Qual a carga horária máxima de trabalho permitida por lei?
Art. 58 - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
Por essa razão, a legislação trabalhista estabelece limites claros para a duração do trabalho, visando proteger a integridade física e mental do empregado. Portanto, trabalhar 12 horas diárias só é permitido em situações específicas e mediante acordos que assegurem a compensação devida ao trabalhador.
Como dissemos anteriormente, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho , a jornada de trabalho semanal do colaborador não poderá ultrapassar 44 horas semanais. Entretanto, ele poderá realizar até 10 horas extras ocupacionais por semana, totalizando 56 horas.
A carga horária é limitada a oito horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais. Essas determinações estão no Art. 58 da CLT e no Art. 7° da Constituição Federal.
A legislação estabelece um limite de 44 horas semanais, de segunda a sábado, com jornada de 8 horas diárias, para a maioria das atividades, sendo essa a jornada padrão de trabalho vigente no Brasil.
NOVA JORNADA DE TRABALHO AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS: O QUE VAI MUDAR EM 2025?
É ilegal trabalhar mais de 8 horas por dia?
E se eu trabalhar mais de 8 horas? Caso você ultrapasse a jornada legal, a empresa deve pagar um adicional de, no mínimo, 50% sobre o valor da sua hora normal. No entanto, é fundamental que esse tempo excedente seja controlado e devidamente registrado.
Como dividir as 44 horas de trabalho semanal em 5 dias?
É simples! Primeiro, multiplicamos a quantidade de horas trabalhadas pelo número de dias em que o colaborador irá prestar serviço. Assim, temos: 44 horas semanais x 5 dias da semana = 220 horas mensais (Lembrando da opção das 4 horas trabalhadas aos sábados ou da compensação de 48 minutos diários).
Quem trabalha 9 horas por dia tem que trabalhar no sábado?
Portanto, a pergunta a ser feita não é se quem trabalha 9 horas tem direito a intervalo, mas se o funcionário completa 44 horas semanais de trabalho - com 48 minutos extras de segunda a sexta ou com meio turno no sábado - e se os intervalos previstos por lei são respeitados, além das horas extras.
A escala 5×2 é um modelo de jornada laboral bastante comum no Brasil. Nela, os trabalhadores trabalham por 5 dias consecutivos na semana, tendo também dois dias de folga consecutivos. Essa configuração é utilizada em diversos setores, especialmente aqueles com funcionamento entre segunda e sexta-feira.
Funcionário pode trabalhar 10 horas por dia, desde que seja dentro de um acordo de banco de horas ou de horas extras. O limite máximo de trabalho diário é de 8 horas, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso XIII, inclui, entre os direitos dos trabalhadores, a “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.
Logo, o atual precedente reforça que a compatibilidade de funções como único pressuposto para o acúmulo de cargo, não havendo vedação de limite de horas semanais expresso, já que a lei ( Constituição Federal) não estabelece tal limitação temporal, seja de 60, 80 ou 100 horas semanais.
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a carga horária máxima permitida para os trabalhadores formais é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. A carga diária pode ser estendida em até, no máximo, 2 horas. Essas horas a mais, são chamadas de horas extraordinárias, ou, horas extras.
Esse tipo de escala é permitido pela legislação, desde que esteja previsto em acordo ou convenção coletiva de trabalho. Fora dessa situação, a prática de jornadas de 12 horas diárias de forma contínua é ilegal e pode ser considerada como exploração do trabalhador.
Quem trabalha 8 horas tem direito a intervalo de 15 minutos?
Dessa forma, quem trabalha 8 horas tem direito ao intervalo de no mínimo 1 hora, por outro lado, o trabalho de 6 horas dá o direito a 15 minutos de intervalo e, por fim, o expediente de até 4 horas não exige intervalo.
Quantas horas por lei o trabalhador deve trabalhar?
A carga horária de trabalho é limitada a 8 horas por dia, 44 horas por semana e 220 horas por mês, conforme estabelecido no Art. 58 da CLT e no Art. 7° da Constituição Federal.
A escala 5×2 é uma escala de trabalho com respaldo legal porque se enquadra em todas as normas que regulam o tema. Pela Constituição, podemos trabalhar até oito horas diárias e 44 horas semanais. Mas compensação de horários e redução de jornada também são permitidos, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
A nova lei trabalhista de 2025 trazem mudanças importantes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), impactando as relações entre empresas e funcionários. Dentre as principais alterações, destaca-se a flexibilização da jornada, novas regras para trabalho remoto e mudanças no trabalho aos domingos e feriados.
A escala 12x36 são mais horas de trabalho pois seria como se você trabalhasse 6h todo dia sem folga. A vantagem dessa escala é que vc ganha mais, vc vai receber hora extra e se trabalhar de noite recebe adicional noturno, eu trabalho nessa escala e recebo 4h de extra em todo dia trabalhado.
É permitido trabalhar 9 horas por dia? Sim. O que acontece: de acordo com a própria Constituição, o trabalhador em jornada integral deve atuar até 8 horas por dia e 44 horas semanais.
Quem trabalha 44 horas tem direito a folga no sábado?
Depende do regime de trabalho adotado. Se o contrato de trabalho determina que o funcionário deve cumprir 44 horas de trabalho semanais, ele deve cumprir a escala 6×1. Ou seja, o colaborador trabalha 6 dias por semana e folga 1, sendo que, no sábado, cumpre 4 horas diárias de trabalho.
Atualmente, a CLT apresenta o banco de horas da seguinte forma: Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
Essa jornada é bastante adotada pelas empresas brasileiras de determinados segmentos. Quando contratados por esse modelo de trabalho, os profissionais não podem ultrapassar essa jornada e, quando acontecer, as horas adicionais devem ser pagas ou compor banco de horas.
Quantas horas deve trabalhar por dia para não trabalhar no sábado?
Em vez de cumprir a jornada de oito horas de segunda a sexta-feira, o trabalhador estende sua jornada ao longo da semana para dar 44 horas semanais, sem precisar trabalhar aos sábados. Compensação depende de acordo individual, coletivo ou convenção de trabalho.
9x5 = 45 horas trabalhadas. O máximo que a CLT permite são 44 horas semanais. Assim deve-se fazer um ajuste na semana, a grande maioria das empresas que se utilizam do horário das 8 as 18, na sexta-feira faz-se das 8 as 17.