A prefeitura de Pacaraima justifica a ausência de um cemitério local com base na inviabilidade geológica do solo, rico em caulim, um minério que dificultaria a decomposição dos corpos.
Por não possuir cemitérios, o Nepal está cremando as vítimas do terremoto de magnitude 7,8 que deixou milhares de mortos, feridos e desabrigados no sábado (25). Isso ocorre devido à composição religiosa da população do país: mais de 80% dos nepaleses são hindu e outros 9% são budistas.
Em muitos lugares do mundo, as cidades possuem cemitérios para enterrar seus falecidos, mas existe um local onde a morte é oficialmente proibida. Em Longyearbyen, na Noruega, ninguém pode ser enterrado, e há uma razão científica por trás dessa regra peculiar.
Pela queda da porosidade no solo de Pacaraima, o material orgânico pode contaminar o meio geológico, o que seria um risco caso existisse um cemitério no local. 'Isso vai ajudar a trapear, assegurar qualquer líquido que advenha da decomposição dos cadáveres, que pode ser poluidor.
SALGUEIRO 2025 | Comissão de Frente e Casal - Desfile Oficial (4K)
Qual cidade brasileira não enterra os mortos?
É o que acontece com a população de Pacaraima, cidade brasileira na fronteira com a Venezuela, ao Norte de Roraima, que não tem cemitério e nem pode ter. Isso ocorre porque o solo de Pacaraima é carregado de caulim, um tipo de minério que retarda a desintegração de corpos, tornando-a muito lenta, quase eterna.
Porque essas partes do corpo são compostas de minerais, material que não faz parte do cardápio das bactérias que nos digerem no cemitério. Esses seres unicelulares alimentam-se de matéria orgânica – a que compõe nossos tecidos, formada basicamente por átomos de carbono.
Cremação de Membros “Para a cremação de membros será necessário apresentar documento de óbito parcial (referente ao membro) assinado por médico, com CRM (número no Conselho Regional de Medicina) e autorização judicial.”
No Brasil, leis estaduais e de vigilância sanitária não permitem o enterro em propriedade particular, justamente porque há riscos à integridade física de terceiros, o que fere o interesse coletivo.
A capital francesa é lar de diversos de alguns dos mais belos e grandiosos cemitérios do mundo. O mais famoso deles certamente é o Père Lachaise, localizado no 20º arrondissement de Paris.
O cemitério em Sydney, fundado em 1875, fica em um cenário espetacular, entre as praias de Coogee e Bronte, com vista para as águas azuis do mar da Tasmânia, no oceano Pacífico. No local, projetado para se assemelhar a um jardim, estão enterradas cerca de 50 mil pessoas.
Myles Munroe disse que 'o cemitério é o lugar mais rico do mundo, porque lá estão os sonhos não realizados, os livros nunca escritos, as canções jamais cantadas'.
Como as pessoas eram sepultadas no Brasil quando não havia cemitério?
Até o século XIV era comum na Europa que as pessoas fossem sepultadas em igrejas e no Brasil esse também foi um hábito comum até a década de 20, quando os primeiros cemitérios foram construídos. Antes dos cemitérios, os cidadãos eram sepultados nas igrejas e os escravos e indigentes eram enterrados em covas.
Por que alguns corpos demoram mais para se decompor?
Isso porque as condições sob as quais ele é submetido interferem. Umidade, temperatura do ambiente e a presença de animais são alguns dos fatores que podem influenciar diretamente. A depender deles, pode-se ter um processo mais lento ou rápido.
Pacaraima foi emancipada por Lei Estadual nº 96, de 17 de outubro de 1995, sendo o município formado por desmembramento de Boa Vista, capital do estado.
O processo de cremação moderno é composto pela incineração de um cadáver utilizando uma coluna de chamas, a uma temperatura de aproximadamente 1.000 graus Celsius, em um forno alimentado por gás natural ou óleo. Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação.
De acordo com a legislação brasileira, a dispersão de cinzas no mar é permitida, desde que respeitadas algumas regras e procedimentos: Autorização da família: Assim como na cremação, a dispersão de cinzas no mar deve contar com a autorização expressa do cônjuge ou parente mais próximo do falecido.
A Bíblia não traz nenhum trecho diretamente ligado à proibição da cremação. Inclusive, por isso, a Igreja Cristã, que inclui a Católica e a Evangélica Protestante, não tem uma posição fixa sobre o tema.
O primeiro sinal de putrefação externo num corpo é uma mancha geralmente esverdeada que aparece entre 12-24 horas no abdômen, e o primeiro sinal de putrefação interno é uma coloração esverdeada no interior do fígado.
O corpo de Santa Teresa de Jesus, ou Santa Teresa de Ávila, gerou surpresa pelo bom estado de conservação. A santa era uma freira carmelita e, conforme a diocese, o cadáver dela “permaneceu incorrupto desde 1582”. Para a religião, trata-se de um corpo humano que não se decompõe após a morte.
O caulim impede a desintegração do material orgânico, resultando em um processo de decomposição extremamente lento, embora não resulte em mumificação. O solo da região é quase exclusivamente composto por caulim, o que impossibilita a criação de cemitérios tradicionais na área urbana de Pacaraima.
O nome do Estado de Roraima origina-se das palavras roro, rora, que significa verde, e ímã, que quer dizer serra, monte, no idioma indígena ianomâmi, formando serra verde, que reflete o tipo de paisagem natural encontrada na região.
Venezuela. É a "pequena Veneza". Os exploradores Alonso de Ojedo e Américo Vespucio deram esta definição ao observar que as casas dos nativos na costa de Maracaibo estavam construídas sobre pilares de madeira.
Pará: apresenta cerca de 1.245.870,70 km² e uma população total de 8.120.131 habitantes (IBGE, 2022). Quem nasce nesse estado é paraense. Possui 144 municípios. Roraima: possui 223.644,53 km² e uma população total de 636.707 habitantes (IBGE, 2022).