Enquanto o CFOP 5101 indica a venda de produção do estabelecimento, o CFOP 5102 indica a venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros. Ou seja, o primeiro indica a venda de produtos fabricados pela própria empresa, enquanto o segundo diz respeito à revenda de mercadorias.
O CFOP 5102 é utilizado em operações de venda de mercadorias que foram adquiridas ou recebidas de terceiros e que ocorrem dentro do mesmo estado. Na prática, ele indica que o contribuinte está revendendo um produto que foi adquirido de outra empresa, ou seja, que não foi fabricado pela própria empresa vendedora.
Por exemplo, o CFOP 5101 é atribuído às operações de venda relacionadas à produção do próprio estabelecimento. Essa informação é fundamental para a correta classificação das transações comerciais e para garantir a conformidade com as regulamentações fiscais.
O CFOP 5101 é um código usado na emissão de notas fiscais. Ele, portanto, identifica operações de venda de produtos fabricados, industrializados ou produzidos pelo próprio estabelecimento.
CFOP 1556: Este CFOP é utilizado para entrada de nota no estoque de mercadorias compradas para uso na empresa. É válido para notas fiscais emitidas dentro do estado, mesmo que possuam outros CFOPs, como 5102, 5403, entre outros.
Tem substituição tributária para CFOP 5101? A substituição tributária depende da legislação estadual e do tipo de produto. Quando a empresa realiza vendas para consumidores finais, não há substituição tributária.
Quando o CFOP de uma NF-e for 5.102, qual operação será feita?
Qual CFOP de devolução para 5102? O CFOP de devolução para 5102 é o 1202. Ele deve ser utilizado quando a mercadoria adquirida ou recebida de terceiros é devolvida ao fornecedor dentro do mesmo estado, garantindo o registro correto da entrada de mercadorias na devolução.
Qual CFOP de devolução mais utilizado? O código CFOP de devolução mais usado é o CFOP 5.202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.
Como dar entrada no CFOP 5.102 para o Simples Nacional?
Para dar entrada no CFOP 5102, é preciso lançar o CRT = 1 – Simples Nacional, tendo como CFOP 5.102. Também se deve levar em conta a origem da mercadoria, o CSOSN = 101 (Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito), gerando crédito para o destinatário, CST do PIS/COFINS = 49 (Outras Operações de Saídas).
O Código da Situação Tributária (CST) é o valor que identifica a origem da mercadoria e a forma de tributação que deverá incidir sobre a mesma. Na Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 ou na Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e), modelo 65, o CST é composto pelo identificador da origem mais 2 números.
O CFOP 5101 indica uma mercadoria de venda e fabricação próprias. Já o CFOP 5102 indica a venda de produtos adquiridos ou recebidos de terceiros. Com essas informações, você já consegue usar o código sem erros. E pode evitá-los de uma vez com um emissor que automatiza toda a sua operação de emissão de notas.
Como saber se o CFOP é 5102 ou 5405? A CFOP 5405 identifica mercadorias de saída por terceiros que não tem industrialização no mesmo estado, bem como a 5102. Contudo, a 5405 tem substituição de tributação. A empresa deve usar o 5405 quando já houve tributação, quando o ICMS já foi pago em antecipação.
Enquanto o CFOP 5102 envolve a tributação na venda de mercadorias, o CFOP 5405 é utilizado quando o imposto já foi pago antecipadamente pelo fornecedor. O código CFOP 5102 é utilizado quando uma empresa vende mercadorias que ela mesma produziu ou que comprou de terceiros, dentro do mesmo estado.
Ambas CFOP 5101 e CFOP 5102 representam operações de venda de seu município para o estado. Porém a diferença é que a 5101 indica venda de produção do estabelecimento e a 5102 indica uma venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros.
O CFOP 5102 é um dos códigos mais usados no universo fiscal. Ele trata da venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para a industrialização ou comercialização e é quase tão importante quanto o CFOP 5101, que é direcionado à venda de produtos fabricados pela própria empresa.
CFOP 5949 tributa PIS e Cofins? Não, o CFOP 5949 não tributa PIS e COFINS, nem nenhum outro imposto federal como ICMS e IPI. Afinal, o código é usado para operações isentas de tributos. Portanto, ao utilizá-lo na nota fiscal, não é necessário preencher os campos relativos aos impostos.
Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem utilizadas em processo de industrialização ou produção rural, cujas entradas tenham sido classificadas como 1.101 – Compra para industrialização ou produção rural.
CFOP 5102 Tem IPI? Não, o CFOP 5102 não envolve a incidência do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O CFOP 5102 é utilizado para indicar a venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, sem terem passado por processo industrial significativo na empresa que está realizando a venda.
CFOP 1556 é um código de operação fiscal que aponta a compra de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do negócio. Registra entradas de mercadorias que não serão revendidas, mas utilizadas na produção de bens ou serviços, ou para funcionamento do estabelecimento.
Para saber o CFOP da nota fiscal, o código, geralmente, está próximo aos dados de valores e impostos, na seção de detalhamento dos produtos e serviços.