Inflorescência é um conjunto de flores dispostas em um eixo caulinar ou qualquer sistema de ramificação que termine em flores. Morfologicamente, é a parte modificada da parte aérea das plantas com sementes (espermatófitas) onde as flores são formadas no eixo de uma planta.
Flor é uma estrutura reprodutiva das angiospermas, formada por folhas modificadas, que possui coloração atrativa e formas diferenciadas para atrair polinizadores.
Ela abriga as estruturas reprodutivas das flores, como os estames e os carpelos, que são importantes para a polinização e consequente formação dos frutos. Além disso, a inflorescência também atrai polinizadores, como insetos e pássaros, que contribuem para o processo de reprodução das plantas.
A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.
A flor é uma estrutura de reprodução das plantas, que são formadas por folhas modificadas, geralmente de cores atrativas e formatos diferenciados para atrair os seus polinizadores.
As flores podem ser classificadas quanto a sua estrutura, analisando a disposição delas no vegetal e a presença ou ausência de Verticilos. Podem também ser classificadas quanto a sua simetria, ou seja, disposição das pétalas de forma a estabelecer eixos simétricos de corte.
Simboliza a beleza, a perfeição, o amor, a glória e a alegria, mas também a entrega a Deus, a evolução espiritual e a própria alma. A flor é também um símbolo feminino, ligado ao elemento água, ao planeta Lua e, consequentemente, à criação, à fertilidade e ao nascimento.
O estigma é a parte do aparelho reprodutor feminino, onde está o gameta feminino da flor. Para que ocorra a formação de sementes e frutos, é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino.
A inflorescência do abacaxi é uma espiga cerrada, com numerosas brácteas verdes ou vermelhas, que cobrem as flores brancas ou branco-roxas. O fruto é constituído na realidade de 100-200 pequenas unidades, de forma e tamanho variável, as maiores na base, as menores na ponta, num conjunto de forma cônica.
Flor é um nome feminino que carrega consigo uma carga simbólica de beleza, fragilidade e delicadeza. Originário do latim "flos, floris", que significa "flor", o nome evoca a imagem das flores, que são consideradas símbolos de renovação, pureza e vida.
Quanto a cor e flor, eram, de facto, grafadas com acento circunflexo num passado não muito distante1; mas, segundo o acordo ortográfico em vigor, actualmente não se deve usar o acento circunflexo nestas palavras.
As flores brancas significam o perdão, a paz, a inocência, a pureza e lealdade. O principal significado das flores vermelhas é o amor. Essa cor simboliza a paixão, atração, fidelidade e amor. É a cor do céu e do mar, simboliza a confiança, harmonia, amizade, fidelidade, amor.
🌼 O significado do Crisântemo 🌼 Uma flor que carrega simbolismo profundo: vida completa, sinceridade, simplicidade e perfeição. Muito presente em homenagens e momentos de despedida, como no Dia de Finados. Um gesto delicado e cheio de respeito.
As inflorescências são conjuntos de flores localizados em sistemas de ramos que podem ser, muitas vezes, confundidos com uma flor única. As inflorescências podem ser definidas como um sistema de ramos que possuem flores dispostas de maneira variada.
As flores vibrantes e perfumadas estão relacionadas principalmente com a polinização por animais. Isso se deve ao fato de que a flor atua como uma forma de atração para os polinizadores, sendo assim, são necessários mecanismos que garantam a visitação desses animais.
Assim como os seres humanos, as flores herdam sua aparência pelos genes. Pigmentos nascem nessas plantas, produzindo uma gama de cores através do espectro. O mesmo químico, carotenóide, que produz o pigmento em tomates e cenouras também produz as cores amarelo, vermelho, laranja em certas flores.