O curso de Odontologia também é um caso à parte: embora também possa ser usada a cor vermelha, muitas faculdades usam a cor bordô para simbolizá-lo. Cada uma dessas cores está relacionada à cor da pedra do curso.
O emblema da Odontologia faz referência ao caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio, era o deus da Medicina e da cura. Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e segundo sua lenda, foi criado por um centauro que vivia no campo.
A cor é uma derivação escura do vermelho, não sendo tão conhecida como as cores de outros cursos, mas tão bonita quanto. Ela simboliza sofisticação, riqueza, satisfação e naturalidade. Contudo, o real motivo da cor da faixa de formatura ser o bordô é devido a sua joia contida no anel dos formandos.
Cores em Odontologia - Conceitos iniciais (Dimensões)
Qual a cor da pedra do anel de Odontologia?
A cor da pedra do anel de formatura de odontologia é vermelha, dentre os seus significados estão o sucesso, desenvolvimento pessoal, proteção, fortalecer a saúde e aumentar a energia vital.
Na escala Vita, referência na odontologia (explicaremos mais adiante), é representada pelas letras A, B, C e D, confira o significado: A = vermelho-amarronzado. B = amarelo-alaranjado.
Qual a diferença do símbolo da Medicina e da Odontologia?
A grande diferença entre o símbolo da Odonto e o da Medicina está na área circunscrita ao redor e nas cores. Enquanto o brasão de Odontologia possui uma área delimitada ao redor, exatamente para mostrar que se trata de uma especialidade da saúde, o de Medicina não tem.
Tradição e identidade: O uso do jaleco branco é uma tradição consolidada na medicina e odontologia. Ele ajuda a identificar os profissionais de saúde e a estabelecer uma conexão imediata de confiança com os pacientes.
Eu juro, no exercício de minha profissão de CIRURGIÃO DENTISTA, ser sempre fiel aos deveres da honestidade, da ciência e da caridade, jamais me servindo da mesma para favorecer o crime/ ou corromper os costumes/ ou desmerecer a Odontologia.
Qual é o símbolo da Odontologia? Assim como na Medicina, no símbolo da odontologia está o Caduceu de Esculápio, no entanto, para essa área da saúde é representado dentro de um círculo. O caduceu é um bastão ou cajado e Esculápio era o deus da Medicina e da cura na mitologia greco-romana.
A cor do cinto dos graduandos deverão seguir as áreas de conhecimento: azul (Ciências Exatas e da Terra, Ciências de Engenharia e Tecnologia.), vermelho (Ciências Humanas, Linguagem e Arte e Ciências Socialmente Aplicadas) e verde (Ciências da Saúde e Ciências Biológicas).
O salário médio de um Dentista no Brasil é de R$ 5.189,35. Os estados onde a profissão de Dentista têm os melhores salários são Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro.
A cor grená recebeu este nome devido à semelhança com a cor marrom-avermelhada das uvas grenache, utilizadas na produção de vinhos tintos. A cor, conhecida também como vinho, hoje remete a mais do que vinho. Pode ser a cor de um botão rosa-escuro, de uma saborosa ameixa e de um batom impactante.
O curso de Odontologia é o único representado pela granada, uma pedra de cor vermelha considerada como a ”pedra de sucesso, desenvolvimento pessoal e proteção”. A pedra também é conhecida por ”fortalecer a saúde” e ”aumenta a energia vital”.
Certamente o Jaleco Lord Azul Marinho é uma ótima opção para biomédicos, médicos, veterinários, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas.
Para os dentistas, o conforto e a facilidade de movimentação são cruciais. Cores como azul claro e verde são populares, pois transmitem calma e confiança aos pacientes.
Isso porque os cursos tinham grades distintas. Com o passar dos anos, essa dinâmica se manteve, pois entendeu-se que era importante os dentistas se dedicarem integralmente à boca desde o início, já que esse seria o foco do seu trabalho. E é por isso que odontologia não é medicina até os dias atuais.
Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.
O caduceu com uma serpente é o símbolo da profissão de Odontologia, oficializado pelo Conselho Federal de Odontologia através do artigo 275 da “Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia”.
O bastão representa a autoridade do profissional de saúde. A serpente representa a cicatrização ou o renascimento. Para diferenciar o símbolo da odontologia do símbolo da medicina, foi proposto o círculo ao redor do bastão de Esculápio. O círculo representa a medicina restrita à cavidade oral.
A pedra do anel de formatura de odontologia é a granada. Este fato pode causar estranheza para muitos, já que a esmeralda é consagrada como pedra símbolo da área da saúde, representando cursos como medicina, fisioterapia, enfermagem, entre outros.