Qual a diferença entre o cordão de girassol e o de quebra-cabeça?
| Você sabe a diferença entre os dois cordões de identificação? Vem descobrir com a gente! ℹ️ Os dois cordões podem identificar uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas um deles é específico para pessoas com TEA e o outro é mais abrangente.
Qual a diferença entre o cordão de girassol e o cordão de quebra-cabeça?
🌻 Cordão de Girassol: O cordão de girassol é usado para identificar pessoas com deficiências ocultas. 🧩 Cordão de Quebra-Cabeça: O quebra-cabeça é um símbolo que representa a complexidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecendo a diversidade de características dentro do espectro.
Qual o significado do cordão girassol e do quebra-cabeça?
O cordão de Girassol é utilizado para identificar pessoas com deficiências ocultas, entre elas: Surdez; Autismo; Diabetes; Asma; Limitações intelectuais; Deficiências cognitivas. A criação deste logo partiu da própria comunidade autista, como forma de substituição da imagem do quebra-cabeça.
O Cordão Quebra Cabeça é o cordão de padrão internacional de identificação de pessoas com a deficiência TEA (Transtorno do Espectro Autista). Bem como é utilizado em aeroportos, supermercados, estabelecimentos que adotaram um padrão de auxilio a deficientes.
Cordão de quebra-cabeça - quando alguém estiver usando esse cordão junto com um crachá significa que é pessoa com AUTISMO ou responsável de pessoa com autismo. As pessoas que usam estes cordões podem precisar de atendimento preferencial ou ajuda para realizar algo.
Cordão de Girassol e de Quebra Cabeça: Símbolos de Esperança no Mundo do Autismo
Quem usa cordão quebra-cabeça?
Cordões de girassóis e quebra-cabeças foram criados para identificar e ajudar no dia a dia de PCDs ou pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) Cordões com desenhos de girassóis e quebra-cabeças tem facilitado a vida de pessoas com deficiências invisíveis.
O cordão de girassóis identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano. O colar passou a ser reconhecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) no último dia 17 de julho “como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas”.
A fita de girassol, como convenção internacional, representa e identifica as necessidades especiais das pessoas com deficiências ocultas, visto que essas condições não possuem sinais físicos óbvios, mas podem afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas.
O cordão com a fita de girassóis é uma forma de iluminar, clarear, refletir a luz da pessoa com autismo e levar inclusão para a sociedade. O cordão é um importante aliado para a acessibilidade das famílias e da pessoa com TEA.
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei 5.486/2020, que oficializa o cordão de girassol como um símbolo de deficiências e outros diagnósticos ocultos, como autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, entre muitos outros.
🧩 Você sabe o que significa o símbolo do quebra-cabeça? Esse ícone representa o Transtorno do Espectro Autista, simbolizando a complexidade e diversidade das pessoas com TEA.
São consideradas deficiências ocultas, por exemplo, autismo, surdez e baixa visão. Além de representar a beleza e a vitalidade da natureza, os girassóis têm a capacidade de se adaptar e prosperar em diversas condições, e por isso foi escolhido como símbolo .
Qual o significado do cordão girassol e quebra-cabeça?
O cordão de girassol e o quebra-cabeça representam mais do que simples acessórios ou imagens. Eles são manifestações tangíveis do nosso compromisso com a inclusão e o respeito pela diversidade neuro diversa.
As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato. É o caso da surdez, do autismo e das deficiências cognitivas, entre outras. A fita com desenhos de girassóis já é usada como símbolo para deficiências ocultas em vários países e em alguns municípios brasileiros.
Na sua primeira versão, o símbolo trazia uma peça solta de um quebra-cabeça com a imagem de uma criança chorando, representando a ideia de que crianças com autismo não se encaixavam na sociedade, como uma verdadeira peça solta do jogo. E o choro, portanto, simbolizava esse sofrimento.
Por ser tão famoso, facilita a identificação e o acesso a diferentes direitos para pessoas autistas. O acessório de identificação pode ser usado por pessoas com TEA, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e deficiências cognitivas e auditivas.
O laço colorido com motivo de quebra cabeças, a peça de quebra cabeças e a cor azul, foram símbolos do Autismo criados por Neurotípicos, sem nossa consulta. Os símbolos que nós Autistas elegemos são o infinito vermelho, a cor vermelha, e nosso mascote, animal símbolo do autismo, é o gato.
O quebra cabeça é um símbolo que representa a complexidade do Transtorno de Espectro Autista — TEA e a diversidade presente na comunidade autista. Foi usado pela primeira vez em 1963 e popularizado pela Autism Speaks, entidade norte americana.
Quais são os direitos de quem usa o cordão de girassol?
A utilização do cordão garante a isenção de justificativas e explicações sobre a deficiência, doença ou transtorno oculto, evitando assim possíveis constrangimentos.
Quem tem ansiedade pode usar o cordão de girassol?
Quem pode usar? Todas as pessoas que têm alguma doença ou transtorno não visível podem usar o cordão. Aderir ou não à sua utilização é uma escolha pessoal.
Onde consigo o Cordão de Girassol oficial? O Cordão de Girassol offical pode ser adquirido gratuitamente com um dos integrantes da rede global Sunflower. O Girassol não deve ser vendido por nenhum intermediário.
O cordão de girassol virou oficialmente o símbolo das pessoas com deficiências ocultas ou não-aparentes, como surdez, autismo e deficiência intelectual.
O Cordão Girassol foi criado para identificação daqueles com deficiências ocultas como autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, colite ulcerosa e ainda aqueles que sofrem de fobias extremas legadas a voar.
Abaixo, uma ao lado da outra, 3 caixas de textos com a sua respectiva imagem abaixo: a primeira é “Quebra-cabeça” e a imagem de um quebra-cabeça de quatro peças nas cores azul, amarelo, vermelho e verde.