É o tipo de gasolina mais comercializado, e geralmente é incolor ou levemente amarelada. Tal especificação é definida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), pois os processos de refino e a composição química do combustível garantem a variação.
A cor da gasolina original varia de incolor à amarelada a depender da composição química e dos diversos processos de refino. Somente a gasolina podium é incolor.
Basta aspirar um pouco de gasolina com a seringa e injetar lentamente no copo d'água. Se a gasolina for pura, ela ficará na superfície da água, formando uma camada transparente e homogênea. Se a gasolina for adulterada, ela se misturará com a água ou formará bolhas ou manchas coloridas.
A gasolina premium, que tem qualidade superior à comum, também deve se apresentar entre incolor e amarelada. Ela tem a mesma quantidade de álcool anidro em sua composição, sendo seu índice de octanagem superior — 95 octanas contra 87 octanas da comum — a razão do seu melhor desempenho.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
Vale a Pena Usar Gasolina Podium no Motor? I Star Preparações
Qual a cor da gasolina adulterada?
Como identificar a gasolina adulterada
A gasolina comum é de cor clara, mas quando adulterada, pode ter uma cor mais escura, como marrom, preta ou verde. Além disso, a gasolina adulterada pode apresentar uma consistência diferente, um odor mais forte e ser mais espessa do que a gasolina comum.
A alta octanagem da Gasolina Petrobras Podium é obtida naturalmente a partir das mais nobres frações do petróleo processadas na refinaria, sem adição de substâncias químicas melhoradoras de octanagem.
Certifique-se de que ele seja transparente, sem impurezas e sem coloração. O correto é que a linha vermelha que marca a densidade do produto esteja abaixo ou, no máximo, no mesmo nível do combustível.
Já a gasolina Petrobras Podium é incolor, mas apresenta um tom levemente alaranjado, tendo em vista o corante laranja adicionado ao etanol anidro que está presente em todas as gasolinas automotivas brasileiras.
Produzimos e comercializamos a gasolina de aviação do tipo GAV-100 LL (low lead / baixo teor de chumbo), identificada pela coloração azul, seguindo o que é praticado no exterior.
Como é feito o teste para saber se a gasolina é adulterada?
Teste de proveta
No teste, em uma proveta de 100 ml devem ser adicionados 50 ml de gasolina e 50ml de uma solução de água e sal de cozinha. Depois de misturado, o etanol que estava na gasolina se junta à água e, após um repouso de 10 minutos, os líquidos se separam, com a gasolina ficando na parte superior da proveta.
Produto utilizado para identificar a presença de água no Tanque para Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis. Basta aplicar a pasta na parte inferior da Régua de Medição e introduzir a mesma no Tanque, caso exista água no interior do mesmo, a cor da pasta irá alterar-se.
Pela proposta, a gasolina comum será identificada pela cor laranja, a aditivada pela azul e a premium pela amarela. O etanol utilizará a cor branca para identificação.
%v/v: Percentual volumétrico, ou seja, a quantidade de litros do ingrediente presente em 100 litros do produto. Gasolina A ou Gasolina Podium A: é a denominação dada à gasolina sem etanol anidro. Gasolina C ou Gasolina Podium C: é a denominação dada à gasolina após a incorporação de etanol anidro.
O escurecimento justamente é um dos sinais de que o combustível sofreu esse tipo de alteração na composição química: se for utilizado, poderá formar depósitos no sistema de partida a frio e até causar entupimentos.
A gente te explica. Olha só: ✔️ Gasolina comum ➡️ de incolor a amarelada🟡: a coloração acontece por causa dos processos de refino e também da composição química do combustível; lembrando que a gasolina premium também deve ter a mesma coloração.
A gasolina aditivada pode ser uma aliada na limpeza dos bicos injetores, peças essenciais para o bom funcionamento do motor. Esses bicos são responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão, mas com o tempo, podem acumular sujeira que atrapalha seu desempenho.
Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem. Por fim, o consumidor tem que ficar atento quanto à qualidade da gasolina, e tem o direito de exigir o teste de qualidade, que determina a quantidade de álcool na gasolina.
Se você perceber um cheiro diferente no seu carro, muito forte ou desagradável, pode ser um sinal de adulteração. Se o veículo apresentar problemas de desempenho repentinos, como falhas no motor, dificuldade de partida ou perda de potência, isso pode ser resultado do uso de gasolina adulterada.
A gasolina comum FIT é a única aditivada de série e conta com 93 octanas. Maior desempenho do motor, com potencial para rodar mais quilômetros por litro de combustível, preservando os componentes do automóvel. Estas são as principais vantagens de abastecer um veículo com gasolina de alta octanagem.
Quais são os sintomas de um tanque de combustível sujo?
Instabilidade no desempenho do motor, com aumento do consumo de combustível, presença de ferrugem ou resíduos no tanque e dificuldade para dar partida no carro também são alguns sinais a serem observados e que podem indicar que está na hora de fazer a troca do filtro, destaca a representante da Bosch.
A gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum, por possuir aditivos que ajudam a manter o motor limpo e em melhor funcionamento, resultando em uma maior eficiência na queima do combustível.
Com os aditivos especiais do Diesel Petrobras Podium não é necessária aditivação extra. Sua fórmula com detergentes e anticorrosivos mantêm limpo e protegido todo o sistema de alimentação do veículo, como tanque de combustível, bomba injetora, bicos injetores, entre outros.