🤔 Em resumo, hortaliça é todo o vegetal cultivado em horta, sejam eles legumes ou verduras. Já os legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas, mas sim sua raiz, como a cenoura, batata e beterraba.
Os legumes são vegetais que possuem frutos comestíveis; Esses podem ser desenvolvidos na parte exterior ou abaixo da terra, mesmo que apenas as folhas fique expostas. Podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, fritos, no vapor, entre outros.
Legumes são plantas consumidas, em geral, cozidas, e comemos órgãos diferentes desses vegetais, como frutos, caules ou raízes. Por exemplo: o chuchu, a abóbora, a vagem, o pepino, o pimentão, o quiabo e o tomate são popularmente chamados de legumes, mas, na botânica, eles são classificados como frutos.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Já o chuchu, pimentão, abóbora, brócolis e couve-flor, por não terem o sabor do açúcar destacado, são considerados como sendo legumes. Já a alface e a couve, como verduras.
A maçã é considerada um pseudofruto porque é dentro dela que está o fruto verdadeiro da macieira. Como assim? Quando você divide a maçã ao meio e vê onde ficam depositadas as sementes, essa é a parte considerada o fruto verdadeiro da macieira. A pera e o caju também são considerados pseudofrutos.
O palmito é um legume colhido da parte interna de inúmeras espécies de palmeiras. Após a colheita, a árvore é cortada, e as cascas e as fibras são removidas, deixando apenas o coração da palmeira. Ele é superversátil e muitas vezes utilizado como um substituto da carne, principalmente por veganos e vegetarianos.
É hoje um alimento global, presente na generalidade das cozinhas. Existem mais de 10 mil variedades conhecidas. Apesar de ser visto e consumido como um legume, é uma fruta porque nasce de uma planta (o tomateiro) e tem sementes. Tal como o tomate, há outras frutas que são consideradas legumes, sem o serem.
Muitas pessoas têm dúvida de como diferenciar as verduras dos legumes. Embora façam parte do mesmo grupo alimentar, o das hortaliças, são consideradas verduras as folhas, flores ou hastes, como alface, agrião, repolho, couve e rúcula, por exemplo.
São exemplos de frutos: o abacate, o pepino, a uva, a laranja, a abóbora, o tomate, o maracujá, a uva, o limão, a berinjela, o pimentão, o kiwi e o pêssego.
Os carboidratos podem ser divididos em três tipos: açúcares, amidos e fibras. Estes são os nomes mais adequados ao invés das denominações: carboidratos simples e complexo. Açúcares: Os principais são a Sacarose, Frutose e Lactose. O mais conhecido é a sacarose (açúcar branco ou o mascavo) proveniente da cana-de-açúcar.
Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o quiabo é pouco calórico —há cerca de 22 kcal em 100 g do alimento cozido — também é rico em água e contém ainda uma pequena quantidade de proteína (1,8 g).
O abacaxi também é classificado como um pseudofruto. É na estrutura que tem o desenvolvimento de flores fertilizadas, ou seja, o fruto verdadeiro do abacaxi está na casca.