Ao contrário do almofariz – pedra ou porcelana e usado para moer ingredientes de medicamentos em farmácias de manipulação –, o pilão original é de madeira. Já os pilões da África são grandes e podem ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo, com o intuito de moer grãos.
Almofariz (também chamado gral, moedor ou morteiro) é um utensílio que serve para moer ou esmagar pequenas quantidades de produtos, por vezes misturando vários ingredientes.
Junto com o almofariz, é usado um pilão, uma ferramenta em forma de clava usada para esmagar e moer as substâncias dentro do almofariz. A combinação do almofariz e do pilão permite a trituração fina e a mistura homogênea de sólidos, o que é essencial para muitos procedimentos experimentais e preparações farmacêuticas.
O pilão de madeira é ideal para macerar alimentos como ervas aromáticas, vegetais, frutas, legumes e grãos. O ato de socar ou moer os alimentos no pilão feito de madeira permite a liberação do aroma e sabor dos ingredientes garantindo que suas propriedades se espalhem pela comida com mais facilidade.
vocês sabem qual é a diferença entre o Pilão e almofariz?
Qual a função do pilão?
A principal função do pilão de pedra é a de recipiente para macerar ou socar alimentos. Grãos, ervas, frutas e temperos são alguns dos exemplos de alimentos comumente preparados no pilão.
Se você tem um pilão em casa, tem grandes chances de deixar a comida mais saborosa, bem temperadinha. Ele serve para macerar ervas e especiarias, criar temperos, para fazer pastinhas (e não só de alho) e até fazer molhos, como o pesto. Tradicionalmente, ele é todo feito num pilão de pedra.
Almofariz com pistilo: equipamento usado para maceração de substâncias sólidas. Parece até um “espremedor de alho”, o pistilo tritura a mistura até transformá-la em uma pasta homogênea. Balão volumétrico: recipiente para conter líquidos e soluções, usado também em reações com desprendimento de gases.
Para que serve o cadinho? O cadinho de porcelana é um material de laboratório usado principalmente para aquecer, derreter, queimar e queimar substâncias. É um pequeno recipiente que possui uma cavidade responsável pela fusão e calcinação.
Qual é a função de um frasco Erlenmeyer? Muitos se perguntam para que serve um frasco Erlenmeyer. Este recipiente serve para misturar o conteúdo do frasco por agitação, sem risco de derramamento, tornando-o adequado para titulações, colocando-o sob a bureta e adicionando solvente ao indicador no frasco Erlenmeyer.
O gral com pistilo é um equipamento utilizado para esmagar e moer substâncias sólidas, como pós, comprimidos e raízes. Ele é amplamente utilizado em farmácias e laboratórios para a preparação de amostras para análise.
A função de um copo becker graduado é de ser um recipiente para químicos líquidos, que pode auxiliar os trabalhadores de laboratórios a misturar esses elementos. Ele conta com medições que auxiliam a ver a quantidade correta de um produto que deve ser colocada em um recipiente.
O kitassato é utilizado no laboratório para efectuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato serve para fazer a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha.
E esta parece ser a palavra que resume o sofrimento dos filhos de Deus: cadinho. Um cadinho é um utensílio usado há séculos por químicos e ourives para fundir e refinar metais com o calor do fogo. O termo “cadinho” passou a se referir, então, figuradamente a provas, angústias.
Cadinho ou crisol é um recipiente em forma de pote, normalmente com características refratárias, resistente a temperaturas elevadas, no qual são fundidos materiais a altas temperaturas. Os ourives e os alquimistas o usam há séculos para purificar o ouro, de modo que o objeto tem também significado metafórico.
Béquer: utilizado para dissolver uma substância em outra, preparar soluções em geral, aquecer líquidos, dissolver substâncias sólidas e realizar reações. Erlenmeyer: devido ao seu gargalo estreito, é utilizado para dissolver substâncias, agitar soluções e aquecer líquidos sobre a tela de amianto.
As placas de Petri são usadas para um amplo range de aplicações em microbiologia, incluindo o cultivo bacteriano, o teste de antibióticos e a detecção de micróbios em alimentos. Elas também são úteis na preparação de meios de cultura bacteriana, que são soluções nutritivas utilizadas para cultivar bactérias in vitro.
A pisseta é um tipo de garrafa que possui a tampa com um bico, utilizada para enxaguar várias peças de vidro de laboratório, como tubos de ensaio, copos beckers, erlenmeyers entre vários outros. As pissetas são selados com uma tampa de rosca evitando assim o escoamento indesejado de líquidos.
Mas nesse caso, melhor escolher um de aço inox, que não pega gosto nem cheiro. Já o pilão de pedra (mármore, granito ou pedra-sabão) tem outra qualidade – além da beleza. Por causa do atrito, é mais rápido. Mas tem que ser de uso exclusivo de um tipo de alimento, já que fica impregnado com o gosto.
Preparar temperos, especiarias e pastas. Também servia para medicina tradicional para moer ervas medicinais e outras substâncias para preparar remédios ou extratos.
Para a confecção do pilão utiliza-se troncos de madeiras duras – como ipê, a maçaranduba, a peroba, a canela preta, o guatambu e o limoeiro – que antes eram escavados com fogo, e, sua haste (denominada mão de pilão), era feita com um pedaço aparelhado dessas madeiras.