Qual a diferença entre o batismo nas águas e o batismo no Espírito Santo?
Batismo no Espírito Santo: a aceitação Uma vez que o batismo nas águas aconteceu, com aquela pessoa verdadeiramente se entregando ao Senhor Jesus, Ele também Se entrega ao batizado. “O batismo no Espírito Santo significa confirmação de Deus”, relata o bispo.
Quem não é batizado nas águas pode ser batizado no Espírito Santo?
A Bíblia, no livro de Atos 8:9-23, deixa claro que a pessoa que aceita o Senhor Jesus como Senhor e Salvador precisa passar tanto pelo batismo nas águas como pelo batismo no Espírito Santo. Pois, ambos são indispensáveis para o desenvolvimento da fé e para a caminhada cristã.
Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente na água e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16).
QUAL A DIFERENÇA ENTRE BATISMO NAS AGUAS E NO ESPÍRITO SANTO ? - Aula 7 - Pr. Henrique Bravo
Qual é o batismo mais certo?
A Bíblia ensina o batismo por imersão. Na carta de Romanos, capítulo 6, Paulo explica de forma muito clara o profundo significado do batismo. Quando a pessoa é “sepultada com Cristo” por ocasião do batismo, é um símbolo de morte para o pecado. Simboliza o sepultamento do pecado e da velha vida de pecados.
O batismo no Espírito Santo é uma experiência espiritual que ocorre após ou junto à regeneração (At 9.17; 10.44-48) e capacita os crentes para testemunhar de Jesus para a expansão do Evangelho e para edificação espiritual (Lc 24.49).
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
Porque batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo?
O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado uma nova condição de existência.
Nós somos batizados pela água ou pelo Espírito Santo?
Quando recebemos o batismo do Espírito Santo, estamos totalmente imerso e coberto e cheio do Espírito Santo. Jesus também usou a palavra batismo em conexão com o derramamento do Espírito Santo. Ele explicou aos Seus discípulos que assim como João havia batizado com água, eles seriam batizados com o Espírito Santo.
Tornar-se-á mais amorosa, alegre, pacífica, paciente, amável, boa, fiel, mansa e autocontrolada. Essas qualidades se tornarão mais evidentes em seus relacionamentos com os outros e em sua vida diária. Em conclusão, os sinais do batismo no Espírito Santo são falar em línguas e os frutos do Espírito.
Portanto, é errado dizer que tal pessoa não tem o Espírito Santo, por isso age assim ou assado. Todo batizado tem o Espírito de Deus, mas nem todos vivem como pessoas batizadas, pois o Paráclito transforma nossa vida, renova nosso coração e nos desperta para um relacionamento de intimidade com Deus.
O que a Bíblia fala sobre batismo com Espírito Santo?
«Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo» (Atos 1:5). «Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus» (Atos 8:16).
O Sacramento do Batismo administrado com uma fórmula modificada arbitrariamente não é válido e aqueles que o receberam desta forma devem ser batizados “de modo absoluto”, ou seja, repetindo o rito de acordo com as normas litúrgicas estabelecidas pela Igreja.
Aos poucos, na Igreja latina, o Batismo por infusão foi-se generalizando, por razões diversas, entre as quais a decência, pois a prática da imersão estava sujeita a abusos, sobretudo em relação às mulheres.
A Igreja aceita batismo por imersão completa, como os batistas geralmente fazem. Forma seria se o batizador está batizando em nome da Trindade ("Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"). Os batistas têm essa fórmula trinitária.
É possível ser batizado com o Espírito Santo e não falar em línguas?
O fato de alguém falar em línguas não é prova de tenha sido batizado(a) pelo Espírito Santo. A Bíblia apresenta diversas pessoas que receberam o Espírito Santo e, contudo, não falaram em línguas, pois não era necessário.
O que acontece quando a pessoa é batizada no Espírito Santo?
O batismo no Espírito Santo gera conversão, leva à recusa do pecado, dá perseverança na caminhada, vontade pela oração, fortalece o testemunho em Cristo e confere firmeza na vida assídua nos Sacramentos da Igreja.
O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.