Pintas comuns tendem a ter bordas mais suaves e uniformes. C é para cor. Várias cores são um sinal de alerta. Enquanto as manchas benignas são geralmente de um único tom de marrom, um melanoma pode ter diferentes tons de marrom, bege ou preto.
A lesão geralmente é uma placa irregularmente elevada, com áreas rígidas de cor marrom ou marrom-clara, que geralmente apresentam pontos ou pequenos nódulos avermelhados, esbranquiçados, negros e azuis ou pequenos nódulos negro-azulados, às vezes protuberantes.
Podem formar placas da pele de cor marrom, irregulares, planas ou salientes, com pontos de cores diferentes, ou caroços duros pretos ou cinzentos. Para diagnosticar um melanoma, os médicos fazem uma biópsia. Os melanomas são removidos.
O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, a “pinta” ou o “sinal”, em geral, mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento.
A principal manifestação inicial do câncer melanoma é o aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares, podendo ser acompanhada de coceira e descamação.
Pinta ou sinal que apresente crescimento, coceira, sangramento frequente ou mude de cor, tamanho, consistência ou espessura. Lesão rosada ou avermelhada de crescimento lento, mas constante.
As bordas do melanoma tendem a ser irregulares e podem ter bordas recortadas ou entalhadas. Pintas comuns tendem a ter bordas mais suaves e uniformes. C é para cor. Várias cores são um sinal de alerta.
Embora seja um câncer agressivo, o melanoma costuma demorar algum tempo até provocar estrago. "O período varia muito, mas ele costuma evoluir em dois ou três anos, ou seja, tempo suficiente para que as pessoas notem algo estranho e procurem um médico", afirma Duprat.
A etiologia da dor no melanoma pode estar associada a diversos fatores, como a presença de uma lesão, as reações inflamatórias locais no tumor e em outros tecidos e a compressão crônica de tecidos adjacentes.
Entre os principais sinais do melanoma maligno, podemos chamar a atenção para: lesão pigmentada — manchas na pele onde há aumento na coloração, tamanho e forma da lesão. Neste caso, com a presença de bordas irregulares; pinta escura — surge em uma região com pele aparentemente normal.
Outra característica que pode se manifestar nos melanomas é a coceira. O único sintoma que o melanoma pode dar é a coceira que chamamos de prurido. Se a pessoa diz – “Doutor, esta pinta está coçando” – o médico deve observar bem a lesão. O prurido indica que a pinta não é estável e que pode estar crescendo.
O melanoma bolhoso representa variante rara de melanoma, principalmente em pacientes sem doença cutânea bolhosa de base. Poucos casos foram descritos na literatura, inclusive casos de melanoma em pacientes com epidermólise bolhosa ou doença de Hailey‐Hailey.
Os melanomas amelanóticos podem se assemelhar a outros cânceres de pele, como basocelular ou carcinoma de células escamosas, ou pior, podem ser confundidos com manchas benignas, cicatrizes ou cistos.
As manchas escuras na pele na maioria das vezes são benignas e que você não precisa se preocupar. Mas também podem ser um tipo de câncer na pele, chamado Melanoma. Existe uma regra que ajuda na diferenciação, é a regra do ABCDE.
Elevação ou nódulo circunscrito e adquirido da pele que aumenta de tamanho e tem aparência perolada, translúcida, avermelhada ou escura. Mancha que coça, arde, descama ou sangra. Ferida que não cicatriza em 4 semanas. Sinal que muda de cor, textura, tamanho, espessura ou contornos.
Não se sabe ao certo o que causa o melanoma, mas há fatores de risco conhecidos associados à doença. Sol: a exposição prolongada ao sol, sem protetor solar (é recomendado, no mínimo, fator 30), envelhece a pele e aumenta enormemente o risco de câncer no futuro.
Apesar da gravidade, no entanto, a chance de cura é grande e chega a mais de 90% se o diagnóstico for precoce. O tumor aparece quando células produtoras de melanina (melanócitos), responsáveis pela pigmentação da pele, têm um crescimento anormal.
“O carcinoma basocelular é um tumor que praticamente não causa metástase, mas não deixa de ser importante, pois, se você não o trata, ele vai destruindo o tecido do nariz”, explica o Dr. João Pedreira Duprat Neto, cirurgião oncológico e líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C.Camargo Cancer Center.
Para analisar os sinais de um melanoma benigno, utiliza-se: A de Assimetria: Nevos benignos têm simetria, enquanto lesões malignas tendem a ser assimétricas. B de Bordas: Bordas definidas e regulares são típicas de nevos benignos; bordas irregulares podem indicar malignidade. C de Cor: A coloração deve ser uniforme.
Um dos sinais mais comuns do mieloma múltiplo é a dor nos ossos e nas juntas, especialmente nas costas, costelas e quadris. Essa dor ocorre devido ao acúmulo de células malignas na medula óssea (dentro dos ossos), que afeta a estrutura óssea, podendo resultar até em fraturas.
A, de Assimetria: um sinal benigno geralmente é simétrico. Se uma metade for diferente da outra, é um alerta. B, de Bordas: bordas irregulares ou mal definidas também podem ser sinais de alerta. C, de Cor: sinais com várias cores ou que mudam de cor ao longo do tempo precisam ser avaliados.
Procure sinais com formas irregulares, como duas metades de aparência muito diferente; B é para Borda irregular. Procure verrugas ou pintas com bordas irregulares, entalhadas ou recortadas; C é para mudanças de Cor.
Quais são os sinais de que uma pinta pode ser perigosa?
Quando as manchas e pintas apresentam mais de uma tonalidade como tons de bege, marrom, preto, azul, branco ou vermelho, pode indicar uma doença grave, como o câncer de pele. Uma das características principais da presença de um câncer de pele é a presença de pintas grandes, maiores que seis milímetros.