Quando usar o código 1473?
Código 1473 - Contribuinte Facultativo Mensal Esse código também serve para estudantes, donas de casa e desempregados. A diferença é que essa contribuição deve ser de 11% do salário mínimo, que atualmente com o salário mínimo em R$ 998,00 ficaria R$ 109,78 por mês.Qual a vantagem do código 1163 do INSS?
O código 1163 do INSS desempenha um papel crucial na gestão das contribuições previdenciárias, especialmente para autônomos e contribuintes facultativos. Ao optar por essa modalidade, os trabalhadores garantem acesso a uma série de benefícios essenciais, como auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria por idade.Quem paga o código 1163 tem direito a décimo terceiro?
O prestador de serviço Autônomo não está coberto pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e, dessa forma, não possui direito ao Décimo terceiro salário, previsto no artigo 3o da CLT.Quais os benefícios do código 1473 do INSS?
Ao utilizar o código 1473 do INSS, o contribuinte facultativo tem direito a benefícios como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. Contudo, ele não terá direito à aposentadoria por tempo de contribuição, que só é acessível para aqueles que pagam a alíquota de 20%.Como PAGAR o INSS pela INTERNET ou PREENCHER a GPS pelo carnê laranja - CONTRIBUINTE AUTÔNOMO / 2025
O código 1473 do INSS dá direito a auxílio-doença?
Embora o Código 1473 ofereça uma alíquota reduzida de 11%, ele ainda garante uma série de benefícios previdenciários importantes. Os segurados que utilizam este código têm direito à aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-acidente e pensão por morte, entre outros.Qual o melhor código para pagar INSS autônomo?
Qual é o melhor código para pagar o INSS? Depende da necessidade do trabalhador. O código 1007 é ideal para quem deseja acesso completo aos benefícios previdenciários, enquanto o código 1163 é uma opção mais econômica para quem visa apenas a aposentadoria por idade.Qual o melhor código do INSS para se aposentar?
Para aquelas que desejam ter acesso a uma gama maior de benefícios, incluindo aposentadoria por tempo de contribuição, podem optar:
- Pelo plano normal, com alíquota de 20%, utilizando o código 1406 para pagamento mensal, ou;
- Pelo plano simplificado, com alíquota de 11%, utilizando o código 1473 para pagamento mensal.
Qual a diferença entre contribuinte individual e facultativo?
Enquanto o contribuinte individual é obrigado a recolher ao INSS por exercer uma atividade remunerada, o facultativo tem a opção de contribuir voluntariamente, garantindo proteção previdenciária mesmo sem uma fonte de renda.O que significa o código GPS 1473?
Código GPS 1473 = Facultativo, para aposentadoria por idade, com recolhimento Mensal (NIT/PIS/PASEP);Qual é o código para o plano facultativo de 20%?
Assim, a opção por um desses códigos depende do plano pelo qual você pode ou deve contribuir: O código 1406 é para o plano normal, com alíquota de 20%; O código 1473 é para o plano simplificado, com alíquota de 11%; e. O código 1929 é para o Facultativo Baixa Renda, com alíquota de 5%.Qual a melhor forma para um autônomo pagar o INSS?
O plano comum é o mais utilizado pelos autônomos. Isso porque é possível conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição e, ainda, o valor do benefício pode ser maior. Como assim? Quando você paga o plano simplificado, o valor da contribuição é apenas sobre 1 salário-mínimo.Qual o valor a ser pago pelo código 1473?
Plano simplificado (11%)Esta regra é bem parecida com o plano simplificado dos contribuintes individuais. Portanto, basta optar pelo plano simplificado no momento de gerar a sua GPS ou preencher o carnê do INSS, usando o código 1473. Neste caso, o valor da sua contribuição é de 11% do salário mínimo.