Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?
A teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja, uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento. Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico-social do desenvolvimento.O que a teoria de Piaget defende?
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.O que é a teoria do Desenvolvimento moral de Kohlberg?
A teoria do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg representa um marco significativo no estudo da moralidade e do raciocínio moral. Essencialmente cognitiva, esta teoria, que evoluiu a partir dos trabalhos de Jean Piaget sobre o julgamento moral em crianças (1932), foi desenvolvida por Kohlberg em 1958.Qual a teoria de Lawrence Kohlberg?
Kohlberg ressalta que os fatores culturais e ambientais ou capacidade mental inata podem alterar a velocidade do desenvolvimento moral nos indivíduos. No entanto, todos os indivíduos passarão pela mesma ordem de estágios, independente do meio em que estão inseridos, embora nem todos atinjam o estado mais elevado.Resumo da Teoria de Piaget
O que Jean Piaget e Lawrence Kohlberg articulam em sua teoria do desenvolvimento sobre a moralidade nas crianças?
Piaget e Kohlberg foram os primeiros psicólogos a se interessar pelo desenvolvimento da moralidade na criança e no homem adulto. da moralidade: a autonomia e a heteronomia. As crianças menores estão no estágio de heteronomia, isto é, as regras são leis externas, sagradas, imutáveis, por que são impostas pelos adultos.É correto afirmar que as teorias de Piaget e Kohlberg são denominadas teorias racionalistas?
Verdadeiro, as teorias de Piaget e Kohlberg são frequentemente consideradas teorias racionalistas, pois enfatizam o raciocínio e a lógica no desenvolvimento moral.O que é a teoria do apego de Bowlby?
Em 1969/1990, Bowlby assinalou que apego-cuidado é um tipo de vínculo social baseado no relacionamento complementar entre pais e filhos. O apego tem sua própria motivação interna, distinta da alimentação e do sexo, como postulado pela teoria freudiana, e de igual importância para a sobrevivência (Bowlby, 1988/1989).Quais são os estágios morais de Kohlberg?
Os estágios de raciocínio moral, propostos por Kohlberg, são de raciocínio de justiça e não de emoções ou ações. Kohlberg (1992) destaca que sua definição de moralidade e desenvolvimento moral deriva das definições de Hare (1982), para quem o centro da moralidade é a justiça ou os princípios de justiça.Quais são os estágios de desenvolvimento moral de Piaget?
A seguir, serão descritos os três estágios, nomeada- mente: anomia, heteronomia e autonomia moral.Qual foi a principal Teoria de Piaget?
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.O que Paulo Freire defende?
“Paulo Freire defende o respeito aos indivíduos, a responsabilidade com o outro ser humano e com a natureza, e o estímulo ao pensamento crítico. Isso confronta o período em que vivemos, permeado por um discurso de ódio e de estímulo à violência. De apoio à militarização e à destruição ambiental.O que diz a teoria de Wallon?
Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.Quais são as principais semelhanças entre Piaget, Vygotsky e Wallon?
Entende-se, assim, que Piaget, Vygotski e Wallon partilham a ideia de que o sujeito, para conhecer, construir cultura e se constituir em uma pessoa, precisa interagir com o objeto e, nessa interação, ambos sujeito e objeto acabam por se constituir mutuamente.O que é a teoria construtivista?
A teoria construtivista reza que sujeito e objeto não têm “experiência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem” A revisão da literatura nos mostra importantes reflexões sobre a teoria construtivista de autoria do francês Jean Piaget.Como Piaget define o pensamento?
Acerca do próprio conceito de pensamento, Piaget o define por inclusão no de inteligência. O pensamento será, assim, uma forma de inteligência, precisamente aquela que intervém por procedimen- tos operacionais, interiorizados e simbólicos na solução de proble- mas.Quais são os 3 níveis de desenvolvimento para Kohlberg?
Estabeleceu três níveis de desenvolvimento moral: ✓moral pré-convencional, ✓moral convencional ✓moral pós-convencional.Quais são os quatro primeiros estágios de Erikson?
As etapas que compõem sua teoria são as seguintes:
- Estágio 1: Confiança vs. ...
- Estágio 2: Autonomia vs. ...
- Estágio 3: Iniciativa vs. ...
- Estágio 4: Diligência vs. ...
- Estágio 5: Identidade vs. ...
- Estágio 6: Intimidade vs. ...
- Estágio 7: Generatividade vs. ...
- Estágio 8: Integridade vs.
O que é o nível pré-convencional na teoria de Kohlberg?
Nível pré-convencionalNesse nível, o juízo da moralidade da ação é feito com base em suas consequências diretas. O nível pré-convencional consiste apenas do primeiro e segundo estágios de desenvolvimento moral, e está preocupado apenas com o próprio ser de uma maneira egocêntrica.