Qual a diferença entre lombada e quebra-molas?

Quebra-molas – Ou lomba, também designado lombada, é a ondulação transversal, uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos. Pardal – equipamento de fiscalização para controle de velocidade, nas rodovias, também é conhecido como radar.
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Qual é a função da lombada?

As ondulações transversais de trânsito (também conhecidas como quebra-molas ou lombadas) são uma medida imperativa de redução de velocidade de veículos. Dependendo do tipo, podem forçar a redução a uma velocidade máxima de 20km/h. Sua eficácia é inegável.
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Como se chama quebra mola no Detran?

As lombadas, conhecidas também como quebra-molas ou redutores de velocidade, são estruturas físicas projetadas para reduzir a velocidade dos veículos em áreas residenciais, escolares, ou quaisquer locais onde a segurança dos pedestres é uma preocupação primária.
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Qual o outro nome de lombada?

Porém, embora o termo “lombada” seja bastante comum, em algumas regiões do Brasil ela é chamada de ondulação transversal, tartaruga, redutor de velocidade, quebra-molas (como mencionado acima) e até de ladeira.
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É permitido fazer lombadas?

No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está escrito que é proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade. No entanto, na prática, não é o que vemos nas vias brasileiras.
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O que a lei diz sobre quebra-molas?

94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado. Parágrafo único.
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Qual é o padrão de lombada?

Lombadas. Lombadas são dispositivos redutores de velocidade utilizados para evitar acidentes onde o excesso de velocidade é a sua principal causa. Elas seguem o padrão estabelecido na RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 973, DE 18 DE JULHO DE 2022, podendo ser Tipo A (comprimento =3,70) ou Tipo B (comprimento =1,50).
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Qual a diferença entre quebra mola e lombada?

Um quebra-molas ou lomba, também designado lombada ou ondulação transversal é uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos, formada por asfalto ou concreto. É muitíssimo comum em todas as cidades brasileiras.
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O que é lombada ABNT?

Parte da capa que reúne as margens internas ou dobras das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira; também chamada de dorso.
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Pode estacionar em cima da lombada?

Porém, estacionar sobre lombadas pode causar danos ao veículo, especialmente se for feito de maneira frequente ou inadequada. Passar rapidamente por lombadas ou frear bruscamente sobre elas várias vezes na semana pode comprometer a suspensão ou a estrutura do carro.
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Posso instalar um quebra mola na minha rua?

Existem outras regras que precisam ser observadas, mas algo precisa ficar muito claro: apenas o Poder Público pode instalar lombadas e quebra-molas, sendo necessária autorização da expressa da autoridade de trânsito responsável pela determinada via (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Estadual de Trânsito ou Polícia ...
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Quais são os tipos de quebra mola?

Lombada deve estar no padrão do Contran

Segundo o texto, existem dois tipos de quebra mola. O do tipo A é mais suave, com 3,7 metros de comprimento, e reduz a velocidade de um veículo a 30 km/h. Já o tipo B é mais angular, com 1,5 metro de comprimento, reduzindo a velocidade para 20 km/h.
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O que diz o CTB sobre quebra-molas?

É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.
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Como se chama quebra mola na autoescola?

As lombadas estão regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.
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Pode frear na lombada?

Se você freia em cima da lombada, atenção: isso pode prejudicar o carro! 🚘 Ao frear exatamente em cima da lombada, você força a suspensão, os amortecedores e até o sistema de freios do veículo. Isso pode causar desgaste precoce, além de comprometer sua segurança e a estabilidade do carro.
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Pode colocar quebra mola em BR?

A instalação de lombadas no Brasil é proibida desde 1998, mas há exceções em que podem ser utilizadas. A lombada deve ser a última alternativa e só pode ser instalada após estudo técnico. A Res. 600/16 do Contran determina os critérios e padrões de instalação.
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Como se faz lombada?

Lombada raspada e colada em um ou dois estágios

O processo mais difundido e de menor ciclo de produção é a raspagem do miolo, seguida da aplicação de cola. Quando se utiliza cola fria (emulsões de PVA), o processo pode ser manual ou automático. O resultado é um produto com abertura plana e de fácil manuseio.
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A lombada é obrigatória ou opcional?

A lombada é opcional e as informações nela contidas devem ser impressas na seguinte ordem, conforme NBR 12225 (2004): Nome do autor, impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada, de modo a possibilitar a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com a face voltada para cima.
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Como chama lombada para baixo?

O padrão americano de lombada é muito utilizado em países de língua inglesa como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Inglaterra. Eles chamam esse padrão de “top to bottom“, “TBT”.
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Qual é o objetivo dos quebra-molas?

Aqui no Brasil, os quebra-molas, (popularmente conhecidos também como lombadas), são regulamentados pela Resolução n.º 973/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além disso, há lombadas instaladas pelo mundo inteiro e o principal objetivo desse recurso é reduzir a velocidade dos veículos nas ruas e rodovias.
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Como funciona a lombada?

A velocidade dos veículos que passam pela faixa monitorada é captada por sensores no asfalto e, automaticamente, indicada no visor. Quando o veículo excede o limite de velocidade, ele é fotografado e a imagem consta como prova no auto de infração.
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Quais são os tipos de lombada?

Quanto aos tipos de lombadas, podemos elencar:
  • Lombadas físicas – são elevações físicas na pista, podendo ser do tipo quebra-molas ou lombadas tradicionais. ...
  • Lombadas eletrônicas – equipamentos que monitoram a velocidade dos veículos, emitindo alerta ou multas quando os limites preestabelecidos são ultrapassados;
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Qual a altura máxima de uma lombada?

São classificados em quebra-molas, lombadas, sonorizadores e tachas. Características Técnicas exigidas pelo CONTRAN: Altura máxima: 8 cm para quebra-molas e lombadas, e 3 cm para sonorizadores. Comprimento mínimo: 1,50 m para quebra-molas e 3,0 m para lombadas.
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Como é a placa da lombada?

Placas de lombada são definidas como A-18 e alertam sobre ondulações transversais na via. Existem dois tipos de lombadas, tipo A e tipo B, com limites de velocidade de 30 km/h e 20 km/h, respectivamente. A adequada sinalização de lombada é necessária para prevenir acidentes e garantir a segurança viária.
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