Da mesma família do mangostão e do bacupari, confundido e comparado à siriguela, é o ACHACHAIRU. Também conhecido como fruta-da-bolívia, ele é originário, como o nome indica, do referido país e encontrado em territórios amazônicos vizinhos, como o Peru.
Pertence ao mesmo gênero (Garcinia) do mangostão, mangostão-amarelo ou falso-mangostão. A família Clusiaceae, à qual a planta faz parte, inclui outras espécies como, por exemplo o guanandi. Outros nomes populares: bacoparé, bacopari, bacuri-miúdo, mangostão-amarelo, cupari, abiu-do-mato.
Veja a diferença entre o achachairu boliviano e o bacuparí.
Quais os benefícios da fruta bacupari?
O bacupari é uma fruta que mantém a saúde do intestino por conter xantonas e flavonoides, compostos bioativos que têm uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória, diminuindo as bactérias ruins e estimulando o crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal.
Desta forma, o consumo do achachairu pode contribuir com nutrientes necessários à dieta humana e, sua casca e semente, podem ser uma alternativa para obtenção de antioxidante natural.
O nome vulgar bacupari, advém de bacuri e pari (BRAGA, 1960). Bacuri, vem de ba (cair), curi (logo) – o “que cai logo que amadurece”; pari (cerca) = bacuri de cerca. Forma biológica e foliação: Garcinia gardneriana é uma espécie arbustiva a arbórea, de padrão foliar sempre-verde ou perenifólio.
O que é o Achachairu? O achachairu é uma fruta de sabor doce e levemente ácida, de aroma leve, que tem um comprimento médio de 4,8 centímetros e largura média de 3,8 centímetros.
Nomes Populares: Achachairu, chachairu, tatairu. Tipo de cultivo: Prefere climas tropicais e subtropicais. Descrição geral: Originária da Bolívia, o achachairuzeiro (fruteira do achachairu) podem atingir de 10 à 20m de altura.
Ajuda na digestão: Contém fibras que ajudam a manter o trato intestinal saudável e a promover uma digestão regular. Melhora o sistema imunológico: Excelente fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a proteger contra doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e diabetes.
Foi introduzido no Brasil em 1935 e atualmente é cultivado principalmente nos estados do Pará e Bahia, numa área estimada de 350 ha com uma produção de 300 t.
🍈 Esta fruta exótica é rica em vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde, além de ser deliciosa e refrescante! Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e ainda proporciona uma pele saudável e radiante.
O achachairu é rico em antioxidantes e minerais como cálcio, fósforo e potássio. Ele também oferece vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, além de contribuir para a saúde da pele e dos ossos.
O Bacuri é fruto do bacurizeiro (Platonia insignis Mart.), uma planta arbórea, tipicamente tropical, originária da Amazônia, comumente encontrada no Norte do Brasil, sobretudo na região do Pará. É conhecido por sua casca dura, textura suave e sabor ácido-doce.
O arilo, que é a parte carnuda que cobre a semente, também pode ser ingerido, pois contém uma quantidade de nutrientes. Por se tratar de uma fruta com polpa, é muito utilizada na fabricação de sucos e em coquetéis, assim como também na produção de compotas, doces e geleias.
Estamos falando do Achachairu, uma fruta alaranjada, de origem boliviana que está sendo cultivada por uma família do município. As mudas vieram da Bolívia e demoraram um tempinho para dar os primeiros frutos. Por ser natural da região amazônica, o achachairu se adaptou muito bem ao clima quente e úmido de Itarana.