Ser bom é não fazer o errado, é não fazer mal, é ter atitudes boas, é ser querido por todos, não fazer criticas, com medo de magoar alguém. Ser justo é mais exigente que ser bom. Requer de si mesmo, munir-se de todas as justificações que são sustentadas pela razão e não pelos sentimentos.
O homem justo é um homem virtuoso, tal como, por exemplo, o homem corajoso, e a justiça de suas ações receberá tal qualificação pelo hábito. Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.
Uma pessoa justa nada mais é do que um sujeito que sabe olhar os outros a partir de uma perspectiva muito mais humana e empática. Ou seja, não está preocupada em encontrar erros, mas sim em ajudar outras pessoas a se tornarem mais justas consigo mesmas, passando a viver uma vida mais plena.
O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.
Você evita confrontos a todo custo – Ser “bom” significa deixar o seu colega ter um dia ruim sem ficar confrontando tudo o que ele diz e faz. Você dá algum espaço para ele. Ser “bonzinho” significa relevar todas as falhas de comunicação e de postura profissional que seu colega lhe faz.
Seguindo essa linha, nem tudo o que é justo é merecido. O justo preocupa-se com a forma. O bom preocupa-se com o conteúdo. O bom questiona o justo em busca da perfeição, e é senhor de seus atos.
1. Que tende a uma atitude propícia, favorável na relação com os outros seres; BONDOSO; GENEROSO; MAGNÂNIMO; BENÉVOLO: O homem bom sempre ajuda os outros.
Ser justo é não se apropriar de pertences alheios e dar o correto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagem para outros.
Pois as Escrituras dizem: “Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo”. O salário daquele que trabalha não é um presente, mas um direito. Contudo, ninguém é considerado justo com base em seu trabalho, mas sim por meio de sua fé em Deus, que declara justos os pecadores.
A forma como uma pessoa justa toma as suas decisões é mais respeitada, uma vez que busca sempre levar em conta os dois lados da questão, e fazer isso de maneira honesta e imparcial.
Ser justo é ir além da regra fixa e agir com sabedoria, considerando as circunstâncias únicas. 🌟 A justiça, para Aristóteles, é sobre equilíbrio, empatia e ética em ação. Suas ideias são tão relevantes hoje quanto eram há séculos. Quer aprender mais sobre como a justiça pode moldar nossas decisões no dia a dia?
Uma pessoa justa escolhe obedecer aos mandamentos de Deus, arrepende-se quando comete erros e continua tentando. Quando o Cristo ressurreto visitou os nefitas, Ele explicou que a lei de Moisés havia sido substituída por uma lei mais elevada.
Ele subidivide o gênero justiça em três espécies: justiça geral, justiça distributiva e justiça corretiva. Tomás de Aquino assume a teoria da justiça de Aristóteles e a desenvolve em três espécies: justiça legal, distributiva e comutativa.
A Palavra do Senhor nos mostra no Novo Testamento que justo é aquele que Jesus justificou, é aquele pelo qual Jesus morreu, por quem derramou o Seu sangue e lavou a Sua injustiça. Todo pecado é injustiça contra Deus e nenhum homem pode se libertar dessa injustiça. Quando você magoar alguém, peça desculpas.
Deus declara o homem justo por meio da fé que ele tem em Jesus Cristo. Ele declara justas todas as pessoas que creem em Cristo, porque Deus não faz distinção entre quem é judeu e quem não é judeu, pois todas as pessoas pecaram e portanto estão afastadas da glória de Deus.
Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
“Se a pessoa vive para o Altíssimo, faz Sua vontade, anda na Justiça, resiste ao pecado, é chamada de justa diante de Deus. Ela tem paz, pois faz o que O agrada.
Os símbolos da justiça apontam formas de agir de modo muito explicito. A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão.
O que significa ter bom ânimo? Significa ter esperança, não desanimar, não perder a fé, e viver a vida com alegria: “Os homens existem para que tenham alegria”. Significa encarar a vida com confiança. O evangelho de Jesus Cristo nos dá a força e a perspectiva eterna para enfrentar com bom ânimo o que virá pela frente.
Humildade, obediência, fidelidade, amor, perseverança, zelo, justiça, misericórdia, pureza de coração e dependência de Deus são qualidades que refletem o caráter de Cristo em nossas vidas.