Se você amamentar seu recém-nascido, as evacuações iniciais dele serão marrom-esverdeadas ou marrom-amareladas. Depois de cerca de cinco dias, os cocôs ficarão amarronzados ou amarelados e com uma consistência granulada. Isso é completamente normal e é sinal de um bebê saudável.
É comum uma variação na coloração das fezes. As tonalidades que vão do amarelo ao esverdeado são consideradas normais. No entanto, além de o vermelho-sangue ser um indicativo de problemas de saúde, o preto como borra de café pode sinalizar um sangramento na parte superior do trato digestivo, como o estômago.
Quais são os sinais de que o cocô do bebê não é normal?
As fezes do bebê podem ter consistência semi líquida ou líquida nos dois primeiros meses, principalmente se a alimentação for apenas leite materno. Fezes muito firmes, secas ou duras podem ser sinal de constipação, enquanto fezes muito líquidas, como água, podem indicar diarréia.
Quais são os sintomas de um bebê com bactéria no intestino?
Os sintomas da infecção intestinal incluem choro por dor abdominal, náuseas e vômitos, diarreia e febre. Nos casos mais graves, pode ocorrer sangue ou muco nas fezes e desidratação, com menos urina, pele e boca secas, choro sem lágrimas e olhos fundos.
A cor amarela, geralmente com uma textura cremosa ou granulada, indica que o sistema digestivo do bebê está funcionando bem. Se você notar cocos amarelos com cheiro mais forte ou mudanças na consistência, é importante observar outros sinais para avaliar possíveis alterações.
As fezes costumam ser mais líquidas e abundantes”, esclarece a especialista. Ela complementa: “Se o bebê já tem mais de seis meses, está evacuando mais de três vezes ao dia e as fezes estão muito aquosas ou semissólidas, isso pode ser considerado diarreia".
Os recém-nascidos normalmente evacuam quatro vezes por dia ou mais. Durante o primeiro ano, os bebês evacuam duas a quatro vezes por dia. Bebês amamentados normalmente evacuam mais do que bebês alimentados com fórmulas lácteas e podem evacuar após cada amamentação.
Se as fezes do bebê estiverem verdes e um pouco espumosas, é possível que ele esteja recebendo lactose demais. Isso acontece quando a criança mama com frequência no seio, mas não chega a tomar o leite posterior, mais rico em calorias. Se nada mudar em 24 horas, é melhor conversar com o pediatra.
As fezes verdes podem ser preocupantes dependendo da sua causa. Especialmente se estiverem associadas a sintomas, como náusea, vômitos, diarreia, febre, dor no abdome ou presença de sangue, podem indicar problemas de saúde em alguns casos.
Fezes duras e ressecadas é o sinal mais comum de constipação intestinal. Por isso, o bebê pode ter dificuldade em evacuar, precisando se esforçar muito para se sentir aliviado. É nesse momento que ele pode, por exemplo, chorar e ficar irritado.
Uma das principais causas para apresentar fezes de cor esverdeada é ter um trânsito intestinal acelerado, o que pode ocorrer por conta de condições crônicas. Quando esse processo acaba se desenrolando mais rapidamente do que o normal, a digestão não acontece da maneira adequada, alterando a cor do cocô.
A coloração verde nas fezes devido à alimentação pode surgir tanto em adultos quanto em crianças. O que fazer: a melhor forma de fazer com que as fezes voltem a sua coloração normal é diminuir o consumo desses alimentos pelo menos por um tempo.
Um dos sintomas mais comuns de problemas de barriga é a diarreia – fezes aquosas que são diferentes na aparência e frequência do que aquelas que seu bebê fazia antes. (Esse é um detalhe importante, uma vez que muitas crianças pequenas, especialmente os bebês amamentados, normalmente têm fezes finas ou aquosas.
Quais são os sintomas de um intestino inflamado em um bebê?
A infecção intestinal no bebê é uma situação bastante frequente e acontece quando o organismo reage contra a entrada de vírus, bactérias ou parasitas no trato gastrointestinal, podendo causar sintomas como diarreia, vômitos, enjoo e febre na criança, que surgem poucos dias após o contato do bebê com o agente infeccioso ...
Quais são os sintomas de virose intestinal infantil?
As viroses gastrointestinais deixam crianças acamadas, sem apetite, com vômito e diarreia, o que as impedem de ir às escolas. Altamente contagiosas, atacam também adultos que passam dias com os mesmos sintomas e se perguntam o que fazer para dar fim ao mal-estar no trato digestivo.