente, o nome de "Síria" era sinônimo de Levante (conhecido em árabe como Xame ou Axame), enquanto o Estado moderno abrange os locais de vários reinos e impérios antigos, como a civilização eblana, do terceiro milênio a.C. Sua capital, Damasco, está entre as mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE SÍRIA E ASSÍRIA? | ELIARDE GALDINO
Qual a diferença entre a Síria e a Assíria?
"Síria" no período romano se referia à região da Síria (o Levante ocidental), enquanto a Assíria (Assuristão, Atura) na Mesopotâmia fazia parte do Império Sassânida e apenas muito brevemente ficou sob o controle romano (116-118 d.C., marcando o auge histórico da expansão romana).
Gesur era um reino arameu na Transjordânia, que fazia fronteira com a região de Argobe, de Basã, ao leste do rio Jordão. Localizado ao norte estava Maacate (Maacá).
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque.
Os assírios tinham como sua capital a cidade de Assur. O povo se estabeleceu na Alta Mesopotâmia, situada na região Norte (por volta de 2100 a.C.), que era uma região mais montanhosa e menos fértil se comparada com a com a região das planícies aluviais da Baixa Mesopotâmia.
Inclusive, a decadência dos assírios aconteceu a partir de uma rebelião na cidade da Babilônia, na qual os caldeus, juntamente com os medos (povos originários da região atual do Irã), derrotaram os assírios e destruíram totalmente a cidade de Nínive.
Antes da chegada dos Apóstolos, o antigo Iraque já era terra santa, pois foi o berço dos grandes profetas do Antigo Testamento que até hoje ainda são venerados como santos nas igrejas ortodoxas e nas igrejas católicas orientais.
Ao longo do século VII a.C. , os caldeus conseguiram estabelecer forte pressão contra os assírios. Contando com a aliança dos elamitas, os caldeus procuraram pôr fim ao domínio assírio naquela região.
O território onde hoje está o Iraque já abrigou uma das civilizações mais importantes da história. Na Antiguidade, ficava ali o Império Babilônico, famoso pela criação do Código de Hamurabi.
Em 612 a.C., tropas medas lideradas por Ciaxares invadiram a Assíria e, com apoio dos babilônios, conquistaram a região. As terras assírias foram divididas entre os medos e os babilônios (caldeus). O último imperador assírio, Sinsariscum, foi morto e uma nova força hegemônica surgiu na Babilônia. Era a vez dos caldeus.
A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.
Hoje, o seu território faz parte de vários países, no entanto, ao contrário do que muitos acreditam, o povo assírio não desapareceu depois da queda do Império Assírio, mas passou a constituir minorias étnicas sob o domínio de outras etnias desde o início da Idade Média.
Segundo o Easton's Bible Dictionary, a palavra, anglicizada como tarshish, é de origem sânscrita ou ariana, e significa a costa do mar.. A localização de Társis poderia ser: Uma cidade do Leste, na costa do Oceano Índico, com base em que navios de Társis saíram de Eziongeber, no Mar Vermelho. Cartago.
Atualmente, é uma região que pertence ao Estado de Israel e integra a maior parte do Distrito Administrativo do Norte do país. A região da Galileia se estendia até o Monte Carmelo a sudoeste; a sudeste até Citópolis; ao nordeste até o Monte Hermon e ao norte até Tiro.
Na Antiguidade, a Síria era a junção de diversos Estados (Gesur, Zobá, Arã e Damasco). Naquele tempo, os habitantes sírios lutavam para tomar as terras de Israel. Os Estados da Síria se unificaram pelo comando de Damasco.
Desde 1967, mesmo estando dentro da fronteira palestina, a Cisjordânia, região onde fica Belém, é ocupada pelo Estado de Israel. Os israelenses tomaram a cidade na Guerra dos Seis Dias, que aconteceu entre 5 e 10 de junho de 1967.